Proposta de redação
Texto 01.
Texto 02.
O que o desastre no Japão deixa de lição para o Brasil na
questão da energia nuclear?
Marina Silva – O que esse acidente terrível deixa para o
Brasil e para a Humanidade é a lição de nos reconectarmos com o princípio da
realidade. A nossa tecnologia e o nosso conhecimento são muito importantes e
necessários para vários avanços na melhoria da qualidade de vida, mas, por
outro lado, ela gera também um efeito de nos sentirmos quase que onipotentes,
de decretarmos que as coisas estão seguras e de que estamos no controle. E aí
vem um acidente com essa magnitude para nos mostrar que não é seguro, que não
estamos no controle e que temos que ter um pouco mais de humildade frente a
fenômenos que nós não conhecemos e que não controlamos. A grande lição é de nos
reconectarmos com a nossa impotência para podermos ficar no lugar da potência,
e não da onipotência.
Texto 03.
Texto 04.
Situação 2014/16/A - Dissertação (Enem)
A
partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo
na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A matriz
energética brasileira”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os
direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa,
argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no
espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à
tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas
será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não
atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de
intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos
da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas
copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Situação 2014/16/B
- Dissertação (USP, Unesp, etc.)
Faça uma dissertação argumentativa
sobre a seguinte afirmação:
A diversificação da matriz energética como meio de combater o caos
climático.
Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da
norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
- Dê um título a sua redação.
Situação 2014/16/C
- Carta argumentativa (UFU)
Faça uma carta argumentativa a respeito do
risco de apagão durante à Copa endereçada ao Comitê Organizador Local da Copa
do Mundo da Fifa, defenda algumas medidas que possam atenuar a chance de que
isso ocorra durante a Copa.
Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da
folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero
selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá
deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no
lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome,
pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você
selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as
relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.
7. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
Situação 2014/16/D – Outros gêneros textuais –
carta aberta (Unicamp, UEL, etc.)
Escreva
uma carta aberta em defesa do carro elétrico destinada à população brasileira
que será publicada em um veiculo de comunicação de grande audiência e que
deverá ser assinada por uma instituição que for coerente com as ideias
defendidas no texto.
Instruções:
1. Seu texto deve ter título.
2. Seu texto deve ter no mínimo 15 e no máximo
20 linhas.
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