O Movimento Cidade Futura é instituição da sociedade civil devidamente registrada como associação privada, sem fins lucrativos, comprometida com a educação, articulação e mobilização popular e com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico brasileiro;
O Movimento Cidade Futura tem como objetivos principais promover, estimular ou patrocinar projetos, programas e ações que visem a defesa, conquista, recuperação, conservação ou preservação de bens e direitos sociais, coletivos e difusos, relativos à promoção de cidades sustentáveis, ao meio ambiente urbano e rural, e à defesa da função social do solo em todo Território Nacional.
Dez Princípios
Básicos Para a Mobilidade Urbana Sustentável
De acordo com o International Transport
Forum, o setor de transporte é responsável por cerca de 1/4 das emissões dos
chamados Gases do Efeito Estufa – GEE, na maior parte devido ao grande
crescimento da frota de carros e caminhões, e o aumento de usuários no
transporte aéreo. Um crescimento de 45% de 1990 a 2007. Até aí, acho que
nenhuma novidade. Sabemos que a forma como transportamos mercadorias e a nós
próprios tem um impacto considerável ao meio ambiente: quer seja na emissão dos
GEE, na construção de rodovias e na urbanização não planejada que este processo
acarreta.
Tomemos o exemplo do Brasil: a malha
rodoviária recebeu grandes incentivos a partir da década de 50, o que
possibilitou o seu rápido crescimento, principalmente devido a inserção da
indústria automobilística no país. Na última crise, o Governo Lula optou pela
baixa nos preços dos automóveis para salvar a economia do país. Segundo dados
de Abril do Departamento Nacional de Trânsito – DNT, o país possui uma frota de
mais de 61 milhões de veículos e este número cresce a cada dia.
A falta de planejamento urbano é também um
agravante à sustentabilidade urbana: há um crescimento que não considera
condições básicas à vivência, e muito menos, a sustentabilidade. Podemos citar
aqui o crescimento populacional nas grandes cidades: estima-se que em 2030, 60%
da população mundial, cerca de 5 bilhões de pessoas, viverão em áreas urbanas –
e a maioria delas em países em desenvolvimento. Ou seja, é urgente criarmos
condições para um equilíbrio entre moradia, transporte, circulação de carros e
pedestres, manutenção de áreas verdes, etc.
Em relação ao impacto do crescimento
populacional na qualidade do transporte nas cidades, o Institute for
Transportation and Development Policy (ITDP) desenvolveu uma publicação que
apresenta 10 princípions para que as cidades possam encarar estes desafios que
falei e chegar a esse equilíbrio. “Our Cities Ourselves: 10 Principles for
Transport in Urban Life” é uma publicação para auxílio em um planejamento
urbano mais inteligente.
Veja abaixo estes 10
princípios:
A.
Andar a pé: é preciso garantir espaços seguros, desobstruídos e de qualidade
aos pedestres;
B.
Não-poluentes: deve-se criar condições ao uso de transportes não-poluentes,
como a criação de ciclovias;
C.
Transporte público: oferecer transporte público de qualidade, que supra as
necessidades dos passageiros;
D.
Controle de tráfego: criar restrinções a carros em locais de grande circulação
de pedestres;
E.
Serviços delivery: fazer as entregas da forma mais segura e limpa possível;
F.
Integração: é preciso integrar pessoas e construções, possibilitando lazer,
trabalho e outras atividades em espaços próximos;
G.
Preencher espaços: com o preenchimento de espaços vazios, como terrenos
baldios, possibilita essa integração do item F, tornando as atividades
possíveis a pé, por exemplo;
H.
Preservação dos bens: preservar a diversidade sociocultural, os ambientes e
belezas naturais da cidade;
I.
Diminuir distâncias: criar conexões entre lugares, possibilitando caminhos
diretos e livres;
J.
Durabilidade: planejamento e uso de materiais de qualidade, posterior
manutenção.
http://www.cidadefutura.net.br/index.php/artigos/politicas-urbanas/62-dez-principios-basicos-para-a-mobilidade-urbana-sustentavel.html
Afinal,
o que é mobilidade urbana?
Mobilidade
s.f.
Facilidade para se mover, para ser movido. Facilidade para mudar de expressão.
Fig. Inconstância, instabilidade.
Urbano
Adj.
Que diz respeito à cidade. Próprio de cidade. Diz-se do prédio para habitação
(por oposição a prédio rústico). Figurado cortês; polido; civilizado.
http://mobilidadehumana.wordpress.com/2012/10/24/afinal-o-que-e-mobilidade-urbana/
SITUAÇÃO A -
DISSERTAÇÃO (USP, UNESP, ETC.)
Com
base na leitura dos textos, redija uma dissertação, em norma-padrão da língua
portuguesa, sobre o tema: MOBILIDADE URBANA E CIDADANIA.
Instruções:
1.
Não
copie ou parafraseie trechos da coletânea de textos.
2.
Respeite
as características definidoras do gênero dissertativo.
3.
Escreva,
no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas.
SITUAÇÃO B - GÊNEROS
TEXTUAIS (UNICAMP, UEL, UNB, ETC.)
Você faz parte do grupo Cidade Futura e,
junto com os demais integrantes, resolveu escrever um texto para esclarecer a
sociedade sobre os problemas relacionados ao trânsito das grandes cidades
brasileiras e as possíveis soluções. Assim, redija um MANIFESTO sobre MOBILIDADE
URBANA.
Instruções:
1.
Não
copie ou parafraseie trechos da coletânea de textos.
2.
Respeite
as características definidoras do gênero manifesto.
3.
Escreva,
no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas.
SITUAÇÃO C - GÊNEROS
TEXTUAIS – CARTAS (UNIUBE)
Com base nas ideias e
sugestões presentes nos textos reunidos na coletânea, redija uma carta a ser
endereçada ao Ministério das Cidades em que você proponha e defenda um modelo
de mobilidade urbana para as grandes cidades brasileiras.
Instruções:
1 - Se sua escolha
for a carta argumentativa, não lhe dê um título, nem a assine, pois, nos exames
seletivos das universidades, o candidato não deve ser identificado como autor da
redação. No lugar da assinatura, deverá ser colocado apena um traço.
2 - A redação deve
ser escrita a caneta azul ou preta, em prosa, com um mínimo de 20 (vinte)
linhas das 35 (trinta e cinco) linhas contidas na folha de redação. Antes de
passá-la a limpo, faça revisão do texto, observando sua adequação à modalidade
escrita culta. Escreva seu texto com letra legível.
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