Proposta de redação 2013-2-3 - Uberaba e Uberlândia
Desastres Naturais
Os
desastres são conceituados como o resultado de eventos adversos que causam
grandes impactos na sociedade, sendo distinguidos principalmente em função de
sua origem, isto é, da natureza do fenômeno que o desencadeia (Tobin e Montz, 1997).
A Defesa Civil no Brasil, obedecendo às normativas da Política Nacional de
Defesa Civil, classifica os desastres como naturais, humanos e mistos (Castro,
2003). Basicamente, a diferença nessa conceituação está na participação direta
ou não do homem. Portanto, para simplificar a análise, os desastres podem ser
distinguidos como humanos e naturais.
http://www.inpe.br/crs/geodesastres/desastresnaturais.php
Desastres
naturais no Brasil causaram perdas de 15 bilhões de reais, diz Banco Mundial
Além de desmentir a lenda de que o Brasil é um país
livre de tragédias naturais, estudos do Banco Mundial lançados na última semana, durante o evento Entendendo o Risco
Brasil, mostram quão devastadores foram os últimos desastres no País para
as economias locais. De acordo com uma recente avaliação, a primeira do tipo
feita depois dessas catástrofes, as perdas foram de aproximadamente 15 bilhões de reais.
Os estudos se referem às enchentes em Santa
Catarina em 2008, às chuvas em Alagoas e Pernambuco em 2010 e às inundações e
deslizamentos de terra na Região Serrana do Rio de Janeiro em 2011. Elaborados
pelo Banco Mundial em parceria com governos estaduais e a Secretaria Nacional
de Defesa Civil mostram que o setor de habitação foi o mais afetado, com perdas
de pelo menos 7 bilhões de reais.
O impacto mais forte foi sentido pela população de
baixa renda, que vivia em encostas, margens de rios e outras áreas vulneráveis.
Quando os desastres ocorreram, os governos locais liberaram verbas para ajudar
as vítimas e financiaram a reconstrução de casas, o que pesa nos cofres
públicos.
“Em Santa Catarina, por exemplo, perdas e danos
públicos devido às enchentes foram equivalentes a quase metade das despesas de
pessoal no estado em 2008″, comenta a economista Fernanda Senra de Moura, uma
das autoras.
http://www.onu.org.br/desastres-naturais-no-brasil-causaram-perdas-de-15-bilhoes-de-reais-diz-banco-mundial/
Situação A - Dissertação (USP, Unesp, Enem, etc.)
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre OS DESASTRES NATURAIS QUE ATINGEM O TERRITÓRIO BRASILEIRO ANUALMENTE, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
INSTRUÇÕES:
• O
rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
• O texto
definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
• A
redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e
receberá nota zero.
• A
redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo
receberá nota zero.
• A
redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos
humanos receberá nota zero.
• A
redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de
Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de
correção.
Situação B - Gêneros textuais – Cartas (Uniube, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta para um prefeito de uma das cidades serranas do Rio de Janeiro em que você proponha medidas para combater esse tipo de catástrofe.
Instruções:
1 - Se sua escolha for a carta argumentativa, não lhe dê um título, nem a assine, pois, nos exames seletivos das universidades, o candidato não deve ser identificado como autor da redação. No lugar da assinatura, deverá ser colocado apena um traço.
2 A redação deve ser escrita a caneta azul ou preta, em prosa, com um mínimo de 20 (vinte) linhas das 35 (trinta e cinco) linhas contidas na folha de redação. Antes de passá-la a limpo, faça revisão do texto, observando sua adequação à modalidade escrita culta. Escreva seu texto com letra legível.
Situação C – Outros gêneros textuais – comentário (Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma comentário em que você, na condição de usuário de uma rede social, escreva um comentário a respeito da situação do transsporte público de sua cidade.
Instruções:
1 - Não copie ou parafraseie trechos da coletânea de textos.
2 - Escreva, no mínimo, 25 linhas e, no máximo, 30.
3 - Dê um título para seu texto se for pertinente no gênero textual em questão.
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