Proposta
de redação 2013-2-1
Texto 1
Texto 2
Texto 3
Texto 4
Falta de professores
Estou
no final do segundo ano do colegial, estudo em escola pública e não tenho
professor de Biologia e de Geografia. O que posso fazer para suprir essa falta
de professores?
enviado
por Nayara Diebe
A questão da falta de professores no
ensino médio público é um caso muito sério neste país. O artigo 205, da
constituição brasileira afirma que “A educação, direito de todos e dever do
Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da
sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o
exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. “ A falta de aulas
por qualquer motivo viola este artigo.
Como cidadã, você pode questionar o
poder publico a respeito dessa violação. Também como cidadã você junto com seus
colegas que sofrem o mesmo problema poderia organizar uma mobilização e
questionar e sobretudo pressionar a Secretaria de Educação de seu Estado a
respeito deste problema, na direção da melhoria da qualidade de ensino. Você
estaria contribuindo para sua resolução não só para si como para todos, você
estaria lutando pela melhoria da educação de forma mais ampla.
Como solução individual, você pode
buscar uma cursinho denominado de comunitário ou popular, que oferece um estudo
preparatório para os vestibulares para tentar superar esta lacuna. Outra
possibilidade é adquirir apostilas em bancas de jornal ou mesmo estudar pela
internet.
Situação A - Dissertação
(UFTM, USP, Unesp, Enem, etc.)
A
partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo
em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A FALTA DE PROFESSORES NA
EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA, apresentando proposta de intervenção, que respeite
os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e
coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
INSTRUÇÕES:
•
O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
•
O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30
linhas.
•
A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e
receberá nota zero.
•
A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo
dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
•
A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos
humanos receberá nota zero.
•
A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno
de Questões terá o
número
de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Situação B - Gêneros
textuais – Cartas (Uniube, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta para o ministro da educação em que você proponha medidas
para combater a falta de professores na educação básica no Brasil.
Instruções:
1 - Se
sua escolha for a carta
argumentativa, não lhe dê um título, nem a assine, pois, nos exames seletivos
das universidades, o candidato não deve ser identificado como autor da redação.
No lugar da assinatura, deverá ser colocado apena um traço.
2 A
redação deve ser escrita a caneta
azul ou preta, em prosa, com um mínimo
de 20 (vinte) linhas das 35 (trinta
e cinco) linhas contidas na folha
de redação. Antes de passá-la a limpo, faça revisão do texto, observando sua
adequação à modalidade escrita culta. Escreva seu texto com letra legível.
Situação
C – Outros gêneros textuais – manifesto (Unicamp, UEL, etc.)
Faça uma manifesto em favor de uma melhor educação pública no
Brasil. Assine como integrante de um sindicato de professores.
Instruções:
1.
Não
copie ou parafraseie trechos da coletânea de textos.
2. Escreva, no mínimo, 25 linhas e, no
máximo, 30.
3. Dê um título para seu texto se for
pertinente no gênero textual em questão.
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