Proposta de redação
Texto 01.
"O material escolar mais barato que existe na praça é o
professor." (Jô Soares)
Texto 02.
Texto 03.
Texto 04.
Texto 05.
Falta de interesse pela carreira de professor é comum em
todo o País
Número de alunos que
entraram em cursos de Licenciatura e Pedagogia caiu 7,5% de 2006 a 2011
31 de agosto de 2013 |
18h 13
Paulo Saldaña
A questão docente não é
uma preocupação apenas do Estado de São Paulo, mas um drama vivido em todo o
País. Estimativa recente aponta déficit de 170 mil professores de Matemática,
Física e Química. Mas estatísticas do Ministério da Educação (MEC) revelam uma
situação ainda mais grave: o número de interessados em ser professor está
caindo a cada ano, o que torna mais difícil suprir as demandas.
De 2006 a 2011, o número
de alunos que entraram em Licenciatura e Pedagogia caiu 7,5%. Em 2011, último
ano em que os dados estão disponíveis, foi registrado o menor volume de pessoas
que ingressaram nesses cursos desde 2004. Foram 662 mil matriculados em cursos
presenciais e na modalidade a distância em todo País.
O total de diplomados
interrompeu crescimento registrado entre 2000 e 2009. Desde então, já
apresentou queda de 11%. Em 2011, 358 mil pessoas formaram-se em Licenciatura
ou Pedagogia, formação padrão para atuação na educação básica (do ensino
infantil ao médio). Apesar de desaceleração no ritmo de formação, o número de
professores no País tem aumentado nos últimos três anos. Em 2012, existiam 2,1
milhões de docentes de educação básica.
A superintendente do
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação (Cenpec), Anna Helena Altenfelder,
lembra de pesquisa recente da Fundação Carlos Chagas (FCC) que mostra que os
jovens não querem ser professores. "O estudante do ensino médio respeita o
professor, mas diz ‘eu não quero’, porque ele vê a dificuldade e a vida dos
docentes", afirma. "Há uma questão da precarização da atividade: do
salário, progressão na carreira à valorização social do magistério."
Perfil. Com esse
contexto negativo, a carreira docente não tem atraído, em geral, os alunos com
melhor desempenho no ensino médio. "O Estado de São Paulo, por exemplo,
tem 98% de seus professores formados nas instituições privadas, que em geral
têm as piores condições, professores menos qualificados e formam mal o
aluno", diz o professor de Educação da USP Romualdo Portella.
Dados de levantamento da
FCC revelam que 39,2% dos professores do País são de famílias de baixa renda
(de até 3 salários). Além disso, 45,6% dos professores têm mães com nenhuma
escolaridade ou que cursaram apenas até a 4.ª série.
Situação A - Dissertação (USP, Unesp, Enem, etc.)
A partir da leitura dos
textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo
de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da
língua portuguesa sobre o tema a falta de professores na educação básica
brasileira, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos
para defesa de seu ponto de vista.
Instruções:
1.
O rascunho da
redação deve ser feito no espaço apropriado.
2.
O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3.
A redação com
até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota
zero.
4.
A redação que
fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá
nota zero.
5.
A redação que
apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá
nota zero.
6.
A redação que
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões
terá o
7.
número de
linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Situação B - Gêneros textuais – Notícia (UFU, Uniube,
Unicamp, UEL, etc.)
Com
os dados presentes na coletânea, escreva uma notícia a respeito da falta de
professores nas escolas brasileiras.
Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua
opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas
do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse
título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende
abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura,
escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu
nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação
que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer
sua redação.
6. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da
orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será
penalizada.
7. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
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