Proposta de redação
Texto 01.
Texto 02.
Pesquisa revela dados
sobre propriedade intelectual
Liberdade econômica também
é retratada em estudo
O
Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e o Instituto Liberdade (IL)
apresentaram, nesta terça-feira, 17, o Índice de Direitos de Propriedade 2012
(IIDP) e o Índice de Liberdade Econômica 2012. O lançamento da pesquisa no
Brasil aconteceu durante o 25º Fórum da Liberdade. O IIDP mede os direitos de
propriedade material e intelectual de 130 países, que representam 97% do PIB
mundial.
O
índice revela as desigualdades econômicas entre os países que garantem os
direitos de propriedade e aqueles que não garantem. O estudo é divulgado por 69
organizações em 53 países e seis continentes e utiliza como medidas os escores
nos quesitos: Ambiente Político e Legal (PL), Direitos de Propriedade Material
(DPM) e Direitos de Propriedade Intelectual (DPI).
Na
lista, o Brasil aumentou o seu escore pelo quarto ano consecutivo, em 0,2
pontos e está em 60º lugar. A Finlândia figura em primeiro lugar, com um escore
de 8,6 de 10, e a Suécia segue perto em segundo lugar com um escore de 8,5. Na
região da América Latina, o Chile se classifica em primeiro lugar com um escore
geral de 6,7. A versão completa da pesquisa está disponível, em inglês, no site
www.propertyrightsalliance.org.
Também
lançado no Fórum da Liberdade, o Índice de Liberdade Econômica 2012 classifica
184 países em 10 categorias de desempenho, com ênfase na eficiência regulatória
e na criação de um ambiente empresarial pró-mercado. Publicação conjunta da
Heritage Foundation e do Wall Street Journal, o estudo incentiva a abertura e
livre competição, a transparência governamental e a igualdade de oportunidade.
No índice, o Brasil subiu 1,6 pontos, contabilizando 57,9 pontos, número que
posiciona a economia do país como a 99ª mais livre do mundo.
Texto 03.
“Na sociedade atual, as tecnologias
de informação e comunicação (TICs) intensificam as relações sociais entre produtor
e seus usuários de bens intelectuais, conecta pessoas aos processos e produtos informacionais,
possibilitando o desenvolvimento de um novo modo de produção e circulação cultural
por meio da colaboratividade, interação entre usuários da internet e da produção
autônoma de conteúdos. Castells(2002) aponta para o surgimento de novas formas históricas
de interação, controle e ação social, sendo necessário refletir sobre os canais
de circulação e apropriação pelos indivíduos, pois estes são potenciais elementos
ativos desses processos.” (Jean Carlos Ferreira dos Santos)
Texto 04.
Sociedade da informação ou
em rede “recorre predominantemente às tecnologias da informação e comunicação
para troca de informações, suportando a interação entre indivíduos e entre
estes e instituições.” (Nazareno)
Texto 05.
“A rede coloca os indivíduos
interconectados em um processo de interação, de intersubjetividade, de mediação
cultural, abrindo a possibilidade para a descentralização de processos decisórios.”
(Pierre Lévy)
Os
meios de produção e de trocas culturais foram amplamente democratizados com o
advento da internet, em especial, com o aumento da velocidade de conexão
possibilitada pela chamada Web 2.0 e com o rápido progresso das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TICs). Esse processo impôs uma lógica paralela à
tradicional para o consumo de conteúdo e cultura pela rede, em função da
criação de ambientes em que a troca de informação dá-se por meios muito
horizontais e “multipontuais”, em que cada internauta é consumidor potencial de
uma quantidade jamais vista de informação na rede e também produtor e mediador
de informação para uma audiência potencial igualmente inédita.
Para
muitos, essa liberdade possibilitada pelas TICs é uma meio de democratização de
informação e oportunidades, para outros um risco enorme para a continuidade da
indústria cultural, em especial a de jogos eletrônicos, a cinematográfica e a
fonográfica. Diante desse contexto, escolha uma das situações abaixo acerca
desse tema:
Situação
2014/14/A - Dissertação (Enem)
A
partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo
na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Acesso à
informação e progresso”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os
direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa,
argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções
Enem:
1. O
rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O
texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A
redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e
receberá nota zero.
4. A
redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo
receberá nota zero.
5. A
redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos
humanos receberá nota zero.
6. A
redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de
Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de
correção.
Situação 2014/14/B - Dissertação (USP, Unesp, etc.)
Diante de tantas possibilidades em aberto sobre o uso de
TICs para a produção, distribuição e compartilhamento de bens culturais, faça
uma dissertação sobre a troca livre de informações culturais e artísticas pela
internet.
Instruções:
1. Lembre-se de que a
situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
2. A redação deverá ter
entre 25 e 30 linhas.
- Dê um título a sua
redação.
Situação 2014/14/C - Editorial (UFU)
Faça
um editorial a ser publicado em uma revista ou jornal brasileiro de sua escolha
sobre a criação de punições severas para aqueles que insistem no
compartilhamento de arquivos - como músicas e filmes - pela internet sem
respeitar as leis de direito autoral internacionais. Lembre-se que seu
posicionamento deve ser coerente com o do veículo midiático escolhido por você.
Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua
opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas
do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse
título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende
abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir
assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma
escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua
redação.
6. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da
orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será
penalizada.
7. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
Situação 2014/14/D – Outros gêneros textuais -
Entrevista (Unicamp, UEL, etc.)
Escreva
uma entrevista em que o entrevistado seja um radical defensor da liberdade de
informação.
Instruções:
1. Seu texto deve ter título.
2. Seu texto deve ter no mínimo 15 e no máximo
20 linhas.
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