Proposta de redação
Texto 01.
O Prêmio
Construindo a Igualdade de Gênero foi instituído em 2005 pela
Secretaria de Política das Mulheres, no âmbito do Programa Mulher e
Ciência , com o apoio do CNPq/MCTI, Secretaria de Educação Continuada,
Alfabetização e Diversidade – SECAD/MEC, Secretaria de Educação Básica –
SEB/MEC e ONU Mulheres.
Consiste em um
concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das
relações de gênero, mulheres e feminismos e tem por objetivo estimular
e fortalecer a reflexão critica e a pesquisa acerca das desigualdades
existentes entre homens e mulheres em nosso país e sensibilizar a sociedade
para tais questões.
Atualmente, é
ofertado a cinco categorias :
•
Categoria Estudante de Ensino Médio – redações;
•
Categoria Estudante de Graduação - artigos científicos;
•
Categoria Graduado(a), Especialista e Estudante de Mestrado - artigos
científicos;
•
Categoria Mestre e Estudante de Doutorado - artigos científicos; e
• Escola
Promotora da Igualdade - projetos para as escolas de nível médio.
O Prêmio
Construindo a Igualdade de Gênero é operacionalizado pelo Serviço
de Prêmios/Diretoria de Cooperação Institucional do CNPq e pela SPM.
Texto 02.
Para Dilma, Brasil
tem muito a fazer na busca pela igualdade de gênero
Por Bruno Peres | Valor
BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff enumerou, na
noite deste sábado, em rede nacional de rádio e TV, as vitórias alcançadas
pelas mulheres brasileiras nos últimos anos, mas reconheceu que “o Brasil tem
muito a comemorar e muito a fazer” na busca pela igualdade de gênero.
As declarações da presidente foram feitas em
pronunciamento oficial sobre a comemoração do Dia Internacional da Mulher,
celebrado em 8 de março.
“Como a primeira mulher a ocupar a
Presidência do país, vejo com imensa alegria vários programas criados nos
últimos anos. Vejo também que muitas barreiras ainda precisam ser rompidas para
diminuir a desigualdade entre os gêneros e garantir mais direito - mais
autonomia - às brasileiras de todas as classes sociais”, disse Dilma. ”Falo
disso com a legitimidade da presidenta que ampliou as oportunidades para as
mulheres e que, mesmo assim, sabe que é preciso fazer muito mais”, completou.
Ao dizer que este é “o século das
oportunidades” e “o século do Brasil”, Dilma fez nova exaltação à população
feminina. “Este é, sem dúvida, o século das mulheres. A mulher é a nova força
que move o Brasil”, disse a presidente.
Dilma exaltou as mulheres empreendedoras -
“que abrem seus próprios negócios e enfrentam, com coragem e competência, as
dificuldades para crescer e prosperar”; a conquista pelas mulheres de mais da
metade dos 4,5 milhões de empregos gerados nos últimos três anos no país; a
participação feminina no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e
Emprego (Pronatec) - seis em cada dez alunos são mulheres; e a concessão de
mais de metade das bolsas do ProUni e dos financiamentos do FIES a mulheres.
A presidente também comentou programas de
apoio às mulheres vulneráveis socialmente. “Esse é um segmento que meu governo
vê com especial atenção, pois, quanto mais pobre a família, mais a mulher tem
um papel central na estruturação do núcleo familiar”, disse a presidente,
destacando o combate à violência doméstica e a preferência pelas mulheres em
ações do governo, como a titularidade dos cartões do programa “Bolsa Família” e
das chaves do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”.
“Essas novas oportunidades garantem maior
autonomia e independência às mulheres e são decisivas para romper o ciclo de
violência em que muitas delas ainda vivem. No entanto, precisamos avançar e criar
novos instrumentos”, disse. “É preciso
garantir salário igual para trabalho igual feito por mulheres e homens, combater sem tréguas a violência que recai
sobre as mulheres, diminuir ainda mais a burocracia e os impostos para que as
empresas, lideradas por mulheres, sejam ainda mais numerosas, que muito mais
mulheres ocupem o topo das decisões das empresas e das entidades
representativas de toda natureza”, completou.
Leia mais em:
Texto 03.
Fonte: www.catracalivre.com.br
Texto 04.
Situação
2014/12/A - Dissertação (Enem, etc.)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo
na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A igualdade de
gênero no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os
direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa,
argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1 - O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2 - O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até
30 linhas.
3 - A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada
“insuficiente” e receberá nota zero.
4 - A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5 - A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os
direitos humanos receberá nota zero.
6 - A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou
do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para
efeito de correção.
Situação
2014/12/B – dissertação (USP, Unesp, etc.)
Faça uma dissertação argumentativa sobre o seguinte tema:
A igualdade de gênero é uma construção social e cultural?
Instruções USP:
1. A redação deve obedecer à norma padrão da língua portuguesa.
2. Escreva, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas, com letra legível.
3. Dê um título a sua redação.
Situação
2014/12/C - Gêneros textuais – Relato (UFU, Uniube, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva um relato em que se conte um episódio em primeira pessoa de uma
mulher que luta em seu cotidiano por igualdade de gênero.
Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da
folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero
selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá
deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no
lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome,
pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você
selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as
relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.
7. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
Situação
2014/12/D – Outros gêneros textuais – manifesto (Unicamp, UEL, etc.)
Faça um manifesto em defesa do direito das mulheres, assine como uma
instituição real que poderia escrever e tornar público um texto com esses
objetivos.
Instruções:
1 - Não copie ou parafraseie trechos da coletânea de textos.
2 - Escreva, no mínimo, 25 linhas e, no máximo, 30.
3 - Dê um título para seu texto se for pertinente no gênero textual em
questão.
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