A dissertação no Enem
“Antes de escrever, aprenda a pensar.”
(Boileau)
"A leitura torna o homem completo; a
conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão."
(Francis Bacon)
A
prova de redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige a confecção de
um texto que se enquadre no gênero textual dissertativo e que expresse de forma
clara e contundente um posicionamento acerca do tema do exame. O assunto da
prova quase sempre sugere que o candidato proponha uma solução para um problema
relacionado a questões de caráter social especialmente. De certa forma, a prova
de redação tem o intuito de avaliar a capacidade do candidato de resolver
situações-problema de forma positiva para a sociedade e com atenção à
Declaração Universal dos Direitos do Homem e a conceitos de cidadania. Para
tanto, cinco competências são usadas como meios de avaliar a competência
discursiva e argumentativa no Enem, são elas:
1 - Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita
Nessa competência, a proposta é
verificar a capacidade discursiva do aluno a partir da observância das Normas
Gramaticais Brasileiras, ou seja, avalia-se a capacidade d esse escrever de
acordo com a norma padrão, em língua portuguesa moderna e clara. Evidentemente,
também é examinada a forma de o candidato expressar-se de forma relevante e que
conspire a favor do que se diz. Enfim, avalia-se o como se escreve a partir da
compreensão dessa faculdade na condição de ferramenta fundamental para se
atribuir relevância e potência ao que se pensa e escreve.
2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias
áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais
do texto dissertativo-argumentativo
Entender a discussão proposta pela
prova é condição fundamental para a confecção de redação de acordo com o
esperado pela banca, para tanto é imprescindível que, antes de escrever bem, o
candidato seja capaz de ler de forma eficiente e intertextual. Essa competência
define a capacidade de se escrever bem sob demanda, já que, para desenvolver
uma dissertação em que se articule conhecimentos de várias áreas, é fundamental
o entendimento satisfatório do tema e das orientações da proposta.
Em razão disso, o chamado “conhecimento
de mundo” e as leituras feitas ao longo da vida do aluno são determinantes para
se escrever um texto competitivo. Nessa competência, avalia-se também questões
de ordem estrutural como a adequação do candidato à linguagem prosaica e à estrutura
clássica do texto dissertativo redação.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos,
opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Essa orientação esclarece o interesse
da banca de apontar para que nos textos os candidatos sejam competentes na
veiculação de posicionamentos claros e precisos a respeito do debate suscitado
pela prova de redação do Enem. A fim de que essas opiniões sejam consideradas
razoáveis e coerentes, é crucial que aluno saiba julgar quais melhores
informações, ilustrações, exemplos, citações, etc., usar para comprovar seu
ponto de vista.
4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para
a construção da argumentação
Neste item, avalia-se a qualidade do
uso de operadores discursivos capazes de atribuir a um texto qualidades
relacionadas ao estabelecimento de coesão e coerência nele. Para isso, é
imprescindível o uso de elementos de coesão textual (advérbios, conjunções,
etc.) entre as sentenças da redação, que são responsáveis pelo estabelecimento
de relações semânticas ou de sentido entre parágrafos, períodos ou orações para
que as idéias contidas nelas sejam melhor compreendidas, em especial no que
elas tem interdependente.
Quanto à coerência textual, avalia-se o
emprego adequado de fatores tal como a situacionalidade, a informatividade, os
fatores de contextualização, a intertextualidade,etc., que são responsáveis por
tornar um texto inteligível, relevante e contextualizado, enfim apto a ser
compreendido.
5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando
respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
O
Enem é um exemplo único de concurso que avalia objetivamente a capacidade de o
candidato propor soluções humanitárias e tolerantes em relação a questões
étnicas, políticas, estéticas e ideológicas para uma situação-problema
apresentada pela prova.
Por
isso, é fundamental que o candidato abandone qualquer tipo de argumentação
baseada em preconceitos, generalizações e idéias fundamentalistas, por, nesses
casos, a redação será severamente penalizada, isto é, o texto feito no Enem tem
a função de reforçar uma grande quantidade de avanços no combate do preconceito
e do pragmatismo insensível a valores humanos fundamentais listados na
Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Seguem orientações esquematizadas sobre
a correção de redações no Enem contidas no “site” do Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep):
As redações deverão ser corrigidas com
base nas cinco competências expressas na Matriz do Enem e traduzidas para uma
situação específica de produção de texto.
Modelo de Análise da Redação do Enem
Competência
|
Na situação de produção de texto
|
Níveis
|
1
|
Demonstrar
domínio da norma culta da língua escrita.
|
1.
Domínio precário da norma culta, com graves e freqüentes desvios gramaticais,
de escolha de registro e de convenções da escrita.
2.
Domínio razoável da norma culta, com desvios gramaticais, de escolha de
registro e de convenções da escrita, pouco aceitáveis nessa etapa de
escolaridade.
3. Bom
domínio da norma culta, com pontuais desvios gramaticais e de convenções da
escrita.
4. Muito
bom domínio da norma culta, com raros desvios gramaticais e de convenções da
escrita.
|
2
|
Compreender
a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento
para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
|
1.
Desenvolvimento tangencial do tema e apresentação embrionária do tipo de
texto dissertativo-argumentativo; ou desenvolvimento tangencial do tema e
domínio razoável do tipo de texto dissertativo argumentativo; ou
desenvolvimento razoável do tema e apresentação embrionária do tipo de texto
dissertativo-argumentativo.
2.
Desenvolvimento razoável do tema, a partir de considerações próximas do senso
comum, e domínio precário do tipo de texto dissertativo-argumentativo.
3.
Desenvolvimento razoável do tema e domínio razoável do tipo de texto
dissertativo-argumentativo.
4. Bom
desenvolvimento do tema, a partir de um repertório cultural produtivo e de
considerações que fogem ao senso comum, e bom domínio do texto
dissertativo-argumentativo.
|
3
|
Selecionar,
relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos
em defesa de um ponto de vista.
|
1.
Apresenta informações, fatos e opiniões precariamente relacionados ao tema.
2.
Apenas apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema
proposto, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de
redação.
3.
Seleciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema
proposto, organizando-os e relacionando-os de forma pouco consistente em
relação ao seu projeto de texto.
4.
Seleciona, organiza e relaciona, de forma consistente, informações, fatos,
opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto em defesa do ponto de
vista defendido em seu projeto de texto.
|
4
|
Demonstrar
conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da
argumentação.
|
1.
Desarticulação das partes do texto.
2.
Articulação precária das partes do texto, devido a problemas freqüentes na
utilização dos recursos coesivos.
3.
Articulação razoável das partes do texto, com problemas eventuais na
utilização dos recursos coesivos.
4. Boa
articulação das partes do texto, sem problemas graves na utilização de
recursos coesivos.
|
5
|
Elaborar
proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores
humanos e considerando a diversidade sociocultural.
|
1. Não
elabora explicitamente uma proposta e não fere os princípios dos valores
humanos e da diversidade sociocultural.
2.
Esboça algumas idéias que podem ser o núcleo de uma proposta, respeitando os
valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
3.
Elabora proposta genérica de intervenção sobre a problemática desenvolvida,
respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
4.
Elabora proposta específica, respeitando os valores humanos e considerando a
diversidade sociocultural.
|
Propostas de redação do Enem
1998
Redija um texto dissertativo, sobre o
tema “Viver e Aprender” , no qual você exponha suas idéias de
forma clara, coerente e em conformidade com a norma culta da língua, sem se
remeter a nenhuma expressão do texto motivador “O Que É O Que É” .
Dê um título à sua redação, que deverá
ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha anexa ao Cartão-Resposta. Você
poderá utilizar a última página deste Caderno de Questões para rascunho.
1999
Com base na leitura dos quadrinhos e
depoimentos, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo,
sobre o tema: Cidadania e participação social.
Ao desenvolver o tema proposto, procure
utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação. Depois de
selecionar, organizar e relacionar os argumentos, fatos e opiniões apresentados
em defesa de seu ponto de vista, elabore uma proposta de ação social.
A redação deverá ser apresentada a
tinta na cor azul ou preta e desenvolvida na folha grampeada ao
Cartão-Resposta. Você poderá utilizar a última página deste Caderno de Questões
para rascunho.
2000
Com base na leitura da charge, do
artigo da Constituição, do depoimento de A.J. e do trecho do livro O cidadão de
papel, redija um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o
tema: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio
nacional?
Ao desenvolver o tema proposto, procure
utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua
formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para
defender o seu ponto de vista, elaborando propostas para a solução do problema
discutido em seu texto.
2001
Com base na leitura dos quadrinhos e
dos textos, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: Desenvolvimento
e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
Ao desenvolver o tema proposto, procure
utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua
formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para
defender o seu ponto de vista, elaborando propostas para a solução do problema
discutido em seu texto. Suas propostas devem demonstrar respeito aos direitos
humanos.
2002
Considerando a foto e os textos
apresentados, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema O
direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as
transformações sociais de que o Brasil necessita?
Ao desenvolver o tema, procure utilizar
os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação.
Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões, e elabore
propostas para defender seu ponto de vista.
2003
Considerando a leitura do quadro e dos
textos, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: A
violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?
Instruções:
• Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos
adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize
e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista,
elaborando propostas para a solução do problema discutido em seu texto. Suas
propostas devem demonstrar respeito aos direitos humanos.
• Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da
modalidade escrita culta da língua portuguesa.
• O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou de
narrativa.
• O texto deverá ter no mínimo 15 (quinze) linhas escritas.
• A redação deverá ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha
própria.
• O rascunho poderá ser feito na última folha deste Caderno.
2004
Com base nas idéias presentes nos
textos acima, redija uma dissertação em prosa sobre o seguinte tema: Como
garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?
Ao desenvolver o tema proposto, procure
utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua
formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para
defender seu ponto de vista e suas propostas.
2005
Com base nas idéias presentes nos
textos acima, redija uma dissertação sobre o tema: O trabalho infantil
na realidade brasileira.
Ao desenvolver o tema proposto, procure
utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua
formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para
defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
2006
Considerando que os textos acima têm caráter
apenas motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema: O
poder de transformação da leitura.
Ao desenvolver o tema proposto, procure
utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua
formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para
defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
2007
Todos reconhecem a riqueza da
diversidade no planeta. Mil aromas, cores, sabores, texturas, sons encantam as
pessoas no mundo todo; nem todas, entretanto, conseguem conviver com as
diferenças individuais e culturais. Nesse sentido, ser diferente já não parece
tão encantador. Considerando a figura e os textos acima como motivadores,
redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema.
O desafio de se conviver com a
diferença
Ao desenvolver o tema proposto, procure
utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua
formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para
defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
Observações:
• Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
• O texto não deve ser escrito em forma de poema
(versos) ou narração.
• O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em
branco.
• O rascunho pode ser feito na última página deste Caderno.
• A redação deve ser passada a limpo na folha própria e escrita a tinta.
2008
O texto acima, que focaliza a relevância da região amazônica para o meio
ambiente e para a economia brasileira, menciona a “máquina de chuva da
Amazônia”. Suponha que, para manter essa “máquina de chuva” funcionando, tenham
sido sugeridas as ações a seguir:
1 suspender completa e imediatamente o desmatamento na Amazônia, que
permaneceria proibido até que fossem identificadas áreas onde se poderia
explorar, de maneira sustentável, madeira de florestas nativas;
2 efetuar pagamentos a proprietários de terras para que deixem de
desmatar a floresta, utilizando-se recursos financeiros internacionais;
3 aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que
promoverem desmatamentos não-autorizados.
Escolha uma dessas ações e, a seguir, redija um texto
dissertativo, ressaltando as possibilidades e as limitações da ação
escolhida.
Ao desenvolver seu texto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e
as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione
argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista, sem ferir os
direitos humanos.
2009 – cancelado
Com
base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija um texto
dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o
tema Valorização do idoso, apresentando experiência ou proposta de
ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, Organize e Relacione,
de forma coerente e coesa, Argumentos e Fatos para defesa de seu ponto de vista.
Observações:
• Desenvolva seu texto em prosa: não redija narração, nem poema.
• O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado em branco.
• O texto deve ter, no máximo, 30 linhas.
• O Rascunho da redação deve ser feito em local apropriado, no final
deste Caderno.
2009
Com
base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija um texto
dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o
tema O indivíduo frente a ética nacional, apresentando proposta de
ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione
coerentemente argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
2010
Com base na leitura dos seguintes textos
motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija
texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa
sobre o tema O Trabalho na Construção
da Dignidade Humana, apresentando experiência ou proposta de ação social,
que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de
forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
2010 - Segunda aplicação
Com base na leitura dos seguintes textos
motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um
texto dissertativo-argumentativo, em norma culta escrita da língua portuguesa,
sobre o tema Ajuda Humanitária, apresentando
experiência ou proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione,
organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a
defesa de seu ponto de vista.
2011
Com base na leitura dos textos motivadores
seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija
texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o
tema VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS
LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO, apresentando proposta de
conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e
relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário