PUC - Campinas
Redação 2011
Instruções gerais
I.
Dos cuidados a serem tomados pelos candidatos:
1. Leia atentamente as propostas, escolhendo uma das três
para sua prova de Redação.
2. Escreva, na primeira linha do formulário de redação, o
número da proposta escolhida e dê um título ao texto.
3. Redija seu texto a tinta (em preto).
4. Apresente o texto redigido com letra legível (cursiva
ou de forma), em padrão estético conveniente (margens, paragrafação etc.).
5. Não coloque o seu nome na folha de redação.
6. Tenha como padrão básico o mínimo de 30 (trinta)
linhas.
II. Da elaboração da redação:
1. Atenda, com cuidado, em todos os seus aspectos, à
proposta escolhida. Às redações que não atenderem à proposta ( ao gênero de
texto) será atribuída nota zero.
2. Empregue nível
de linguagem apropriado à sua escolha.
3. Estruture seu texto utilizando recursos gramaticais e adequados.
Lembre-se de que o uso correto de pronomes e de conjunções mantém a coesão textual.
4. Seja claro e coerente na exposição de suas ideias.
PROPOSTA I – DISSERTAÇÃO
Leia o editorial abaixo, procurando apreender o tema nele
desenvolvido. Em seguida, elabore uma dissertação,
na qual você exporá, de modo claro e coerente, suas ideias acerca desse tema.
Descendentes de um grande escritor brasileiro já
desaparecido tentaram evitar que uma publicação veiculasse fotografia do pai
com um determinado tipo de gravata. Consideravam que o autor só poderia
aparecer com o modelo borboleta predileto. O episódio é apenas um exemplo dos
excessos cometidos por famílias na suposta tentativa de proteger a imagem de
seus famosos parentes mortos. Há muitos casos análogos, que envolvem, além da
imagem e, do nome, o direito de relatar fatos biográficos, criticar e reproduzir
obras em meios como livros, revistas e catálogos. Ambições pecuniárias, leis
problemáticas e decisões judiciais infelizes conspiram para conferir aos
herdeiros um poder desmedido sobre bens que possuem evidente dimensão pública.
O episódio mais recente
envolveu a Bienal de São Paulo e a associação O Mundo de Lygia Clark, dirigida
pelo filho da pintora. Diante de imposições, os responsáveis preferiram retirar
a artista da mostra. “Queriam até controlar quem poderia escrever sobre ela”,
afirmou o curador Agnaldo Farias.
A associação argumenta que tem
custos e precisa cobri-los. Ainda que fosse assim (e que se precise avançar em
políticas públicas de aquisição de acervos na área das artes visuais), o
argumento não bastaria para impedir a presença de obras da artista na Bienal, a
reedição de um livro e o uso de seu nome numa exposição com depoimentos em
vídeo acerca de seu trabalho.
Em breve, o Ministério da
Cultura levará a consulta pública a revisão da lei de Direito Autoral. É
provável que aspectos relativos às novas tecnologias dominem o debate – mas isso
não deveria impedir que se criassem regras para reequilibrar as relações entre
direitos de herdeiros e o caráter público do patrimônio cultural.
FSP, A2 opinião, segunda-feira, 07 de junho de 2010.
PROPOSTA II - DISSERTAÇÃO
Leia, com atenção, o texto que se segue
A escola é uma instituição
voltada para a formação do indivíduo, entendida esta como o reconhecimento e a
prática de valores positivos.
Ocorre, no entanto, que a
escola também se volta para a literatura e o aluno entra em contato com grandes
escritores, que nem sempre tratam de valores positivos; os melhores prosadores e
poetas podem abordar aspectos negativos do homem e da sociedade: a força da
ambição, o autoritarismo, a injustiça, a violência, as carências de toda
espécie, o ódio, o ciúme, o despeito...
Com base no que diz o texto acima, redija uma dissertação
na qual você discutirá a seguinte tese:
A literatura não
apregoa bons costumes, mas estimula nosso senso crítico.
PROPOSTA III - NARRAÇÃO
Uma propaganda na TV alerta a
população sobre equívocos provocados pelo fato de pessoas terem o mesmo nome,
explorando de modo bem-humorado o caso dos homônimos.
No saguão de um aeroporto, um homem carrega uma pequena tabuleta com o
nome da pessoa que espera, a quem, evidentemente, nunca vira antes. Quando
chega, o homem cujo nome está escrito na tabuleta é levado para casa onde sua
suposta família o espera com uma festa de boas vindas. Na hora do encontro,
evidencia-se o engano: o recém-chegado, que nada tem de oriental, é
recepcionado por uma família de japoneses. No aeroporto, o japonês esperado
pela família permanece aguardando.
Redija uma narração em que se relate um caso de engano
vivido por duas personagens homônimas. O narrador que você escolher deve contar
como o equívoco se gerou e explorar a reação tanto dessas personagens quanto de
outras presentes na situação imaginada. Procure ser bem criativo no desfecho.
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