Semana intensa para as relações entre EUA e Brasil, por conta da postura deselegante, para dizer o mínimo, de Barack Obama frente à visita da presidente Dilma aos EUA e pela atuação destacada do Brasil na Cúpula das Américas. Boa leitura a todos.
Abraços,
Professor Estéfani Martins
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1 - 1ª anos, 2º anos, 3º anos e PV
Escravizados pelo consumo
http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2012/04/viciados-em-consumir
2 - 1ª anos, 2º anos, 3º anos e PV
A verdade por traz da manipulação digital
http://tecnologia.uol.com.br/album/celebridades_photoshop_album.jhtm?abrefoto=1#fotoNav=1
3 - 1ª anos, 2º anos, 3º anos e PV
Quem são os donos da cultura?
http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2012/290/ser-ter-e-compartilhar
4 - 2º anos, 3º anos e PV
Mais do mesmo ou um passo adiante
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2012/04/17/eua-flexibilizam-nova-politica-antidrogas-mas-descartam-legalizacao.htm
5 - 2º anos, 3º anos e PV
Cuba e a América
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19961
6 - 3º anos e PV
Brasil e a América
http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=6&post_id=953
7 - 3º anos e PV
Ricardo
Fenati - Professor do departamento de Filosofia da Fafich
A ciência , traço que singulariza as sociedades
modernas, vem sendo analisada sob os mais diversos ângulos . Desde
o enfoque mais
clássico da epistemologia
ao olhar mais
recente dos estudos
culturais, multiplicam-se os estudos sobre a atividade
científica . Entretanto ,
em nossos
dias , uma perspectiva ,
a da ética , exerce particular
interesse , associada
que está ao espetacular
desenvolvimento contemporâneo
das ciências da vida .
Se aceitarmos a associação entre
a atitude ética
e o estabelecimento de alguma espécie de limite , que aproximações
podemos fazer entre
a ética e a ciência ,
entre os procedimentos éticos e a busca
do conhecimento ? Sociedades
tradicionais, ordenadas de um ponto de vista religioso , sempre
se pautaram pelo reconhecimento
de limites intransponíveis ,
derivados da afirmação da finitude humana .
Sociedades dessa espécie
não têm dificuldades
para admitir a existência de áreas
indevassáveis ao conhecimento .
Os evidentes benefícios
derivados da ciência ao longo da modernidade desembocaram na aceitação ,
quase sempre
irrefletida , mas
nem por
isso menos
eficaz , da doutrina
de que a busca
da verdade , em
curso na ciência ,
é a rota que
conduz, rápida e seguramente ,
ao bem . Eventuais
indecisões ou
ambigüidades apenas
têm lugar – é o que
se diz ainda hoje
– quando está em
questão o uso
da ciência .
Separando a ciência do seu uso , de suas aplicações , somos cada
vez mais
ciosos dos limites
atinentes à intervenção
humana na natureza .
Certamente – e isto
já faz parte
do currículo de nossas escolas de ensino
fundamental e médio
–, há coisas que
não devemos fazer .
Reconhecemos, por exemplo ,
ciclos objetivos
na natureza e procuramos obedecer
a eles . Entretanto ,
uma coisa é reconhecer limites no nível da ação , aceitar normas e padrões
éticos na nossa
relação com
a natureza e proibir
certas ações
como inoportunas ou
impróprias. Outra coisa
muito diferente
é reconhecer ou
estabelecer limites
ao conhecimento e não
apenas à sua
aplicação .
A busca da verdade , tal como , hoje , a entendemos nas modernas ciências
ocidentais , é autolegitimadora, não tendo como ser objeto de uma ética . Escolhemos a ciência
como a estratégia
mais segura
e conseqüente de obtenção
da verdade . Nesse horizonte ,
quaisquer tentativas de compatibilizar
ciência e ética ,
tais como
as entendemos neste momento , parecem
fadadas ao fracasso . À medida que desfrute de plena autonomia , talvez
o conhecimento nos
conduza a um beco
sem saída .
Escolhendo o cultivo da curiosidade como
o mais alto
dos valores , a nossa
destruição pode vir
a ser o preço
a pagar . Entretanto ,
escolhendo uma impossível contenção ,
não estaríamos com
a salvação garantida.
Fonte: http://www.ufmg.br/diversa/4/cienciaeetica.htm
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