Caras e caros,
É com muito prazer que trazemos mais um alista de atualidades para vocês, nessa semana destaco o Movimento 5 Estrelas, grande "vencedor" das eleições italianas da última semana, com uma proposta que parte da defesa de uma democracia direta até o fim do celibato dos padres para combater a pedofilia dentro da Igreja. Propostas abrangentes, mobilização pela internet, bom humor e distanciamento dos métodos da política tradicional, será o início do fim da política como a conhecemos? Destaco também o texto 8, com uma visão muito incomum e mesmo surpreendente dos reflexos da instalação de UPPs em favelas no Rio.
Boa leitura e ótima semana,
Professor Estéfani Martins
2º anos, 3º anos e PV - COC Uberlândia
3º anos, Semi e extensivo - COC Uberaba
opera10@gmail.com
www.soundcloud.com/opera10
Queridas alunas e queridos alunos,
Espero que tenham tido um maravilhoso fim de semana.
Continuando algumas discussões e iniciando outras, desejamos que vocês analisem atentamente os assuntos contidos nos nove textos propostos.
Lembramos que apesar de não termos colocado nenhum texto sobre a "sede vacante", não significa que desejamos que vocês parem de prestar atenção nas notícias vindas do menor país do mundo. Apenas estamos esperando o desenrolar dos fatos e uma transparência maior por parte dos veículos de comunicação.
Pedimos que analisem os dois textos sobre o uso de drogas do ponto de vista acadêmico/crítico e de como esse assunto possa vir a figurar dentro de algum dos concursos nacionais.
Uma excelente e produtiva semana.
Grande abraço.
Cheers!
Humberto Costa
Uma difícil falta de escolha
2 - 1º ano, 2º anos, 3º anos e PV
Mais 'fria' com a África, Dilma faz 2ª visita ao continente
3 - 1º ano, 2º anos, 3º anos e PV
Uma opção para o Brasil?
Burocracia e empreendedorismo
5 - 1º ano, 2º anos, 3º anos e PV
Uma visão sobre as drogas
6 - 1º ano, 2º anos, 3º anos e PV
Outro olhar sobre o idoso
7 - 1º ano, 2º anos, 3º anos e PV
Jeitinho?
8 - 1º ano, 2º anos, 3º anos e PV
Outro mundo
Caros professores,
ResponderExcluirA respeito do texto 1, gostaria de retratar que sou a favor da internação compulsória, pois acredito que os usuários são doentes e não criminosos, por isso precisam de tratamento medico e de ajuda para se reinserir a comunidade. Sendo assim as políticas públicas de combate as drogas poderão ser muito eficientes se forem feitas com seriedade, respeito e visando apenas a saúde das pessoas.
Ana Paula Pereira Hordones 3ºE
Estimados professores Humberto e Estéfani,
ResponderExcluirA respeito do tema 8, manifesto minha concordância com o processo de pacificação da Rocinha no Rio de Janeiro, acontecido no ano passado, que mudou significativamente os paradigmas da população e a articulação do tráfico de drogas, antes dominante na região. É fato que a bandidagem perdeu espaço no cotidiano dos moradores e mudou costumes, causando prejuízos a comércios locais e forçando o surgimento de novos ramos comerciais como o turismo na favela, exemplificado no último ano novo, na virada de 2012 para 2013, em que estrangeiros pagaram verdadeiras fortunas para se hospedarem em hotéis locais e assistir a queima de fogos das lajes que funcionaram como camarotes. Portanto, aos cidadãos resta aproveitar essa nova realidade instaurada e ter esperança de que seja consolidada sob o comando do poder estatal, dizimando a interferência do poder paralelo.
Andreza de Araújo Novato - 3º E
Com base nas informações do texto 1, creio que a internação compulsória é uma maneira de prevenir que os dependentes químicos coloquem em risco não apenas suas próprias vidas, mas também as das pessoas que os cercam, visto que quando o estágio de vício encontra-se muito avançado, o indivíduo perde o controle sobre suas ações. Além desse fato, é importante a internação para tentar garantir que os usuários de drogas possam ter uma chance de sobreviver, pois o organismo após certo ponto vai à falência, pois não consegue mais funcionar devido à tantas substancias químicas, que geram a morte de tantas pessoas. Dessa forma, a internação compulsória, se realizada da maneira correta, pode salvar muitas vidas e diminuir o problema de drogas no Brasil.
ResponderExcluirNathália do Prado Rocha
3º Integral
Tema: Internação Compulsória
-Bruno Bento Alves Esber Kanaan
ResponderExcluir-3º E - COC Uberlândia
-Texto 5
Caros Professores,
A respeito do texto "Uma visão sobre as drogas", gostaria de manifestar minha discordância com a legalização de qualquer tipo de entorpecentes considerados hoje como ilícitos. Mesmo havendo vestígios afirmando que praticamente todas as sociedades já tiveram contato e usufruiram de algum tipo de droga, é inevitável dizer que mesmo as consideradas mais ''leves'' são causadoras de diversas complicações na sáude. Pesquisas médicas recentes afirmam que o uso da droga conhecida como maconha (que é considerada leve) traz sequelas cerebrais duradouras, sobretudo quando o uso se dá na adolescência. O fato é que o liberalismo atual em torno do consumo das drogas está em descompasso com as pesquisas médicas mais recentes, o que torna inviável sua legalização.
-Marco Paulo Castro
ResponderExcluir-3°C - COC Uberlândia
-Texto 1
Caros Professores Humberto e Estéfani,
De acordo com o texto "Uma difícil falta de escolha", queria deixar minha opinião formada sobre a internação compulsória, que hoje causa uma grande polêmica. Na minha opinião queridos professores, essa ação deve ser tomada pensando no bem que isso levará a pessoa que está passando por esse problema, que no caso é o vicio por drogas. O usuário muita das vezes negará a internação, pois ele sente prazer em usar aquilo. Para mim essa forma de internação é viável na sociedade em que vivemos e deve ser utilizada.
-Gabriel Corsino Borges
ResponderExcluir-3°C- COC Uberlândia
-Tema: "Uma visão sobre as drogas"
Caros professores,
Após ter lido o texto " Uma visão sobre as drogas " quero mostrar o meu ponto de vista sobre a utopia de um mundo sem drogas. Para mim, o uso dessas substâncias ilícitas é algo impossível de ser disseminado, pois o acesso é muito fácil independente da classe em que o usuário se encontra. A cada dia que passa novas drogas são manipuladas despertando a curiosidade e com isso o uso delas e das já existentes só aumentam. Esse pensamento de um mundo sem drogas, é só uma ilusão. Porém,diminuir o consumo é algo possível, mas acabar com esse problema que afeta a maioria dos países é impossível!
- Isabela Esper
ResponderExcluir- 3ºB COC Uberlândia
- Texto 5
Caros professores Umberto e Estéfani,
A respeito do texto "Uma visão sobre as drogas" penso que a legalização das drogas consideradas ilícitas não seria uma alternativa viável. Mesmo que traga benefícios como o suposto fim do tráfico , as drogas , ainda que as mais “leves” , causam graves malefícios á saúde . Na teoria , muitos afirmam que ao legaliza-la a quantidade de usuários reduziria ,porém , penso que na prática isso não irá ocorrer e pode até aumentar . Portanto , levando em consideração os diversos malefícios que essa substância química gera para saúde dos usuários e a incerteza na eficacia das teorias que afirmam que torna-las lícitas seria a melhor alternativa, a legalização das drogas seria inviável.
-Carolina Morais Antunes
ResponderExcluir-3ºD
-Tema: Texto 1: Uma difícil falta de escolha
Caros professores,
A respeito do texto 1, que retrata a polêmica sobre a internação compulsória, acredito que essa medida seja uma solução adequada para amenizar a incidência de usuários de entorpecentes no Brasil. Essa proposta visa a internação temporária de dependentes químicos segundo indicação médica após o paciente passar por avaliação com profissionais da saúde. Desta forma, além de ajudar os indivíduos a acabarem com seus vícios e, consequentemente, ajudar a melhoria de vida de cada um, o governo estará tratando os problemas de saúde desses que, muitas vezes são a causa e o fator estresse que os levaram a seguir esse estilo de vida. Também, essa medida será uma forma de impedir que os usuários de droga coloquem em risco a vida das pessoas que os cercam e até a própria vida. Portanto, acredito ser de extrema importância essa medida no Brasil, se utilizada de forma correta, pois até hoje pouco foi feito, que fizesse realmente diferença, para que o índice de pessoas que são prejudicadas por drogas diminua.
-Tales Calaza
ResponderExcluir-3°D
-Tema: Texto 1
Caros Professores,
A respeito do texto 1, que levanta uma polemica sobre a internação compulsória, tenho a dizer que sou a favor se o paciente for respeitado, ou seja, se o governo melhorar a estrutura e o atendimento das clinicas de tratamento. As pessoas que chegam ao nível de precisar desse tipo de internação são aquelas que apresentam agressividade ou um comportamento que não pode ser mais controlado. As pessoas que já se encontram dessa maneira precisam ser internadas pois apresentam riscos a si mesmas, podendo trazer
consequências mais graves para seu corpo e mente no futuro, e para as outras pessoas, agredindo-as ou ate mesmo influenciando-as.