COC
Uberaba
Leia
atentamente os textos seguintes e escolha uma das propostas abaixo:
Texto 1. “(...) A concepção de juventude como passagem parte do reconhecimento de que se trata de um período de
transformações e por isso de buscas e definições de identidade, de valores e
idéias, de modos de se comportar e agir. Disto decorre a percepção da juventude
como momento de instabilidade: intensidade e arrojamento, por um lado,
turbulência e descaminhos, por outro.
O lugar da política
Passados os
períodos de maior mobilização dos anos 60 e 70, em que movimentos de jovens,
sobretudo estudantes, irromperam com força na cena política desempenhando papel
importante no combate e resistência aos governos militares, para onde teriam
ido os jovens brasileiros das gerações seguintes? Os jovens das décadas de 80 e
90 seriam mais alienados que os das gerações que os antecederam? Que lugar
ocupa a política para o jovem brasileiro de hoje? (...). Diante disso, cabe dizer que, se os
jovens se mantêm distantes das formas tradicionais da política, a grande
maioria acha que pode mudar o mundo (mudar muito, 54%; mudar um pouco, 30%). E
a mudança que os jovens fariam no mundo poderia ser a erradicação de seus problemas
mais pungentes, a violência, o desemprego, a fome, as injustiças sociais, as
drogas, a pobreza e a miséria. Podemos, então, dizer que as energias utópicas
não estão esgotadas, que os adolescentes têm o desejo de um mundo melhor e
apostam em sua capacidade de transformação.”
Publicado em Teoria e Debate, revista da
Fundação Perseu Abramo, nº 45. www.fpa.org.br
Texto 2
Conforme
o contexto histórico, social e político, a expressão "participação
política" se presta a inúmeras interpretações. Se considerarmos
apenas as sociedades ocidentais que consolidaram regimes democráticos, por si
só, o conceito pode ser extremamente abrangente.
A participação política designa uma
grande variedade de atividades, como votar, se candidatar a algum cargo
eletivo, apoiar um candidato ou agremiação política, contribuir financeiramente
para um partido político, participar de reuniões, manifestações ou comícios
públicos, proceder à discussão de assuntos políticos etc.
http://educacao.uol.com.br/sociologia/ult4264u32.jhtm
Proposta A – Enem
Em função da leitura dos textos motivadores e dos
conhecimentos assimilados ao longo de sua formação, faça uma dissertação
argumentativa sobre a participação
política dos jovens e como esses podem ser um fator de mudança política.
Selecione, organize e relacione, de forma
coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Observações:
• Seu texto deve ser escrito à tinta, na folha de
redação.
• Desenvolva seu texto em prosa: não redija
narração, nem poema.
• O texto com até 7 (sete) linhas escritas será
considerado em branco.
• O texto deve ter, no máximo, 30 linhas.
Proposta B – Fuvest
Com base nas ideias e sugestões presentes nos
textos aqui reunidos, redija uma dissertação argumentativa, em prosa, sobre o
seguinte tema: Juventude como fator de
mudança política
Instruções:
- Lembre-se de que a situação de produção de seu
texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
- A redação deverá ter entre 20 e 30 linhas.
- Dê um título a sua redação.
Proposta C – Outros gêneros textuais
Faça uma Carta
Pessoal a um amigo, em que você tenta convencê-lo a participar efetivamente
da política pública brasileira.
Instruções:
- Seu texto não
deve ter título.
- Seu texto deve ter no mínimo 25 e no máximo 30
linhas.
- Assine sua carta como Marcos ou Marcela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário