O
moderno e as vanguardas estéticas III
21:::Dadaísmo
- Corrente concebida em 1916 na sempre neutra
Zurique por jovens majoritariamente franceses e alemães que, se tivessem
permanecido em seus respectivos países, teriam sido convocados para o serviço
militar, o Dada foi um movimento de negação e crítica do “status quo”, foi ao
mesmo tempo fomentador da destruição e da criação. Assim, durante a Primeira
Guerra Mundial, artistas de várias nacionalidades, exilados na Suíça,
contrários ao envolvimento dos seus próprios países na Guerra, conceberam de
forma calculada e intencional um movimento estético sem precedentes na história
da arte, porque vanguardista e iconoclasta, além de radicalmente contrário a
todo forma de autoridade e hierarquia. O movimento internacionalizou-se tão
rapidamente quanto foi consumido pelo caos e pela postura anárquica que tão
ferozmente cultivou.
- O Dadaísmo em mais um de seus paradoxos
rompeu com quase tudo que o precedia em matéria de arte, mas foi influenciado
pelas colagens do Cubismo, pelo tino da autopromoção do Futurismo;
- Os dadaístas fundaram um movimento artístico
para expressar suas decepções em relação à incapacidade das ciências, artes e
religiões de evitar a destruição da Europa pela guerra.
- Sua proposta era que a arte fosse libertada
das referências racionalistas e tradicionais, assim constituíram uma ideologia
avessa à cultura ocidental de até então. Em virtude disso, o Dadaísmo defendeu
o absurdo, o ilógico, o descartável, o passageiro, o acaso, o fragmentado, a
incoerência, a desordem, o caos, etc. Isso porque entendiam que a pretensão de
que a lógica e a razão poderiam ser o norte para a solução de quaisquer
problemas da sociedade falira com a Guerra, a miséria e a fome.
- A palavra Dada foi descoberta
acidentalmente por Hugo Ball com ajuda de outros artistas num dicionário
alemão-francês. Dada é uma palavra francesa que significa na linguagem infantil
"cavalo de pau". Esse nome escolhido não fazia sentido, assim como,
segundo eles, a arte que perdera todo a razão diante da irracionalidade da
guerra.
- Os artistas dadaístas usaram intensamente a
técnica do “ready-made”, que consiste em extrair um objeto do seu uso cotidiano
e comum e, sem nenhuma ou com pequenas alterações, atribuir-lhe um valor
estético e subjetivo. Outra técnica significativa para o movimento era a
fotomontagem, que consistia em recortar imagens de fotografias, revistas e
jornais para compô-las de forma quase sempre absurda, jocosa ou provocativa.
- O movimento defendia o niilismo, o
questionamento da excepcionalidade da obra de arte, a crítica ao materialismo, a
irracionalidade do processo artístico e a realidade mágica da infância e, acima
de tudo, uma arte que prescindisse do exercício intelectual para dar lugar ao
errático, ao imprevisível e ao acaso.
O
Dadaísmo no Brasil
- No Brasil, o Dadaísmo referencia
timidamente a obra do escritor Mário de Andrade no livro “Paulicéia desvairada”,
no qual há um poema chamado “Ode ao burguês” em muito assemelhado a
determinados poemas dadaístas. O prefácio do livro também assume uma ótica “non
sense” quando recomenda aos leitores saber urrar caso queiram ler o poema citado.
- O Dadá repercute de forma intensa na
produção artística de alguns brasileiros como o arquiteto, pintor e escritor
Flávio de Carvalho (1899-1973) e o pintor e poeta Ismael Nery, em função do
esforço de ambos para dessacralizar a obra de arte como algo destinado a uns
poucos capazes de entendê-la ou produzi-la. Para tanto, usaram do absurdo para
questionar os padrões artísticos mesmo da contemporaneidade.
Exemplos
de arte dadaísta
- Duchamp, Marcel (1887-1968) pintor,
escultor e poeta franco-norte-americano (Dadaísmo, ready made) - ready made - “Roda
de bicicleta”.
- Duchamp, Marcel (1887-1968) pintor,
escultor e poeta franco-norte-americano (Dadaísmo, ready made) - 1917 - ready
made - “A fonte”.
- Höch, Hannah (1889-1978) artista plástico dadaísta – foto
montagem - “Contato com faca de cozinha”.
- Ernst, Max (1891-1976) pintor alemão
(Surrealismo, Dadaísmo) - 1921 - “O Elefante Celebes”.
- Ernst, Max (1891-1976) pintor alemão
(Surrealismo, Dadaísmo) - “A pequena glândula lacrimal que fala tique-taque”.
- Picabia, Francis (1879-1953) pintor e poeta
francês (Dadaísmo) - 1913 - ost - “Dança de estrelas em um navio a vapor
transatlântico”.
22:::Abstracionismo
O Suprematismo é
“supremacia do sentimento ou da percepção puros na arte criativa.”
(Kasimir Malevich)
“Não há necessidade
de expressar a arte em termos da natureza. A arte pode muito bem ser expressa
em termos de geometria e ciências exatas.”
(Georges Vantogerloo)
- De forma ampla e pouca rigorosa, pode-se
dizer que o Abstracionismo é uma corrente artística multifacetada em que não se
percebem figuras, mas apenas formas, rabiscos, linhas, manchas, etc., sem um
intuito específico e rígido de transmitir uma mensagem unívoca de sentido ou
racionalizável, portanto recusa a figuração reconhecível e socialmente aceita.
É, dessa forma, uma das mais radicais rupturas com o ideal de arte associado à
imitação da natureza. Dentre os movimentos mais destacados derivados dessa
concepção geral estão o Abstracionismo pioneiro de Wassily Kandinsky, o
Suprematismo de Malevitch, o Abstracionismo Geométrico do grupo de De Stijl de
Mondrian, o Construtivismo de Vladmir Tatlin, o Abstracionismo Lírico de George
Mathieu e mesmo o Expressionismo Abstrato de Jackson Pollock.
- A partir do Abstracionismo, as figuras são
reduzidas a formas geométricas ou absolutamente não figurativas. As linhas e as
cores adquiriram um valor independente da realidade, pois a arte não tinha que
representar o concreto, apenas os impulsos estéticos ou as emoções do artista.
- A arte abstrata buscou romper qualquer
relação com a Natureza, usando uma linguagem puramente abstrata, em que se
buscava ritmo e dinamismo por meio da cor e das formas. Portanto, é uma arte
não figurativa, por isso não manifesta a realidade sensível ou a sua ilusão,
mas abstrai dessa realidade outra: a das linhas e cores conjugadas apartadas da
realidade.
- O pintor russo Wassily Kandinsky foi um dos
seus principais representantes e teóricos, posteriormente o movimento
diversifica-se por meio de um geometrismo puro, com Piet Mondrian.
- O Abstracionismo divide-se em algumas
correntes:
Abstracionismo Lírico
- dimensão não objetiva da arte, resultado dos experimentos de decomposição
cubista e futurista da figura. Kandinsky é o inspirador dessa corrente, porque,
a partir de suas experiências expressionistas, quando pesquisou e testou
diversos meios de rompimento com a arte tradicional e figurativa, encontrou-se
com o Abstracionismo como a forma mais eficiente de negação da figuração.
Fortemente ligados à Música, os teóricos do Abstracionismo Lírico pretendem
tocar a alma do espectador pelo impulso visual puro, o que permitiria a eles
absoluta liberdade para usar a subjetividade como forma de entendimento
particular da obra. No caso de Kandinsky, isso fica claro também pelos títulos
que aludem a uma terminologia do campo musical como “improvisação”,
“composição”, etc.
Abstracionismo
geométrico - a vertente geométrica do Abstracionismo foi concebida por Mondrian
de modo em certa medida concomitante e independente de Kandinsky. Essa corrente
artística abstrata constitui-se de formas geométricas como círculos, quadrados
e retângulos dispostos de forma a representar conotações e subjetivismos do
autor, mas também ao espectador. Como principal expoente do grupo holandês De
Stijl (O Estilo), Piet Mondrian definiu esse estilo abstrato e geométrico pelo
uso de formas quadrangulares e retangulares definidas por linhas horizontais e
verticais negras responsáveis por impor método e organização à composição. O
uso de cores primárias destaca-se na obra desse pintor. De forma geral, a
pintura abstrata geométrica é definida pela abordagem matemática, racional,
equilibrada e estável da composição artística. O Abstracionismo Geométrico
influenciou decisivamente o design, a arquitetura e a moda do século XX de
forma indelével e ainda gerou duas correntes: o Suprematismo, movimento russo
de arte abstrata fundado por Malevich caracterizado pela intensa austeridade e
máxima economia no uso de formas e cores para construir composições totalmente
abstratas e econômicas sob um fundo geralmente branco, de forma a simular uma
espécie de suspensão das formas abstratas representadas; e o Construtivismo,
movimento de arte abstrata também russo idealizado por Vladmir Tatlin que
assimilou referências tecnológicas modernas e influências cubistas, além das
associadas aos primeiros anos da revolução Russa, e questionou a arte como um
fazer especial da experiência humana, ao contrário a admitia como parte
integrante do cotidiano e da vida prática, ainda que puramente abstrata.
Abstracionismo
no Brasil
- No Brasil, as diversas vertentes do
abstracionismo tiveram grande acolhida e vigor na arte brasileira desde a sua
chegada no início do século XX.
- As tendências construtivistas e suprematistas
influenciariam o movimento concretista brasileiro da segunda metade do século
XX em São Paulo principalmente.
- O Abstracionismo teve como principais
expoentes no Brasil os artistas Manabu Mabe, Tomie Ohtake, Luis Sacilotto,
Abraham Palatinik, Ivan Serpa, Antônio Bandeira, entre outros.
Exemplo
de arte abstracionista
- Kandinsky, Wassily (1866-1944) pintor
abstrato de origem russa naturalizado francês e professor da Bauhaus - 1913 -
óleo sobre tela - “Composição VII”.
- Kandinsky, Wassily (1866-1944) pintor
abstrato de origem russa naturalizado francês e professor da Bauhaus - 1914 -
óleo sobre tela - “Fuga”.
- Mondrian, Piet - Pieter Cornelis Mondrian
(1872-1944) pintor holandês (Abstracionismo, Neoplasticismo) - 1930 - óleo
sobre tela - “Composição II em vermelho, azul e amarelo”.
- Malevich, Kazimir Severinovich (1879-1935)
pintor e teórico de arte russo (Abstracionismo, Vanguarda suprematista) - 1918 – “Composição suprematista, branco em
branco”.
- Malevich, Kazimir Severinovich (1879-1935)
pintor e teórico de arte russo (Abstracionismo, Vanguarda suprematista) - 1923 - ost – “Quadrado negro”.
- Tatlin, Vladimir (1885-1953) pintor
ucraniano (Concretismo) - 1911 - ost – “Peixeiro”.
- Ohtake, Tomie (1913-) pintora japonesa
naturalizada brasileira (Abstracionismo informal) - 1990 - ost - “Abstrato”.
- Mabe, Manabu (1924-1997) pintor, desenhista
e tapeceiro japonês naturalizado brasileiro (Abstracionismo) - 1975 - óleo
sobre tela - “Abstrato Sobre Ocre”.
- Bandeira, Antônio (1922-1967) pintor e
desenhista brasileiro - 1950 - “Composição abstrata”.
- Sacilotto, Luiz (1924-2003) pintor,
desenhista e escultor brasileiro (Abstracionismo) - 1953 - esmalte sobre
compensado - “Paralelas iguais com efeitos diferentes”.
- Sacilotto, Luiz (1924-2003) pintor,
desenhista e escultor brasileiro (Abstracionismo) - 1984 - têmpera rhodopás
sobre tela fixada em duratex - “Concreção 8457”.
- Bandeira, Antônio (1922-1967) pintor e
desenhista brasileiro - 1950 – “Composição abstrata”.
- Serpa, Ivan Ferreira (1923-1973) foi
pintor, desenhista, professor e gravador brasileiro
(Abstracionismo-Neo-concretismo-Nova objetividade) - 1953 - ost - “Sem título”.
23:::Surrealismo
Os artistas devem
“buscar um modelo puramente interior ou deixar de existir.”
(André Breton)
- Iniciado em Paris e influenciado pelas
teorias psicanalíticas de Freud, este movimento baseou-se na expressão do
surreal, ou seja, do inconsciente, do bizarro e do impossível. Surge na década
de 1920 com o Manifesto Surrealista de André Breton, que recusava as regras que
definem ordem e beleza segundo preceitos renascentistas e tradicionais, para
tanto defendia a restauração dos sentimentos humanos e do instinto na arte, além
da espontânea representação dos sonhos. A rejeição do racionalismo e da lógica
e a sobrevalorização do inconsciente são as marcas basilares do Surrealismo.
- O movimento surrealista, assim como o
Dadaísmo, nasce literário, porém rapidamente passa a influenciar a pintura, a escultura,
a fotografia e o cinema com intensidades diversas.
- O Surrealismo propõe que o homem liberte-se
da razão instrumental, da autocrítica baseada no senso comum e da lógica
científica, para expressar a intimidade humana no que ela tem de mais inconsciente,
delirante, onírica, incoerente ou ilógica. Para tanto, além da produção
artística, os artistas e entusiastas do Surrealismo promoviam sessões de
“escrita automática”, hipnose, transe, além de serem simpáticos ao uso de
drogas e álcool como meios de libertação do inconsciente.
- A obra surrealista representa cenas insinuantes
e imprevisíveis com figuras exóticas e fantásticas, além de usar objetos comuns
transpostos para um mundo onde as leis naturais nada valem, assim como os
dadaístas faziam. Nas obras surrealistas, as imagens oscilam da serenidade dos
sonhos à inquietação promovida por acontecimentos produzidos pelo acaso e pela
coincidência e até mesmo por pesadelos.
- Diferente da maioria das vanguardas
europeias, o Surrealismo aponta para um regresso à figura representada de forma
tecnicamente muito apurada e detalhista, ainda que submetida aos temas
inusitados do movimento surrealista.
Surrealismo
no Brasil
- O Surrealismo no Brasil tem grande
influencia em diversos tipos de artes, especialmente na Literatura e nas artes
Plásticas ao longo do século XX.
- As ideias do surrealismo foram primeiramente
assimiladas no Brasil nas décadas de 1920 e 1930 pelo movimento modernista brasileiro.
Por isso, já podemos observar aspectos surrealistas na obra de Tarsila do
Amaral como “Abaporu”, “Lua” e “Antropofagia”. Ismael Nery, Cícero Dias, Maria
Martins entre muitos outros seriam importantes expoentes do desenvolvimento das
concepções surrealistas no Brasil.
Exemplos
de arte surrealista
- Dalí, Salvador - Salvador Domingo Felipe
Jacinto Dalí i Domènech (1904-1989) pintor surrealista catalã - “Cristo
Crucificado”.
- Dalí, Salvador - Salvador Domingo Felipe
Jacinto Dalí i Domènech (1904-1989) pintor surrealista catalão - “Cinquenta,
tigre real”.
- Tanguy, Raymond Georges Yves (1900-1955)
pintor surrealista - 1927 - ost - “Mamãe e papai estão feridos”.
- Magritte, Rene (1898-1967) pintor
surrealista francês - “As afinidades eletivas”.
- Nery, Ismael (1900-1934) pintor brasileiro
(Expressionimo-Cubismo-Surrealismo) - 1927 - ost - “Figura”.
- Chagall, Marc (1887-1985) pintor, ceramista
e gravurista surrealista russo-francês - 1917 - ost - “O andar”.
- Chagall, Marc (1887-1985) pintor, ceramista
e gravurista surrealista russo-francês - 1927 - “A amazona”.
- Ernst, Max (1891-1976) pintor alemão
(Surrealismo, Dadaísmo) - 1940 - “A roupa da noiva”.
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