"Aprender a ver é a mais longa aprendizagem de todas as artes ."
(A.Graf)
“Estilo é a incorporação da alma
do artista à obra .
Sem estilo
não há arte .”
(Carl Dreyer)
“A
arte é um compêndio da natureza
escrito pela
imaginação .”
(Eça
de Queiroz)
As
artes que têm o sentido da visão como principal elemento utilizado na
composição e observação delas são as visuais. São exemplos a pintura, o desenho,
a gravura, a fotografia, o cinema, a arquitetura, o “webdesign”, a moda, a
decoração, o paisagismo, o grafite, etc.
O olhar é o ponto central dessas
formas de arte, tanto no que concerne a produção artística delas, quanto
especialmente na recepção delas por parte dos espectadores que têm a visão como
principal meio de decodificar as informações e as linguagens de tais produções
artísticas.
Os elementos que
estruturam a linguagem visual são chamados de elementos formais, porque são
responsáveis por compor a arte visual, são exemplos as imagens, as esculturas, os
edifícios, etc. A relação entre eles é capaz de transmitir ideias, visões de
mundo, utopias, entropias, caos e todos os tipos de sensações, idéias e
sentimentos previsíveis e conhecidos ou não. Os elementos formais são: ponto,
linha, forma, figura, volume, textura, cor e espaço.
- Ponto
Unidade de comunicação visual mais
simples e mínima. Quando fazemos uma marca, seja com tinta ou qualquer outra
substância, esse elemento visual constitui-se como um ponto de referência ou um
indicador de espaço. Qualquer ponto tem grande poder visual sobre o olho. Os
pontos podem criar a ilusão de tom, de cor, de sombra, de profundidade, etc.
Seurat, Georges - Georges-Pierre Seurat (1859-1891) pintor pontilhista (divisionista) francês - 1887-88 - As modelos
- Linha
Quando os pontos estão
tão próximos que se torna impossível identificá-los individualmente, daí a
sensação de direção, isso os transforma em outro elemento visual: a linha, que
pode ser considerada um ponto em movimento. Pode ser imprecisa e falha nos
esboços, delicada e ondulada ou nítida e grosseira em função das motivações de
quem a produz. A linha expressa a intenção, os sentimentos e a emoção associada
à visão do artista. Por isso, as linhas podem ser descritas segundo uma tipificação:
1 - As linhas retas são
responsáveis por remeter a sensações de ordem, austeridade e precisão.
2 - As linhas quebradas em
ângulos diversos podem remeter a variadas ideias associadas ao movimento de
lento a rápido, de calmo e colérico, etc. Elas aludem a sensações de raiva,
intensidade, vigor e força.
3 - As linhas diagonais
são responsáveis diretas pela construção da perspectiva. Nas composições
bidimensionais, linhas diagonais simulam profundidade.
4 - As linhas curvas ou
espirais criam movimento e fluidez. Também remetem ao onírico, à loucura, à
viagem, a digressões temporais, etc.
5 - As linhas sinuosas
são sensuais e suaves, podem também transmitir também sensações relativas ao
sonho, à trapaça, à falta de sentidos, etc.
Muniz, Vik (1961-) artista plástico brasileiro - Medusa marinara
- Forma e figura
A linha descreve ou
sugere uma forma. Existem três formas básicas, que são o quadrado que pode
evocar alguns significados como honestidade, esmero, correção, etc. O triângulo
pode sugerir ação, conflito, tensão, agudez, agressividade, etc. O círculo pode
simbolizar a infinitude, a perfeição, a ideia de proteção, etc. Já a figura é
uma forma inserida, aplicada ou feita sobre um fundo com o qual se relaciona e
interage.
- Cor
A cor pode ser vista por
causa da luz. As cores têm propriedades associadas ao tom ou matiz, que é o
nome da cor; à intensidade, que é construída com a pureza ou a mistura de
cores; ao valor, associado à claridade ou escuridão de uma cor; e a gradação,
que é a mistura gradativa de cores. As cores podem ser primárias (vermelho
magenta, azul e amarelo), secundárias (resultado da mistura de duas cores
primárias) ou terciárias (mistura das cores secundárias entre si). As cores
podem ser ainda frias (azul) e quentes (amarelo). O branco é a mistura de todas
as cores e o preto é a ausência de cor. A mistura de ambos cria os mais
variados tons de cinza.
Bruegel, Pieter, o velho (1525-1569) pintor flamengo - O triunfo da morte
Bruegel, Pieter, o velho (1525-1569) pintor flamengo - A queda dos anjos rebeldes
Monet, Claude (1840-1926) pintor francês impressionista - 1892-94 - Catedral de Rouen (fachada)
Caravaggio (1571-1610) pintor barroco italiano - 1598 - óleo sobre tela - A traição de Judas
- Textura
As superfícies têm um
relevo chamado de textura, que, para ser percebida, tem que ser a princípio tateada.
A textura pode ser lida de forma a transmitir informações em função de sua
composição, a saber:
1 - Textura lisa: tranquilidade,
suavidade, frio, insensibilidade, perfeição, etc.
2 - Textura áspera:
raiva, calor, violência, desconforto, ato inacabado, imperfeição, etc.
3 - Textura macia:
conforto, aconchego, sonolência, carinho, etc.
4 - Textura enrugada:
tristeza, umidade, velhice, etc.
- Espaço
O espaço na linguagem
visual pode ser bidimensional quando é representado na obra apenas com o uso
das variáveis largura e altura como dimensões e limites para a confecção da
imagem, ainda que a profundidade possa ser simulada ou sugerida com linhas
diagonais, com o tamanho dos objetos vinculados à distância aparente do
observado, etc. Pode também ser tridimensional quando as formas têm altura,
largura e profundidade, sem a necessidade de técnicas que possam simular a
terceira como é o caso da perspectiva na pintura. São bidimensionais a pintura,
o desenho, etc., e tridimensionais a escultura, a arquitetura, etc.
Escher, Maurits Cornelis (1898-1972) artista gráfico holandês - 1960 - litografia - Subindo e descendo
- Volume
O volume caracteriza-se por planos relacionados em
diagonal, superpostos, que revelam profundidade “e/ou” a ideia de uma forma
inserida num espaço em que podem ser percebidas variações entre o cheio e o
vazio, sombras, etc.
Giger, H.R. - Hans Ruedi Giger (1940-) pintor, escultor e designer suiço ligado ao Surrealismo e à Arte Fantástica - Homenagem à Böklin
Sobre os fundamentos da linguagem visual, as Orientações Educacionais do Ensino Médio editadas pelo MEC, acrescentam:
“Esses fundamentos da linguagem visual formam um conteúdo já sedimentado no ensino de artes visuais, o qual é normalmente mencionado nos currículos de ensino superior e nos programas dos ensinos fundamental e médio. Existe, também, uma bibliografia sobre o assunto já bastante conhecida, tais como os estudos de Rudolf Arnheim, Donis A. Dondis, Fayga Ostrower (ver referências bibliográficas), além de ser um tema que compõe o sumário da maioria dos livros de introdução à programação visual.
Contudo, resgatando as menções feitas na introdução desse tópico, quer-se frisar que a abordagem desse tema deve ocorrer contextualizada nas manifestações concretas da linguagem. Pois, normalmente, quando esse assunto é tratado estritamente nos seus aspectos formais e abstratos, ele se torna maçante e desinteressante para o aluno, que não entende o seu sentido. Porém, quando o aluno identifica os “truques” que os desenhistas utilizam para criar efeitos de movimento e profundidade espacial nas histórias em quadrinhos e que aqueles e outros efeitos são também utilizados na arte, distinguindo os estilos das diversas tradições, épocas e artistas, o entendimento desses aspectos torna-se mais efetivo e interessante.”
“Canal
- Exploração
dos materiais e das técnicas tradicionais (desenho, pintura, gravura, escultura),
inclusive o aprendizado sobre a fabricação de tintas e de outros materiais.
- Pesquisa
de novos suportes e materiais pela apropriação de elementos do cotidiano e
reciclagem.
- Exploração
dos recursos das novas tecnologias.
A parede da caverna pintada com terra e
gordura animal na pré-história, o corpo pintado e adornado com penas de aves de
várias cores, como fazem diversas culturas indígenas brasileiras, são exemplos
dos múltiplos materiais e suportes da linguagem visual.
A invenção do papel, das técnicas de
impressão (xilo, calco, litogravuras) e posteriormente da prensa de Gutemberg
são tecnologias que revolucionaram e ampliaram as possibilidades de construção
e veiculação de textos e imagens, tal como provocaram o surgimento da
fotografia, do cinema, da televisão e da informática.
Na arte ocidental, os artistas e as
academias do passado elegeram certos materiais e suportes como exclusivos, caso
especial da tinta a óleo sobre tela, enquanto os artistas modernos e
contemporâneos demoliram esses cânones, anexando à arte toda a sorte de
materiais e suportes, desde os mais rústicos às tecnologias de ponta.
Em suma, por causa de sua dimensão
estética (sensorial) na linguagem e nas artes visuais, a relação entre código,
materiais e suportes é muito estreita. Embora configurem temas específicos,
esses conteúdos só são efetivamente compreendidos nos usos culturais e
históricos das imagens.
Contexto
Do texto da obra
Para representar a aparência física de
uma casa, o registro fotográfico ou o desenho em perspectiva são excelentes
estratégias. Porém, para construir essa mesma casa, o mestre-de-obras precisa
de uma planta baixa, desenho sem qualquer efeito de perspectiva que mostra a
exata posição e a medida de cada um de seus cômodos.
Portanto, não existe um modo de
representação superior a outro. Ao contrário, os estilos mudam de acordo com
sua função, ou seja, o contexto e as intenções de cada obra. É assim nos usos
cotidianos e profissionais da linguagem (arquitetura, sinalização, “design” de
moda, publicidade, etc.), bem como na arte.
Por isso, é dito que os estilos artísticos
representam “visões de mundo”, isto é, diferentes intenções e valores ligados a
convicções e necessidades espirituais, políticas, econômicas e sociais das
diversas culturas e épocas.
Do aluno, do professor, da escola, da comunidade
A cultura de uma nação estrutura-se na
interligação de inúmeras microculturas relacionadas a diferenças regionais,
sociais, econômicas, dos papéis sociais (masculino, feminino, transgênero), das
referências étnicas, religiosas e também de idade.
Os jovens articulam uma cultura
própria. Embora dirigida a eles, a escola costuma negligenciar esse repertório
cultural presente nas diversas linguagens
(verbal,
visual, musical, corporal e suas mixagens).
No campo da linguagem visual, isso é
perceptível nos modos de vestir, nas estampas das camisetas, das capas dos
cadernos, dos CDs, nas imagens dos vídeoclipes, nas histórias em quadrinhos,
nos grafites urbanos, entre outros exemplos.”
Atividades
de sala
1 – UEL
C4 – H14
Observe a imagem a seguir:
Sobre a obra, é correto afirmar:
a) A composição se assenta numa sucessão de figuras
claras e escuras geradoras de um ritmo visual.
b) Estrutura-se a partir de pinceladas livres e
formas fluidas e orgânicas criadas ao acaso.
c) Representa estados de agitação interior do
artista por meio de formas distorcidas e facetadas.
d) Revela uma gestualidade espontânea e improvisada
do artista, diretamente relacionada a seus estados de espírito.
e) Apresenta uma completa desestruturação das
formas e da relação figura-fundo.
Gabarito: A
2 – UEM (adaptada)
C4 – H14
“À medida que a técnica e depois a tecnologia
invadiram os meios de produção, acabaram provocando também o surgimento de
novas formas artísticas nas quais foi ultrapassada a rígida separação entre
obras de arte e objetos produzidos com a interferência de máquinas.”
PROENÇA, Graça.
História da arte. São Paulo:
Ática, 2007, p. 365.
Considerando esse texto, assinale a alternativa
correta.
a)
O desenvolvimento tecnológico teve pouca influência
sobre o surgimento das vertentes musicais denominadas concreta e eletrônica, de
meados de 1940.
b)
O cinema e a fotografia são exemplos expressivos
desse relacionamento entre arte e tecnologia, ainda que ambos, pela capacidade
de serem reproduzidos de forma ilimitada e pela relação íntima com o
entretenimento simplesmente, sejam alvo de severas críticas de muitos que não
os consideram arte.
c)
Desde seu surgimento, o cinema tem sofrido poucas
transformações tecnológicas.
d)
O desenvolvimento tecnológico explorado por
compositores, como Pierre Schaeffer e K. Stockhausen, influenciou muitos músicos
eruditos. Por outro lado, músicos populares ignoraram por completo essas
experiências.
e)
Na produção artística das artes visuais dos séculos
XX e XXI, encontramos certa influência da tecnologia, ainda que circunscrita a
ambiente digitais como o design.
Gabarito: B
3 – UEL
Falamos de “Arte Engajada” quando queremos nos
referir à produção dos artistas que assumem, diante da sociedade, uma postura
política e, muitas vezes, partidária. Neste contexto, surgiram os Clubes de
Gravura, entre as décadas de 1940 e 1950, especialmente no estado do Rio Grande
do Sul, em Bagé e depois em Porto Alegre; no estado de São Paulo, em São Paulo
e em Santos; e no estado de Pernambuco, em Recife. Tais clubes tomavam como
temática o trabalho, o trabalhador e as diferenças das condições sociais da
população. As gravuras e as ilustrações em jornais, revistas e livros eram os meios
que dispunham para a difusão de suas idéias.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema,
indique a alternativa que contém as imagens que fazem parte deste contexto.
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, IV e V.
e) II, IV e V.
Gabarito: D
Gabarito: D
4 – Unicamp
Analise as duas obras cujas reproduções foram
fornecidas, discorrendo sobre suas similaridades e diferenças (uso da cor e da
pincelada, função da cor e do desenho, relação figura e fundo, etc.)
Gabarito:
Em relação às duas obras, podem ser destacadas como semelhanças: as cores artificiais, o descompromisso com a reprodução fiel da realidade, a perspectiva rudimentar. Por outro lado, as disparidades são as cores mais vivas do primeiro, o número menor de detalhes do primeiro, a abordagem cubista do segundo frente ao fauvismo aparente do primeiro.
Estéfani é a Mariana do extensivo COC Uberaba.Tudo bem?
ResponderExcluirNão estou conseguindo abrir esse link.Dá a mensagem que minha conta google não está autorizada a ver.
Estéfani, é a Andressa do 2° int. e eu também não consigo acessar esse link. Quando clico pede para que eu solicite uma autorização a voce para conseguir abrir o conteúdo.
ResponderExcluirOi Estéfani,é a Ana laura do terceiro D. Eu falei com vc hj mais cedo se pudia me passar as respostas das questoes dos modulos 0 e 1, mas não vai dar pra ir no plantao, sera q vc pode me passar por aqui? obrigada
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