Proposta de redação
Texto 01.
(...)
Memória bagunçada
Se o “Efeito Google” não afeta nossa memória nem
inteligência, por que ainda recorremos à internet ao tentar lembrar coisas
simples? Segundo Alberto Dell'Isola, psicólogo e detentor de dois recordes
latino-americanos de memorização, o problema é que nossa atenção está cada vez
menos seletiva: tentamos fazer várias coisas ao mesmo tempo, sem nos
concentrarmos em uma tarefa principal. O cérebro, que deveria selecionar as
informações importantes e ignorar as irrelevantes, acaba “bagunçando” ambas.
“A geração Y [a geração da internet] está cada vez
mais superficial. Ela quer as coisas imediatamente, não participa mais de
processos em grupo e, pior, faz várias tarefas ao mesmo tempo. Mas nosso
cérebro não é preparado para ser multitarefa”, explica.
Dell'Isola é autor de livros com técnicas de
memorização, mas diz que não existe um segredo para memorizar. “Nossa memória
visual e espacial é melhor que a memória de trabalho, que lida com dados”,
comenta, acrescentando que guardar alguma informação (como por exemplo, a data
de aniversário daquele seu amigo) fica mais fácil se você combiná-la com uma
imagem e um local.
Mas o mais importante, antes de tentar gravar algo,
é despertar o seu interesse para essas questões, diz o especialista em
memorização. ''Homens em geral não lembram as datas porque não se preocupam com
isso, já as mulheres, sim. Primeiro, tem que ter interesse.”
(...)
Texto 02.
“Um estudo da
Universidade Columbia provou na prática, pela primeira vez, um conceito que tem
gerado polêmica nos últimos anos: o uso da internet pode reduzir a capacidade
de memorização das pessoas. Um grupo de 106 voluntários foi submetido a 4
baterias de testes de memória - sendo que, na metade dos casos, tinham um
computador para ajudar. Esses voluntários ficaram dependentes da máquina e se
saíram mal quando não tinham acesso a ela. Segundo os cientistas, isso acontece
porque as pessoas delegam ao Google a obrigação de se lembrar das coisas.”
Texto 03.
Texto 04.
Situação 2014/17/A - Dissertação (Enem)
A
partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo
na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Memória em
tempos de internet”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os
direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa,
argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no
espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à
tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas
será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não
atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de
intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos
da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas
copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Situação 2014/17/B
- Dissertação (USP, Unesp, etc.)
Faça uma dissertação argumentativa
sobre a seguinte tema:
O tempo da virtualização da memória.
Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da
norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
- Dê um título a sua redação.
Situação 2014/17/C
- Editorial (UFU)
Faça editorial a respeito da relação entre a
importância da memória e o crescimento uso da internet por cada vez mais
pessoas.
Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da
folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero
selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá
deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no
lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome,
pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você
selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as
relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.
7. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
Situação 2014/17/D – Outros gêneros textuais –
conto (Unicamp, UEL, etc.)
Escreva
um conto futurista que tenha a memória e a tecnologia como ideias principais da
história.
Instruções:
1. Seu texto deve ter título.
2. Seu texto deve ter no mínimo 15 e no máximo
30 linhas.
Situação 2014/17/E - Carta argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça uma carta argumentativa destinada ao Ministério da Educação com o intuito de discutir o uso de recursos tecnológicos na sala de aula, em trabalhos e provas nas escolas públicas como recursos favorecedores da memória.
Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.
7. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
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