Leia com atenção os textos abaixo e siga as instruções:
Texto 1
Pesquisa revela dados
sobre propriedade intelectual
Liberdade econômica também
é retratada em estudo
O
Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e o Instituto Liberdade (IL)
apresentaram, nesta terça-feira, 17, o Índice de Direitos de Propriedade 2012
(IIDP) e o Índice de Liberdade Econômica 2012. O lançamento da pesquisa no
Brasil aconteceu durante o 25º Fórum da Liberdade. O IIDP mede os direitos de
propriedade material e intelectual de 130 países, que representam 97% do PIB
mundial.
O
índice revela as desigualdades econômicas entre os países que garantem os
direitos de propriedade e aqueles que não garantem. O estudo é divulgado por 69
organizações em 53 países e seis continentes e utiliza como medidas os escores
nos quesitos: Ambiente Político e Legal (PL), Direitos de Propriedade Material
(DPM) e Direitos de Propriedade Intelectual (DPI).
Na
lista, o Brasil aumentou o seu escore pelo quarto ano consecutivo, em 0,2
pontos e está em 60º lugar. A Finlândia figura em primeiro lugar, com um escore
de 8,6 de 10, e a Suécia segue perto em segundo lugar com um escore de 8,5. Na
região da América Latina, o Chile se classifica em primeiro lugar com um escore
geral de 6,7. A versão completa da pesquisa está disponível, em inglês, no site
www.propertyrightsalliance.org.
Também
lançado no Fórum da Liberdade, o Índice de Liberdade Econômica 2012 classifica
184 países em 10 categorias de desempenho, com ênfase na eficiência regulatória
e na criação de um ambiente empresarial pró-mercado. Publicação conjunta da
Heritage Foundation e do Wall Street Journal, o estudo incentiva a abertura e
livre competição, a transparência governamental e a igualdade de oportunidade.
No índice, o Brasil subiu 1,6 pontos, contabilizando 57,9 pontos, número que
posiciona a economia do país como a 99ª mais livre do mundo.
Texto 2
“Na sociedade atual, as
tecnologias de informação e comunicação (TICs) intensificam as relações sociais
entre produtor e seus usuários de bens intelectuais, conecta pessoas aos processos
e produtos informacionais, possibilitando o desenvolvimento de um novo modo de
produção e circulação cultural por meio da colaboratividade, interação entre
usuários da internet e da produção autônoma de conteúdos. Castells(2002) aponta
para o surgimento de novas formas históricas de interação, controle e ação
social, sendo necessário refletir sobre os canais de circulação e apropriação
pelos indivíduos, pois estes são potenciais elementos ativos desses processos.”
(Jean Carlos Ferreira dos Santos)
Texto 3
Sociedade da informação ou
em rede é uma “sociedade que recorre predominantemente às tecnologias da
informação e comunicação para troca de informações, suportando a interação
entre indivíduos e entre estes e instituições.” (Nazareno)
Texto 4
“A rede coloca os
indivíduos interconectados em um processo de interação, de intersubjetividade,
de mediação cultural, abrindo a possibilidade para a descentralização de
processos decisórios.” (Pierre Lévy)
Os
meios de produção e de trocas culturais foram amplamente democratizados com o
advento da internet, em especial, com o aumento da velocidade de conexão
possibilitada pela chamada Web 2.0 e com o rápido progresso das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TICs). Esse processo impôs uma lógica paralela à tradicional
para o consumo de conteúdo e cultura pela rede, em função da criação de
ambientes em que a troca de informação dá-se por meios muito horizontais, em
que cada internauta é consumidor potencial de uma quantidade jamais vista de
informação na rede e também produtor e mediador de informação para uma
audiência potencial igualmente inédita.
Para
muitos, essa liberdade possibilitada pelas TICs é uma meio de democratização de
informação e oportunidades, para outros um risco enorme para a continuidade da
indústria cultural, em especial a de jogos eletrônicos, a cinematográfica e a
fonográfica. Diante desse contexto, escolha uma das propostas abaixo acerca
desse tema:
Proposta de redação A - Dissertação (UFTM, USP, Unesp,
etc.)
Diante de tantas possibilidades em aberto sobre o uso de
TICs para a produção, distribuição e compartilhamento de bens culturais, faça
uma dissertação sobre a troca livre e não regulamentada de informações
culturais pela internet.
Instruções:
- Lembre-se de que a
situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua
portuguesa.
- A redação deverá ter
entre 25 e 30 linhas.
- Dê um título a sua
redação.
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