Leia
com atenção os textos abaixo.
Dia Internacional do
Deficiente Físico
No ano de 1982, a Assembleia Geral da ONU –
Organização das Nações Unidas criou um programa que visa atender as
necessidades das pessoas com qualquer tipo de deficiência física, o Programa de
Ação Mundial para Pessoas com Deficiência.
Dez anos depois, no dia 14 de outubro, a Assembleia
instituiu o dia 03 de dezembro como o dia internacional do deficiente físico,
para que pudessem conscientizar, comprometer e fazer com que programas de ação
conseguissem modificar as circunstâncias de vida dos deficientes em todo o
mundo.
Podemos considerar como deficiência física, quando
alguma parte do organismo humano não apresenta um funcionamento perfeito, porém
isso não pode ser considerado como diferença, pois existem várias pessoas com
os mesmos tipos de limitações que as tornam normais dentro de suas
possibilidades.
Com o passar dos anos, a deficiência passou a ser
vista como uma necessidade especial, pois as pessoas precisam de tratamentos
diferenciados e especiais para viver com dignidade. Sabemos que isso não
acontece, pois o mundo não é adaptado para essas pessoas, que sofrem muito em
seu dia a dia.
www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-internacional-do-deficiente-fisico.htm
Infográfico Gazeta do
Povo.
FONTE: IBGE
LEI Nº 7.853 - DE 24 DE
OUTUBRO DE 1989
Alterada
pela MEDIDA PROVISÓRIA Nº 437, DE 29 DE JULHO DE 2008 - DOU DE 30/07/2008
Dispõe
sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social,
sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de
Deficiência (CORDE), institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou
difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define
crimes, e dá outras providências.
Art.
1º Ficam estabelecidas normas gerais que asseguram o pleno exercício dos
direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiência, e sua
efetiva integração social, nos termos desta Lei.
§
1º Na aplicação e interpretação desta Lei, serão considerados os valores
básicos da igualdade de tratamento e oportunidade, da justiça social, do
respeito e dignidade da pessoa humana, do bem-estar, e outros. indicados na
Constituição ou justificados pelos princípios gerais de direito.
§
2º As normas desta Lei visam garantir às pessoas portadoras de deficiência as
ações governamentais necessárias ao seu cumprimento e das demais disposições
constitucionais e legais que lhes concernem, afastadas as discriminações e os
preconceitos de qualquer espécie, e entendida a matéria como obrigação nacional
a cargo do Poder Público e da sociedade.
Art.
2º Ao Poder Público e seus órgãos cabe assegurar às pessoas portadoras de
deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos
à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo a
infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das
leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.
www3.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1989/7853.htm
Situação A - Dissertação (USP, Unesp, Enem,
etc.)
Em função da leitura dos
textos motivadores e dos conhecimentos assimilados ao longo de sua formação,
redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre a integração dos deficientes físicos na sociedade
brasileira. Selecione, organize e relacione, de forma
coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Instruções:
1 - O
rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2 - O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3 - A
redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e
receberá nota zero.
4 - A
redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo
receberá nota zero.
5 - A
redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos
humanos receberá nota zero.
6 - A
redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de
Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de
correção.
Situação
B - Gêneros textuais – Cartas (Uniube, Unicamp, UEL, etc.)
Com base
nas ideias e sugestões presentes nos textos reunidos na coletânea, redija uma
carta a ser endereçada a um pré-candidato à presidência da república a sua
escolha com o objetivo de convencê-lo a priorizar em seu possível governo uma
plano amplo e democrático de inclusão dos deficientes físicos na sociedade.
Instruções:
1 - Se
sua escolha for a carta argumentativa, não lhe dê um título, nem a
assine, pois, nos exames seletivos das universidades, o candidato não deve ser
identificado como autor da redação. No lugar da assinatura, deverá ser colocado
apena um traço.
2 - A
redação deve ser escrita a caneta azul ou preta, em prosa, com um mínimo de 20
(vinte) linhas das 35 (trinta e cinco) linhas contidas na folha de redação.
Antes de passá-la a limpo, faça revisão do texto, observando sua adequação à
modalidade escrita culta. Escreva seu texto com letra legível.
Situação C – Outros gêneros textuais - anúncio
Escreva um
anúncio a ser divulgado em jornais e revistas de grande circulação sobre a integração dos deficientes físicos na sociedade brasileira
Instruções:
- Seu texto deve
ter, no mínimo, 15 e, no máximo, 30 linhas.
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