Caras e caros,
Boa tarde! Informamos que as coletâneas serão sempre publicadas no Opera10 até a meia-noite de domingo. Sobre os textos da semana, eu e o Humberto escolhemos textos que abordam questões muito importantes para a sociedade em função da grande abrangência dos desdobramentos delas. Em especial, a renúncia do Papa Bento XVI, que é um fato naturalmente histórico pela sua raridade, pelas suas nebulosas razões e pela consequências difíceis de prever. Destaque especial também para a entrevista do sociólogo Hermano Vianna sobre cultura popular para o Estadão, leitura obrigatória para quem, sem preconceito, quer entender melhor a cultura brasileira e, porque não, o Brasil.
Boa semana a todos e boa leitura,
Professor Estéfani Martins
2º anos, 3º anos e PV - COC Uberlândia
3º anos, Semi e extensivo - COC Uberaba
opera10@gmail.com
Professor Humberto Costa
3º anos COC Udia
huarcosta@hotmail.com
haraujocosta@gmail.com
Twitter - @HumbertoGalo
1 - 1º ano, 2º anos, 3º anos e PV
Sobre a renúncia do Papa Bento XVI
Uma visão sobre a internação compulsória de usuários de crack
Sobre saudosismo e anacronismo
Outro olhar sobre o carnaval
Sobre imigração e direitos humanos
Cultura média
Enquanto isso, no Brasil...
Tema: “Cultura média”
ResponderExcluirJuliana Paes dos Santos – 3º Integral
O texto 6, “O abacaxi da cultura”, traz uma entrevista com o antropólogo Hermano Vianna que busca discutir a cultura no Brasil, especialmente após a ascensão de uma nova classe média. Dessa maneira, Hermano apresenta uma visão muito interessante e peculiar sobre as diferentes manifestações culturais brasileiras, valorizando o funk e outros ritmos usualmente desprezados. Além disso, Vianna critica aqueles que denunciam um “empobrecimento geral das manifestações artísticas no país”, e questiona qual o critério usado para tal comparação. Assim, a entrevista apresenta um ponto de vista diferente e provocante sobre a cultura brasileira, e incita uma reflexão sobre a legitimidade e o valor de várias manifestações artísticas na construção da identidade do Brasil.
Aluna: Lara Azevedo Teixeira
ResponderExcluirTurma: 3 ano A
Escola: Inei COC Uberlândia
O texto 2, ''A vida em primeiro lugar'', aborda um assunto que tem sido alvo de importantes discussões no Brasil: a internação compulsória. No texto, o autor, Drauzio Varella, expressa sua opinião sobre o tema e afirma que é a favor da decisão de internar pessoas com a sobrevivência ameaçada pelo consumo excessivo do crack, devido às consequências negativas que este pode causar. Acredito que o autor esteja certo, pois essa é uma medida que visa ajudar os dependentes químicos que, na maioria das vezes, estão debilitados e inaptos a tomarem qualquer tipo de decisão, inclusive, a de serem internados e contribui para a redução da desordem pública gerada pela livre circulação desses, como furtos, crimes e acidentes de trânsito.
Aluna: Renata Taliene Borges Brandão
ResponderExcluirTurma:3ºano D
Escola: Inei COC UBerlândia
No texto 5, "Sobre imigração e direitos humanos", fala sobre uma fabrica textil que colocava trabalhadores, pincipalmente bolivianos,em jornadas de trabalho com condições precárias, sendo que este tipo de trabalho podia ser considerado escravo, colocando em ênfase na precariedade destas condições e também o fato dos trabalhadores não serem registrados e com um baixo salário.O texta tenta mostrar ao máximo as condições ruins que essas pessoas, como imigrantes, passavam.Já que por algum motivo sairam dos seus países de origem para tentarem melhores condições de vida. Assim como na decada de 50 houve uma grande migração para os Estados Unidos por varios povos de diferentes países tentando viver o famoso "sonho americano", com a economia brasileira melhorando cada vez mais, individuas vêm para o Brasil procurando trabalho, e quando veem que não ganham o esperado e desejado serviço, eles vão trabalhar em lugares que são ruin e que pagam pouco, sendo submetidos a condições escravas.