Proposta de redação 2013-2
Equipe de redação COC
Proposta de redação
Texto 01. Um museu de grandes novidades (velhas)
(fragmento)
O professor de pesquisa social da Universidade de Loughborough (Inglaterra) Alan Bryman explica, em A Disneyficação da Sociedade (2004), que o processo “retromaníaco” tem razões econômicas. Em um estágio do capitalismo dominado cada vez mais por serviços semelhantes, a economia passa a funcionar como “economia de experiências, em que os consumidores buscam serviços que os entretenham e sejam memoráveis. Do ponto de vista dos prestadores de serviços, eles sabem que muitos consumidores estão se cansando dos serviços e ambientes padronizados que encontram o tempo todo. A tematização ajuda a diferenciar um serviço, ou contexto, dos demais”.
O resultado é a disseminação do espírito de Las Vegas em mares nunca dantes imaginados. Você pode ir para Paris e, além de conhecer o Louvre, transportar-se, como em um passe de mágica, ao reino encantado de Walt Disney, sem sair do Velho Continente. Basta escolher um hotel, como o Cheyenne, e você já estará no “lendário Velho Oeste” – norte-americano, of course – apesar de estar na Europa no século 21. Se não apetecer, pode escolher o Santa Fé, que promete “noites estreladas do Novo Mundo entre conquistadores espanhóis e índios americanos”. Imperdível.
Emerge daí um presente não necessariamente assombrado pelo fake e pelo vintage, mas um processo de esvaziamento da história, em que ao passado cumpre apenas a função de fornecer uma capa divertida ao presente. Restaura-se tudo, de GIFs animados – tecnologia de animação da primeira época da internet – a filmes clássicos e blockbusters, a estéticas do VHS e games populares dos anos 1980, como o Atari. Entre lixos e obras-primas, fica a pergunta: do que sentiremos saudade no futuro, se o nosso presente é pura “re”produção do passado?
Giselle Beiguelman
Fonte: http://www.select.art.br/article/reportagens_e_artigos/um-museu-de-grandes-novidades-velhas?page=5
Texto 02.
Autor: Simon Reynolds
Texto 03. A retromania nas artes
Falando de modo geral, é possível que a mais velha forma de manipulação do passado consista em sua utilização religiosa ou ideológica com fins políticos (entendendo por “fins políticos” se manter ou afirmar-se no poder), dado que o relato que se faça do ocorrido exerce um papel crucial na interpretação do presente e em sua possível legitimação. E ainda que tenham ocorrido muitos outros tipos de poetização do passado com intenções de autolegitimação, por exemplo, no campo da estética (a reconstrução da Idade Média durante o romantismo, sem ir mais além), também é quase certo que a última e hoje mais corrente destas manipulações é a que tem objetivos econômicos: converter o passado não apenas em um país estrangeiro – como sugeriu precocemente David Lowenthal – mas em um parque temático virtual, cujas atrações são as diferentes épocas (não apenas a antiguidade ou o feudalismo, mas os alegres anos 20, os obscuros anos 30, os dourados 60, os gélidos 80…) e cujos clientes potenciais são os turistas midiáticos a quem é servida um dia após outro esta mercadoria com o prestígio do sucesso já pré-cozido.
Não em vão escreveu o mal-humorado Heidegger que a historiografia se estava convertendo, no século XX, “na ciência que explora e administra o passado em benefício do presente”. E, mais próximo de nós, o pensador Fredric Jameson considera que esta transformação do passado numa coleção de pastiches esclerosados que se repetem como clichês é um dos rasgos culturais do capitalismo pós-moderno.
A propósito da retromania que inunda a cultura popular nos últimos tempos, o crítico musical Simon Reynolds chegou a considerar esta necrofilia da história recente como um obstáculo objetivo para a criatividade artística.
O fenômeno que assim se aponta, não obstante, difere das manipulações do passado com fins políticos ou econômicos, e tem a ver com o fato de que as novas tecnologias da comunicação colocaram ao alcance de um clique toda uma série de sedimentos culturais, acesso que incluía, até há não muito tempo, longos protocolos que agora ficaram em curto-circuito. Isto quer dizer que agora acessamos o passado do mesmo modo que o legista acessa um cadáver, de maneira desnuda, literal e imediata, mas sem saber absolutamente nada de quem foi em vida o finado que estamos dissecando na mesa de misturas. Ou, dito de outra maneira, sem considerá-lo em absoluto como passado (pois o passado não é reprodutível tecnologicamente, reside exclusivamente na memória e tem como essência justamente sua irreversibilidade).
De maneira que o problema – o problema que lastreia a criatividade da cultura popular contemporânea – não é tanto a moda dos revivals que Reynolds não aprecia, não é a inflação do passado, mas sim a hipertrofia do presente, um presente que ficou ao mesmo tempo sem passado e sem futuro ao ultrapassar todos os limites.
A comparação do passado com um país estrangeiro volta a ser aqui frutífera: a possibilidade de obter facilmente dados diretos e em tempo real do lugar mais afastado e exuberante da terra, ainda que resulte fascinante e até vertiginosa à primeira vista, não é finalmente mais do que algo superficial, uma vez que essa velocidade diminui nossa ignorância do lugar no qual fazemos turismo informático, como a fotografia do visitante ocasional não elimina seu desconhecimento do fotografado; da mesma forma, a disponibilidade técnica do passado musical ou literário não nos diz nada acerca de suas condições de gestação, não nos mostra como tradição nem nos faz seus herdeiros, mas apenas nos converte em espectadores complacentes de fetiches infrutíferos cujo retorno periódico e fantasmagórico celebramos sem produzir nenhuma novidade. Porque esta total disponibilidade (que o passado e o futuro já estejam reduzidos ao presente pela tecnologia), se não aumenta nosso conhecimento, nos faz mais ignorantes de nossa própria ignorância, pois confundimos a facilidade e o acesso imediato com o conhecimento ou a criação cultural, quando estes últimos apenas podem ter lugar ali onde cabem a estranheza e a interrogação, que são os incentivos do saber e do fazer criador. E o mais gracioso é que isto mesmo – que sem memória os arquivos estão mortos e sempre repetem o mesmo – é justamente o que dizia o Fedro de Platão há mais ou menos 2.500 anos.
José Luis Pardo
Situação A - Dissertação (UFTM, USP, Unesp, Enem, etc.)
Após ler atentamente os textos acima e refletir sobre o assunto comum a eles, redija sua dissertação sobre as principais razões segundo sua opinião para a retromania ou o culto no presente ao passado que domina grande parte da produção cultural da atualidade.
Instruções:
1. Dê um título para a sua redação.
2. Não copie ou parafraseie trechos da coletânea de textos.
3. Respeite as características definidoras do gênero dissertativo.
4. Não assine seu texto.
Situação B - Gêneros textuais (UFU)
Escreva um editorial em que seja abordada a questão da “retromania”.
Instruções:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.
Situação C – Outros gêneros textuais (Unicamp, UEL, UnB, etc.)
Lidos os textos motivadores, faça um manifesto que convide as pessoas a deixar de cultuar o passado para produzir uma arte mais contemporânea e sensível aos dramas e questões da atualidade e que aponte para o futuro, e não para o passado.
Instruções:
1. Assine seu manifesto com o nome de uma movimento artístico fictício ou real.
2. Não copie ou parafraseie trechos dos textos motivadores.
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