“A qualidade de vida
é um termo subjetivo e multidimensional que engloba características positivas e
negativas da vida. É uma condição dinâmica que reflete os eventos da vida: a
perda de um emprego, uma doença ou algum problema podem mudar a definição de
qualidade de vida de forma rápida e drástica.
Ainda que mensurá-la
seja difícil, a clareza é extremamente importante, especialmente para médicos
que precisam levar a qualidade de vida em conta ao considerar o uso de
intervenções para a manutenção da vida de pacientes gravemente doentes. Sob
essas circunstâncias, criar uma definição distinta é eticamente importante e
não um detalhe subjetivo.
A qualidade de
vida engloba:
- A satisfação com a
vida, que é subjetiva e pode mudar.
- Fatores
multidimensionais que incluem saúde física, satisfação psicológica,
independência pessoal, bem-estar familiar, educação, crença religiosa, senso de
otimismo, serviços e transporte local, emprego, relacionamentos sociais,
moradia e o ambiente em que se vive.
- Perspectivas
culturais, valores, expectativas pessoais e objetivos em relação ao que se
espera da vida.
- Não apenas a
ausência de uma doença, mas a presença do bem-estar físico, mental e social. Os
autores destacam a necessidade de uma equipe médica multidisciplinar capaz de
desenvolver uma perspectiva sobre as necessidades psicossociais do indivíduo,
não apenas os cuidados com a saúde.
- Nossa interpretação
dos fatos e eventos que ajudam a explicar por que algumas pessoas com
limitações físicas relatam uma qualidade de vida excelente, ao passo que
outras, não.
- Nosso nível de
aceitação da situação atual, bem como nossa capacidade de limitar os
pensamentos e emoções negativas em relação a essa situação.
A subjetividade
parece ser uma parte fundamental de nossa compreensão do significado de
qualidade de vida. Os autores sugerem que outras variáveis, não apenas as
relacionadas à saúde física, tais como a saúde psicológica e social, passem a
ser avaliadas no futuro.”
http://mulher.uol.com.br/comportamento/noticias/redacao/2013/06/28/qualidade-de-vida-todo-mundo-quer-mas-o-que-isso-significa.htm
“O Brasil foi o
quarto pior colocado e ficou na 33ª posição, de um total de 36, no ranking que mede bem-estar, progresso e felicidade da Organização para
a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). A Austrália
conquistou o pódio pelo terceiro ano seguido. O Brasil ficou a frente de Chile,
Turquia e México.
No ano passado, o
país havia conquistado o 34º lugar, mas passou o Chile e subiu na lista formada
pelos 34 membros da OCDE, em sua maioria desenvolvidos, e dois parceiros: Brasil e Rússia.
Foram considerados 11
indicadores, incluindo os mais diretos, como educação, saúde, emprego, renda e meio
ambiente (poluição e qualidade da água), aos mais subjetivos, como satisfação
de vida, comunidade (ajudar amigos e estranhos em caso de necessidade) e
engajamento cívico (confiança no poder público).
O estudo da OCDE
parte do princípio de que apenas indicadores econômicos não medem a qualidade de vida da população. O
objetivo declarado é ajudar os países a traçar políticas para o
desenvolvimento.” (28/05/2013)
SITUAÇÃO A - DISSERTAÇÃO (USP, UNESP,
ETC.)
Com base na
leitura dos textos, redija uma dissertação, em norma-padrão da língua
portuguesa, sobre o tema: QUALIDADE DE
VIDA PARA QUÊ?
Instruções:
1. Não copie ou
parafraseie trechos da coletânea de textos.
2. Respeite as
características definidoras do gênero dissertativo.
3. Escreva, no mínimo,
20 e, no máximo, 30 linhas.
SITUAÇÃO B - GÊNEROS TEXTUAIS (UNICAMP,
UEL, UNB, ETC.)
Redija um CRÔNICA
sobre a necessidade de os Governos terem
como prioridade a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas.
Instruções:
1. Não
copie ou parafraseie trechos da coletânea de textos.
2. Respeite as características definidoras
do gênero manifesto.
3. Escreva, no mínimo, 20 e, no máximo, 30
linhas.
SITUAÇÃO C -
GÊNEROS TEXTUAIS – CARTAS (UNIUBE)
Com base nas
ideias e sugestões presentes nos textos reunidos na coletânea, redija uma carta
a ser endereçada ao Secretário-geral da ONU em que você defenda a sua visão de
qualidade de vida e a necessidade de que a ONU assuma sua obrigação de
defensora da Carta Universal dos Direitos do Homem.
Instruções:
1 - Se sua
escolha for a carta argumentativa, não lhe dê um título, nem a assine, pois,
nos exames seletivos das universidades, o candidato não deve ser identificado
como autor da redação. No lugar da assinatura, deverá ser colocado apena um
traço.
2 - A
redação deve ser escrita a caneta azul ou preta, em prosa, com um mínimo de 20
(vinte) linhas das 35 (trinta e cinco) linhas contidas na folha de redação.
Antes de passá-la a limpo, faça revisão do texto, observando sua adequação à
modalidade escrita culta. Escreva seu texto com letra legível.
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