segunda-feira, 11 de março de 2013

Atualidades - 2013 - EM e PV - Lista 5


Caras e caros,




Semana passada foi histórica, em função da morte do presidente venezuelano Hugo Chavez, com muito menor expressão internacional, mas sob o viés do absurdo uma pessoa processada por homofobia assume a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o que deflagrou protestos pelo Brasil inteiro contra uma agressão ao estado democrático e à Declaração dos Direitos Humanos. De toda forma, a vida plena, paradoxal e surpreendente segue...


Boa leitura e ótima semana,

Professor Estéfani Martins 
2º anos, 3º anos e PV - COC Uberlândia
3º anos, Semi e extensivo - COC Uberaba
opera10@gmail.com
www.soundcloud.com/opera10


Queridas alunas e queridos alunos,
Espero que todos tenham feito uma excelente G1 e estejam preparados ou se preparando para a G2. Lembrando que os textos propostos nas coletâneas podem ser usados em qualquer disciplina, caso os professores assim desejem.
Gostaria de agradecer pela compreensão ao tomar o tempo da nossa aula de atualidades para informá-los a respeito do Fórum Artístico e falar sobre as aulas de teatro, Monostereo e a futura oficina de textos que será realizada com data ainda a ser marcado pelo Professor Estéfani. Além dos fatos importantes já citados pelo Estéfani, chamo a atenção para a importância da laicidade em todos os âmbitos públicos, não só federais, mas como clubes de lazer, escolas, meios midiáticos, etc.
Uma semana produtiva e harmoniosa a todos.
Cheers,
Humberto Costa


1 - 1º ano, 2º anos, 3º anos e PV
Mais uma esperança... 
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2013/03/03/cientistas-anunciam-primeiro-caso-de-cura-funcional-da-aids.htm

2 - 1º ano, 2º anos, 3º anos e PV
Evangelização para os novos tempos?

7 comentários:

  1. Caros Humberto e Estéfani,

    Não pude deixar de ficar curiosa sobre os seus pontos de vista acerca do texto oito, e por isso vim falar com vocês.
    Discordo de alguns argumentos apresentados, a exemplo do que é dito sobre considerar a democracia, no contexto atual, como mero "governo onde domina o número". Acredito que tal visão não só pode, muitas vezes, colaborar com aquilo que já temos como estabelecido (a invalidade da união homoafetiva, as desigualdades de gênero, as questões a respeito do aborto anencéfalo) como suprimir a voz daqueles que, ainda hoje, são considerados minorias.
    Acredito que, talvez, este tipo de argumentação construída no texto ignora certas indagações bastante pertinentes à sociedade brasileira contemporânea que deveriam, teoricamente, promover mudanças importantes na própria Constituição - usada como base do pensamento desenvolvido. Respeitar significa também tornar igual, dar os mesmos direitos, por mais que uma maioria ainda se negue a aceitar isto.

    Ótima semana,
    Gabriela

    ResponderExcluir
  2. Cara Gabriela, desculpe-me pela demora, sobre suas considerações, primeiramente, que orgulho de ter sido seu professor e talvez ter contribuído para a formação de uma mente tão lúcida e perspicaz. De toda forma, achei o texto interessante porque aponta bases legais para a tolerância o que contraria as visões mais radicais provenientes de fundamentalistas e, nessa brecha, cria o espaço também para as minorias, que por força do politicamente correto ou mesmo das profundas convicções são defendidas pela maioria. Todavia, entendo suas considerações e as acho muito pertinentes, é, de fato, um risco, mas ainda uma visão muito melhor que o fundamentalismo tacanho e atrasado de Felicianos, Malafaias e outras barbaridades. Quando podemos aprofundar esse debate? Será um prazer. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. – Mariana Solis Corrêa
    – 3º C - COC Uberlândia
    – Tema 3: A relação entre armas de fogo e suicídio
    – Nota de participação de Atualidades - Humberto

    Boa tarde! A polêmica do porte de armas revela a questão de que as mortes em virtude do seu uso são, na verdade, suicídios. Sem dúvida, a eficiência da ferramenta é um grande atrativo se comparado à dos remédios. Apesar de os índices de suicídio serem maiores nos estados em que o acesso às armas é facilitado, acredito que as circunstâncias que tendenciam o indivíduo a se suicidar tem, primeiramente, grande relação com a sua inserção e sua posição social. Mesmo que o porte exerça grande influência nos dados estatísticos, analisar e contextualizar a morte dessa pessoa em âmbitos psicológico, financeiro e social é imprescindível.

    ResponderExcluir
  4. -Júlia Botelho
    -3º C - COC Uberlândia
    -Tema 8 - Estado Laico
    -Nota de participação de Atualidades - Humberto


    O Estado é laico na medida que permite a liberdade de cultuar qualquer religião, bem como, não aderir a nenhuma, no caso dos agnósticos. Na transição da Idade Média para Modernidade, a Itália encontrava-se fragmentada, e Maquiavél viu como solução a centralização do poder nas mãos de um imperador e a dessacralização do Estado. Ele foi o primeiro a ter essa proposta, e, com isso, rompeu com a tradição religiosa e moral da época. O pensamento maquiavélico pode ser utilizado nos dias de hoje, pois ele defendia que o governador deve se manter no poder a qualquer custo, e na atualidade o modo de conseguir a aceitação é atender às demandas da maioria, política desfavorável as minorias. Esse princípio é utilizado para garantir a convivência da plurireligiosidade no Brasil. Isso mostra que o Estado é laico apenas teoricamente, pois garante a Igreja Católica, que contem maior numero de adeptos a essa religião, o direito de intervir, mesmo que indiretamente, nas decisões. Esse fato é mostrado pelos feriados religiosos do calendário brasileiro, além da questão do aborto anencéfalo estar em pauta, pois de acordo com a crença da Igreja isso significa um assassinato, mesmo com a comprovação científica de que um feto anencéfalo é considerado sem vida.

    ResponderExcluir
  5. Maria Alice Rizzi Guimarães, 3º Integral.
    Lista 5, texto 7.
    Tema: O Vaticano em choque.
    O atual debate interno que atinge o Vaticano pode ter sido desenvolvido, ao logo do tempo, pelos conflitos que ele desencadeia. Na minha opinião, a Igreja Católica está construindo sua própria sepultura, o que pode ser percebido pelo fato do padre Roberto Francisco Daniel ser excomungado por defender homossexuais. Apesar da atitude do clérigo ser contra os dogmas da religião, a medida tomada incentiva o preconceito, o que afasta cada vez mais a igreja da realidade social. Além disso, esta ordem sempre foi contraditória, como mostra as recentes descobertas sobre a primeira mulher a trabalhar ali, que era judia. Essas condições levarão à diminuição drástica da influencia católica em tempos futuros.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ana Laura Pereira Moura 3°D
    Tema 3

    As armas de fogo são a principal causa de mortes nos EUA, principalmente em relação a suicídios, pois são o método mais eficaz de tirar a própria vida. A maioria das pessoas que tentam se matar agem por impulso devido à uma emoção que passaram no momento e acabam se arrependendo depois. Porém, o uso de armas de fogo impede que os indivíduos repensem seus atos e muitas vidas são perdidas por causa disso. Dessa forma, creio que é necessário a criação de leis que restrinjam o acesso a esse tipo de objeto,que é facilitado em vários estados norte americanos.Assim,o número de suicídios, principalmente entre jovens,poderá diminuir.

    ResponderExcluir