Mais uma semana para chamar de histórica, a eleição do primeiro Papa latino americano, jesuíta e muito diferente do padrão representado pela maioria dos papas que o antecederam. São muitos os desafios do novo bispo de Roma, que aparentemente serão tratados de forma pouco tradicional.
Boa leitura e ótima semana,
Professor Estéfani Martins
2º anos, 3º anos e PV - COC Uberlândia
3º anos, Semi e extensivo - COC Uberaba
opera10@gmail.com
www.soundcloud.com/opera10
Queridas alunas e queridos alunos,
Espero que todos tenham feito uma excelente G2.
Chamo a atenção pata a tênue linha que separa a paz e a harmonia de um possível desastre xenofóbico.
Nos anos 30 do século passado, uma falida e humilhada Alemanha promove o famigerado holocausto nazista.
Agora vemos alguns preocupantes sinais na bela Grécia que chamam a nossa atenção e fazem com que fiquemos receosos diante da crise econômica europeia.
Espero que todos tenham uma semana produtiva.
Cheers,
Humberto Costa
Um futuro próximo.
Tudo novo no Vaticano?
Mais do mesmo ou uma ameaça realmente séria?
IDH aquém do esperado
Ida aos porões da CBF e da Ditadura
Um "hábito" vergonhoso
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/atualidades/violencia-contra-a-mulher-estupro-na-india-reacende-debate.htm
7 - 1º ano, 2º anos, 3º anos e PV
Sobre a volta do inimaginável
Olá Estéfani, gostaria de saber sua opinião sobre alguns aspectos abordados na notícia dois. Algumas atitudes do novo papa se atritam com o tradicionalismo religioso no Vaticano, sendo assim, chamado de "Papa Negro" (creio que o nome faça alusão a sua batina preta). Claramente, a Igreja tomou outra posição nomeando um jesuíta ao cargo. Li em outras notícias que o papa Francisco pode ser classificado, de acordo com um sermão do Padre Antônio Vieira, como “pregador do passo” (missionário) em vez de “pregador do paço” (palaciano). Em função da idade do novo papa, 76, de sua nova postura e de suas origens, o que essa nomeação provocará?
ResponderExcluirObrigado.
Aluno do 3º ano - B
Caros Humberto e Estéfani, escolhi o tema de número 7, mais precisamente da noticia a respeito do jogador da Grécia, Giorgos Katidis, que após marcar um gol pela sua seleção comemorou com a saudação nazista. Ele diz não saber o que aquele gesto representa,o que é meio difícil de acreditar pois a Europa sofreu muito com o nazismo e suas consequências. Um jovem,de 20 anos, certamente já estudou e possui conhecimento a respeito disso. E no vídeo da comemoração,nota-se que um colega de equipe tentou mais de uma vez abaixar seu braço, e ainda assim ele insistiu em levantar novamente. Por causa disso considero a punição de nunca mais jogar pela seleção da Grécia correta.
ResponderExcluirGabriel Mariano de Melo
3° C
Lista 6 - Tema 7.
- Mauro Bernardes de Assis Neto
ResponderExcluir- 3ºC - INEICOC Uberlândia
- Tema: Jogador grego é punido por fazer saudação nazista
O gesto nazista feito pelo jogador Giorgos Katidis não deve ser perdoado de maneira nenhuma já que o nazismo foi o responsável pelo maior genocídio da história do mundo. Por mais que o que o treinador do atleta disse seja verdade, Katidis teria errado em não descobrir o significado da saudação antes de fazê-la em frente à milhares de pessoas e câmeras. Portanto é justa a punição aplicada, mas poderia, sem causar espanto, ser estendida a proibi-lo de participar de partidas oficiais por qualquer clube europeu.
Olá Estéfani e Humberto, eu escolhi falar sobre o caso do jogador da seleção da Grécia que foi punido após comemorar um gol com gestos de apelo nazista. O atleta Giorgos Katidis alega que não sabia que a postura que estava fazendo diante a milhares de pessoas é considerada apologia ao evento que teve como palco a Europa e chocou todo o mundo. Porém, um colega de time tenta insistentemente abaixar o braço do jogador, porém ele tende em mantê-lo para cima, assemelhando à postura de Adolf Hitler (líder do nazismo). Qualquer saudação a esse momento é capitulada em lei como crime inafiançável, portanto, e por ser um representante de um time europeu, o jogador teve a punição merecida pela sua atitude.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir- Lívia Moraes Oliveira
ResponderExcluir- 3ºC - INEICOC Uberlândia
- Tema: Violência contra a mulher: Estupro na Índia reacende debate
Caros Estéfani e Humberto, dentre os temas expostos, o texto sobre a violência da mulher na Índia chamou-me bastante atenção. O artigo trata de uma estudante indiana que foi brutalmente estuprada por seis homens e, alguns dias depois, morreu. Acerca desse assunto, penso que é de extrema importância que os Governos de todas as nações, principalmente o da Índia e dos países que possuem grandes índices de agressão feminina, providenciem medidas de contenção e repressão para com esses atos desumanos. Com todas as informações que nos são fornecidas, é absurdo pensar que um sexo é superior a outro, por isso é função do Estado conscientizar os cidadãos a respeito da igualdade de gêneros. Além disso, esse deve criar leis mais severas e menos subjetivas, que realmente punam os indivíduos que praticarem qualquer tipo de violação à mulher.
Bruna Ribeiro Silva
ResponderExcluir3ªA
Bom dia, professores Estéfani e Humberto, eu escolhi um tema bem abordado a algumas semanas atras, sobre um jogador que fez um gesto inadequado após fazer um gol em uma partida de futebol do seu time AEK Atenas. Na reportagem deixa bem claro que o jogar falou que não sabia que estava fazendo uma saudação nazista, mas na minha opinião o atleta queria mesmo ofender os torcedores que estavam presente no ginásio de esporte, pois na imagem mostra que algum dos seus colegas tentam baixar a sua mão, mas o jogador continua com o membro erguido. Com um ato deste, foi bem justo o seu banimento para sempre de jogar pela seleção do país, mesmo tento negado que não sabia o significado do seu gesto.
Caros ,Estéfani e Humberto eu escolhi o tema do jogador Giorgos Katidis que apos ter realizado um gol pelo seu time aek atenas feis um gesto para a torcida adversaria que representava um ato nazista o jogador negou o ato dizendo que nao era a intenção dele representar uma saudaçao nazista , na minha opinião o jogador nao tinha mesmo a intenção de fazer um ato nazista e sim provocar a torcida adversaria , a atitude da seleçao foi muito precipitada e radical acho que deve ser reanalizada.
ResponderExcluir-Aluno : João Pedro R Reis
-Turma : 3ºC
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir-Júlia De Paula Marques
ResponderExcluir- 3ºC - INEICOC Uberlândia
- Tema:n°6-Violência contra a mulher: Estupro na Índia reacende debate
Caros Humberto e Estéfani, eu escolhi falar sobre o tema a violência contra a mulher,pois este me chamou a atençao dentre os outros. O artigo fala sobre uma estudante que fora estrupada por seis homens dentro de um veículo e que este ato ocasionou dias depois a morte da mesma. Sobre esse assunto, o Governo da Índia tem de providenciar medidas de contenção e rever as leis do país, para que esse ato, nao só de estupro, mas de violência contra a mulher, venha a diminuir.
-Luana Peixoto Rosa
ResponderExcluir-3ºD COC Uberlândia
-Texto 6
O texto 6, "Um "hábito" vergonhoso", trata da violência contra a mulher na Índia, que foi ocorrida diante de estrupo e morte, reacendeu a preocupação desse fato em todo o mundo. Após ter sido estrupada de forma bruta por seis homens em um ônibus clandestino, foi atirada do veículo, mesmo após ter sido internada, morreu pela falência múltipla de órgãos. Perante esse assunto, a Índia sofre por recorrentes violências relacionadas a mulher, principalmente por ser um país conservadorista, machista e patriarcal, o que "desvaloriza" a mulher como um ser igual a todos, mesmo em um momento em que o mundo se encontra em puro modernismo, se tornando um problema nacional, forma que a ONU classifica esse assunto. Tais disfunções exigem maiores atenções para o Governo indiano, relacionados principalmente às leis, que não são vigoradas de forma totalitária e funcional, muitas vezes sendo vagas, o que dão "brechas" aos acusados, portanto, essas devem ser reforçadas, com providências mundiais e dos governantes do país, para assim elevar às mulheres indianas a um patamar mundial, com direitos, igualdades e respeito diante de todos,sejam homens ou mulheres.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGabriel Gonçalves de Faria
ResponderExcluirAno:3°
sala:D
Caros Humberto e Estéfani, escolhi o tema 7 da lista 6, especificadamente o da noticia a respeito do jogador do AEK Atenas, Giorgos Katidis,que logo após marcar um gol pelo seu time grego comemorou com a saudações nazistas. Segundo ele diz não saber o significado daquele gesto que é de conhecimento basico,portanto dificil de se acreditar nele pois todo o Mundo se abalou muito com o fascismo e nazismo. O jovem que com certeza tem conhecimentos basicos sobre o assunto, deveria pensar bem antes de apresentalo. Logo a punição da seleção grega sobre o atleta de nunca mais ter participação em sua representação foi aplicada de modo correto.
Heitor Fernandes de Lima
ResponderExcluirSala: 3-D
Caros Humberto e Estéfani, optei pelo tema 7 da lista 6, particularmente o que se trata do jogador da Grécia, Giorgos Katidis, que após marcar um gol pelo seu time AEK Atenas comemorou com saudações nazistas. O jogador diz não saber o que significava aquele gesto, porém é meio difícil de se acreditar, pois o nazismo marcou o mundo todo com suas atrocidades e é um tema conhecido por todos. Na minha opinião, a punição sofrida pelo atleta foi aplicada corretamente, pois o gesto feito por ele foi algo muito forte e de mau colocado.
Caros Humberto e Estéfani, eu escolhi falar o tema 7 da lista 6, sobre o que aborda o jogador de um time da Grécia, Giorgos Katidis, que jogava pelo AEK Atenas fez um gesto para comemorar seu gol, mas utilizou saudações nazistas para celebrar, ainda sim afirmou que não sabia o significado do gesto, mas e quase improvável de se confiar nele, porque o nazismo foi um fato que pelas suas ações causou muita destruição e mortes no Mundo, sendo assim por esse motivos eu acho que ele deve ser punido pelo seus atos.
ResponderExcluirHenrique Guedes
ResponderExcluirSala: 3ºD
Caros Humberto e Estéfani, eu escolhi falar o tema 7 da lista 6, sobre o que aborda o jogador de um time da Grécia, Giorgos Katidis, que jogava pelo AEK Atenas fez um gesto para comemorar seu gol, mas utilizou saudações nazistas para celebrar, ainda sim afirmou que não sabia o significado do gesto, mas e quase improvável de se confiar nele, porque o nazismo foi um fato que pelas suas ações causou muita destruição e mortes no Mundo, sendo assim por esse motivos eu acho que ele deve ser punido pelo seus atos.
Lucas P. Boer - 3ºD
ResponderExcluirTema 2 - tudo novo no Vaticano?
Caros professores, escolhi o tema 2 que fala da eleição do novo papa, Francisco, que já mostra que em seu comando, a igreja sofrerá várias mudanças. A ordem dos jesuítas, da onde é oriundo e sua origem latino-americana mostra que a provavelmente a igreja entrará em uma fase de aproximação com os seus fieis e os mais simples, coisa que o papa já tem mostrado em seus atos já nos seus primeiros atos depois de eleito, que recusa grandes extravagancias e luxos comuns as seus antecessores. Tais ações do chefe da igreja provavelmente trarão novamente vários fieis e promete grandes mudanças nas bases da igreja.