Leia atentamente os textos abaixo e siga as
orientações para fazer sua redação.
Texto I. Os caminhos da publicidade
Maria Eduarda da Mota
Rocha
(...) a “qualidade de
vida” é uma resposta mais direta aos custos pessoais trazidos pela modernização
capitalista no Brasil. Se ela produziu abundância material para os seus
beneficiários, produziu também novas formas de raridade, especialmente o tempo,
o espaço e a sociabilidade.
Por isso, hoje, os
anúncios tendem a representar a vida feliz nesses termos: a natureza onde o
espaço é abundante, o tempo livre do lazer e do ócio, a amizade, o amor, a
família. A redescoberta das “coisas simples da vida” atenua o fascínio pelos
produtos e serviços em si mesmos.
A “responsabilidade
social” e a “qualidade de vida” prometem uma reconcialização entre os
interesses financeiros e a felicidade humana, em sua dimensão coletiva e
pessoal.
A publicidade, como a
retórica do capital, transformou-se nessa direção, para contrabalançar os
custos de uma modernização que reproduziu a violência, degradou o meio
ambiente, erodiu a sociabilidade e falhou em dar à vida algum sentido
transcendente.
Folha de São Paulo. Folha Top of mind. 2010. (adaptado)
Texto II. O
que você deve fazer
(Se for bom leitor de jornais e revistas, fiel ouvinte
de rádio, obediente telespectador ou simples passageiro de bonde.)
Livre-se do complexo de magreza, usando Koxboax hoje
mesmo.
Economize servindo a garrafa-monstro de Lero-Lero.
Tenha sempre à mãe um comprimido de leite de magnólia.
Resolva de uma vez o problema do seu assoalho,
aplicando-lhe Sintaxe.
Valorize sua capacidade estudando desenho
arquitetônico, mecânico e publicitário.
Faça o curso rápido de rádio, tevê, transistor,
eletrônica e derivados.
Aprenda em poucos dias pelo moderno sistema
verbivocovisual.
Carlos Drummond de Andrade
Texto III. Propaganda responsável
Fazer propaganda
responsável é ter bom senso e reconhecer a interferência que essa linguagem tem
na vida das pessoas. Quando ganha a mídia de massa, a propaganda produz efeitos
bons e ruins, dependendo do perfil do receptor, do cenário em que se vive.
[...] Tal preocupação pesa sobre os anunciantes, interessados em agradar a um
consumidor cada vez mais informado e consciente. Mas como exercer a
responsabilidade sem patrulhar a criação na propaganda?
(Ricardo Barbosa. In DC, 10/12/05, p.12).
Proposta
A – Dissertação
Redija um texto
dissertativo sobre o seguinte tema: PROPAGANDA: CRIATIVIDADE COM RESPONSABILIDADE.
Instruções:
-
Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma
padrão da língua portuguesa.
-
A redação deverá ter entre 20 e 30 linhas.
-
Dê um título a sua redação.
Proposta
B – Outros gêneros textuais
Diante
do contexto apresentado, escreva um depoimento
a ser publicado em um blog pessoal em que você se posicione de forma clara
sobre o tema: PROPAGANDA: CRIATIVIDADE COM RESPONSABILIDADE.
Instruções:
-
Seu texto deve ter título.
- Seu texto deve ter no
mínimo 25 e no máximo 30 linhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário