Módulo 1 -
Tecnologia como conceito, processo e meio
“O
grande perigo da tecnologia é implantar no homem a convicção enganosa de que é
onipotente, impedindo-o de ver a sua imensa fragilidade.”
(Hermógenes)
“A tecnologia ensinou uma lição
à humanidade : nada
é impossível .”
(Lewis
Mumford)
“Hoje ,
consigo perceber
que nossa
tecnologia ultrapassou nossa humanidade .”
(Albert Einstein)
Infovia-crúcis. Conheceram-se na rede.
Amou-a e deletou-a.
(Nivaldo Lemos)
O avanço tecnológico
teve grande impacto na produção do conhecimento, porque possibilitou a criação
em maior quantidade de informação que é concebida e alterada de formas cada vez
mais aceleradas e diversas. Nesse processo, várias tecnologias tiveram
diferentes funções e impactos distintos na relação do homem com o conhecimento,
com o mundo, com ele mesmo, com as linguagens e com o outro, em especial as
associadas aos universos da comunicação e da informação.
Dessa forma, é
possível estabelecer uma relação entre o desenvolvimento de uma sociedade qualquer
com as tecnologias de informação e comunicação produzidas por ela, com a
quantidade e qualidade do conhecimento produzido e com as linguagens inatas ao
homem ou não que mediam e permitem esses dinâmicos processos.
:::::Etapas do avanço técnico da humanidade e
da relação do homem com a produção e a recepção de informações
_A construção de ferramentas rudimentares, o
domínio da produção do fogo e a domesticação de animais.
_A Revolução Agrária foi a condição primária
para que a humanidade pudesse adotar o sedentarismo como principal meio de se
relacionar com o espaço, com a natureza e entre si, o que muito favoreceu o
desenvolvimento tecnológico, já que, estabelecido em um determinado lugar, o
homem seria obrigado a criar condições para suportar as exigências ambientais e
circunstanciais (escassez de alimentos, falta de água, fenômenos climáticos
extremos, secas, predadores, etc.), e não mais as evitar.
_O desenvolvimento da escrita, nesse
contexto, é entendido como meio de estabelecer uma espécie de memória
periférica para a humanidade, já que o registro material e gráfico superava em
muito a história oral - importante, mas pouco confiável no tocante a ser
fidedigna ao fato original. Permite, a partir do seu advento, quase simultâneo
em duas ou três culturas, o desenvolvimento mais rápido do conhecimento e da
tecnologia, já que agora mais pessoas passam a ter contato com as ideias dos
grandes pensadores de então. O estabelecimento desse processo tecnológico
associado à comunicação e à criação dessa linguagem marca o início das grandes
civilizações para muitos historiadores.
_O desenvolvimento da imprensa como um meio
de otimizar a produção de livros e impressos aumentou intensamente o volume de
informação produzido pelo homem, além, sob certo aspecto, de ter democratizado
o acesso ao conhecimento no Ocidente e de ter fomentado, em grande medida, a
diversidade e a qualidade das informações, antes fortemente controladas por
instituições religiosas, que eram as principais responsáveis pela produção de
livros por obra do trabalho de copistas, já que todos os livros até então eram
manuscritos.
_A medição cada vez mais precisa e
compartimentada do tempo, por meio de inúmeros tipos de relógios, foi uma forma
de estabelecer uma nova relação com a natureza e com o próprio tempo, no
sentido de contabilizá-lo, compartimentá-lo para, entre outros fins, avaliar a
produtividade das pessoas no espaço do trabalho, a velocidade do tráfego e
produção de informações, etc.
_A Revolução Industrial foi marcada pela
invenção da máquina a vapor, que foi a principal motivadora de uma das
principais mudanças da história da humanidade no modo do homem viver e
produzir. Isso acabou impondo um meio fabril e veloz de produção de bens
materiais, que, mais tarde, alcançaria também a produção de informação e
conhecimento.
_Do ábaco ao computador. A relação íntima
entre esses dois artefatos, tão distantes aparentemente, esconde o quão rápido
avançamos tecnologicamente no cálculo, na armazenagem e na produção de
informação. Desde a calculadora rudimentar dos chineses até os computadores
gigantescos do pós-Segunda Guerra, houve um substancial avanço, mas o que
aconteceu depois foi vertiginoso, mesmo porque a vida de todas as pessoas do
planeta mudou de forma direta ou indireta, pela “popularização” dos
computadores pessoais, da internet, das aplicações da nanotecnologia e da
transmissão de uma inimaginável quantidade de dados. Isso tudo em apenas 50
anos.
_Sob a égide do avanço tecnológico, houve o
nascimento da tecnologia mais imprevisível concebida pelo homem, a internet,
que superou tudo que conhecíamos até então em formas de comunicação, sendo
hoje, além de um meio de troca de informação e dados sem precedentes, um
veículo comunicacional em constante avanço por obra e força da comunidade de seus
usuários, e não mais apenas das corporações que teoricamente a controlam.
:::::Algumas
questões humanísticas sobre o avanço das tecnologias de comunicação e de
informação
_Teses iluministas e depois cientificistas
preconizaram que o avanço tecnológico seria capaz de isentar o homem de
trabalhos perigosos e fisicamente degradantes; como se pode constatar, pouco
disso foi realizado. Tal fato faz pensar sobre os múltiplos desdobramentos da
fascinação provocada pelo avanço tecnológico, que faz a maioria ignorar muitos
dos males desse processo, tais como desemprego estrutural, benefícios ainda
restritos a uma minoria, a exclusão digital, o analfabetismo, etc.
_Em função da presente degradação ecológica,
a produção e o consumo de itens provenientes desse avanço devem ser
urgentemente repensados tanto pelo carbono empregado na cadeia de produção de
computadores e celulares, por exemplo, quanto pela quantidade cada vez maior de
lixo produzido por causa do quase sempre precoce descarte desses aparelhos.
Além disso, preocupa a toxicidade desses materiais, visto que são usados vários
metais pesados na confecção de computadores e celulares.
_O preço do “progresso”: é certo que em
confrontos como a 2ª Guerra Mundial há veloz avanço tecnológico propiciado
pelas mobilizações e pela concorrência entre os países envolvidos, entretanto,
será que avanços como a penicilina, o plástico, as novas técnicas médicas, as
ligas mais leves de aço, os aviões a jato, o teflon, a energia nuclear, etc.,
só ocorrerão graças à vontade do homem de destruir e subjugar o outro?
Portanto, a tecnologia certamente nos deu os meios e as ferramentas, entretanto
há muito ainda para ser discutido em relação aos modos e às consequências
desses múltiplos e constantes avanços.
_As relações humanas com as linguagens, para
bilhões de pessoas, foram intensamente transformadas pela internet no que tange
às relações interpessoais; à relação com as línguas maternas, modificadas por
princípios associados à economia e à agilidade; ao contato com línguas estrangeiras,
especialmente o inglês; à produção amadora de vídeos; à democratização da
produção cinematográfica; ao barateamento da produção musical; etc.
_Em função dessas demandas, há a necessidade
da criação de algum organismo internacional que discuta francamente a dimensão
ética desse avanço tecnológico para que não sejamos alvos no futuro, se já não
o formos, de nossas ambições e realizações tecnocientíficas.
:::::Avanços
nos modos de transmitir informação
A forma como a informação é transmitida modificou-se com grande
velocidade através da história da humanidade, sempre surpreendendo com a forma
como variáveis associadas à distância, à quantidade, à qualidade e à velocidade
com que esse processo desenvolvia-se fossem periodicamente repensadas e redimensionadas.
Eis algumas etapas desse avanço: os sinais de fumaça, a pintura rupestre, os
tambores, a escrita, o correio romano, a imprensa, o telégrafo com fio, o
telefone, o telégrafo sem fio, o rádio, a fotografia, o cinema, a televisão, o
fax, a internet, a telefonia celular, etc.
:::::As formas de armazenamento da informação
_Tradição oral e
pintura rupestre.
_Pedra, papiro, pergaminho e papel, ou seja,
meios materiais para “perpetuação” da informação.
_Bibliotecas - locais destinados a acumular de
forma organizada e segura a informação produzida pelo homem ao longo da
História.
_Obras de referência - tentativas de criar
compêndios capazes de conter grande parte do conhecimento produzido pela
humanidade, as enciclopédias e os dicionários. Ideia visionária que antecipa
muito do que a internet representará, ainda que ambas as iniciativas possam ser
consideradas utópicas, já que é inviável - mesmo imaginar - que todo o
conhecimento humano possa ser registrado em um veículo informacional apenas,
visto que o processo de produção da informação é muito mais dinâmico, plural e
veloz do que o desenvolvimento de qualquer tecnologia concebida pela
humanidade.
_Primeiras experiências com gravação de sons.
_Fotografia.
_Televisão com o advento de recursos de gravação
de imagens (“playback”).
_Computador - virtualização e digitalização
da informação: é criado um novo paradigma de armazenagem de dados que
transcende o material e passa a contar com formas eletrônicas de armazenamento
contadas aos bytes, nasce uma nova medida.
_Internet – construção de uma rede de
endereços eletrônicos e de computadores capaz de armazenar e permitir a troca e
o tratamento de grande parte do conhecimento produzido pela humanidade. O
tráfego e a velocidade de transmissão de informação cada vez maiores e a
produção e o acesso à informação descentralizada e democratizada são as
características mais marcantes dessa rede no século XXI.
_Celular, computador de mão (smartphones,
tablets, etc), tocador de MP3, etc., representam a quebra de paradigmas jamais
imaginados, tais como garantir a seus usuários uma mobilidade praticamente
ilimitada; serem símbolos de um processo amplo de convergência tecnológica, ou
seja, quando um aparelho passa a concentrar tecnologias de outro até que eles
se fundam em um só, o que é o caso dos celulares que paulatinamente acumulam
funções de telefone, tocador de MP3, tocador de vídeos, computador de mão e
máquina fotográfica; redução no tamanho dos aparelhos graças a progressos na
nanotecnologia e avanço rápido da capacidade e da velocidade de unidades de
processamento na armazenagem de dados.
:::::O
plano ideológico da Era da Informação
_A Era da Informação é o período que para
muitos se inicia no século XX, após a Segunda Guerra Mundial, com o invento do
computador e é moldado pela influência decisiva do cinema na vida de pessoas
comuns, pela popularização do rádio, pelo início da massificação da televisão
e, posteriormente, pela invenção do computador pessoal, do telefone celular e
da internet. Esses adventos tecnológicos mudaram irreversivelmente a vida de
grande parte da humanidade, a partir de modificações na forma de os homens se
relacionarem com o outro, consigo mesmo e com as instituições. Tais mudanças
obrigaram a criação de novos conceitos para abarcar os novos meios e mídias
responsáveis pela nossa relação com a informação, pelas mudanças nos nossos
padrões de comportamento e pela revolução nos nossos modos de nos comunicarmos,
com a criação ou incorporação de palavras como blogosfera, deletar, internauta,
conectado, “on line”, etc.
_O Futurismo é um movimento que se inicia com
a aurora do século XX, agressivamente dirigido para o futuro, prega a
destruição da arte anterior (inclusive a simbolista, a impressionista, a
naturalista, etc.) especialmente por causa do seu individualismo e
sentimentalismo. Cultua, em contrapartida, a mudança, a invenção, a velocidade,
a produção, a máquina, a glorificação do patriotismo e da guerra, as multidões,
etc. Surge com o Manifesto do Futurismo do poeta italiano F.T. Marinetti.
_A democratização do acesso à informação é
consequência dos avanços técnicos responsáveis pela delimitação do conceito de
Era da Informação. Esse conceito é falho, se entendido literalmente, já que a
informação não foi democratizada para além daqueles que têm meios para
acessá-la. Todavia, mesmo assim, é possível constatar um universo muito grande
de pessoas que, apesar de terem todos os meios para se informarem a partir de
um tipo de autonomia baseada na diversidade de opiniões e fontes, ignoram essa
possibilidade em favor do conhecimento pasteurizado e superficial oferecido
abundantemente pelos meios de comunicação de massa.
_O excesso de informação provocado por todos
esses adventos e revoluções inadvertidamente criou uma exigência com a qual nem
todas as pessoas estão preparadas para conviver de forma produtiva - abundância
de informações oriundas dos mais variados países, sobre os mais variados
assuntos e a partir dos mais diversos pontos de vista - o que faz com que
algumas delas desenvolvam uma doença chamada de estresse da informação.
_A importância do desenvolvimento de
critérios de seleção de informação para bem relacionar-se com a quantidade
imensurável de informação produzida e veiculada pelo homem de forma impressa,
digital e pelos meios de comunicação sugere uma nova forma de educar e
aprender. Tal medida é crucial para se ter proveito verdadeiro das vantagens
desse momento pelo qual passamos e que Umberto Eco chamou apropriadamente de
“dilúvio da informação”.
_A virtualização das informações, como
consequência dos avanços aplicados a tecnologias de comunicação e informação,
tornou sedutora a ideia de preterir o contato humano e preferir o por meio de
computadores, em especial, como forma de ampliar, solidificar e manter um
círculo de relações de uma determinada pessoa. Essa tendência alcança até mesmo
a prática de relações sexuais intermediadas por máquinas ou mesmo o
desenvolvimento de comportamento compulsivo em relação à pornografia disponível
na internet.
_O avanço tecnológico e o moral ocorrem em
ritmos diferentes, ou seja, aparentemente avançamos numa velocidade
inimaginável na aplicação dos progressos tecnológicos, já no campo moral, ainda
que saibamos e concordemos sobre o que é melhor para a humanidade e para o
planeta em linhas gerais, estamos muito longe de amplamente aplicar esses
conhecimentos.
_Privacidade, tecnologia e Capitalismo – a
união desses três conceitos tem trazido mais problemas do que vantagens para o
homem, já que a privacidade de todos tem sido invadida sem cerimônias graças
aos avanços na área da tecnologia e a interesses econômicos. Em virtude disso,
podemos ser espionados por câmeras cada vez menores ou mesmo em nossos
computadores por corporações ou hackers interessados em saber sobre hábitos dos
internautas quando conectados, ou mesmo suas senhas usadas em bancos para que
sejam alvos de um possível golpe.
_A tecnologia é realmente uma facilitadora do
acesso à informação? O paradigma de um mundo onde a informação está cada vez
mais disponível e fácil de ser encontrada convive com jovens cada vez menos
informados com propriedade sobre quaisquer assuntos; embora tenham tido contato
com grande quantidade de informação, não houve tempo nem condições culturais de
assimilá-la, ou seja, de torná-la conhecimento.
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