A correção de
redações no Enem – critérios da banca
As redações deverão ser corrigidas com
base nas cinco competências, específicas para redação, expressas na Matriz do
Enem e traduzidas para uma situação específica de produção de texto.
Cada competência
será avaliada à luz de quatro critérios correspondentes aos conceitos
insuficiente, regular, bom e excelente, convertidos, respectivamente, em níveis
1, 2, 3 e 4. Esses níveis serão representados por pontos, respectivamente, 2,5;
5,0; 7,5 e 10,0.
Modelo de análise da redação do ENEM
COMPETÊNCIA
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SITUAÇÃO
DE PRODUÇÃO DE TEXTO
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NÍVEIS
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I
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Demonstrar
domínio de norma culta da língua escrita.
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1.Demonstra conhecimento precário da norma
culta, com graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de
registro e de convenções da escrita.
2.Demonstra conhecimento regular da
norma culta, com desvios gramaticais, de escolha de registro e de
convenções da escrita pouco aceitáveis nessa etapa de escolaridade.
3.Demonstra bom domínio da norma culta, com
pontuais desvios gramaticais e de convenções de escrita.
4.Demonstra muito bom domínio da norma culta, com
eventuais deslizes gramaticais e de convenções de escrita.
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II
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Compreender
a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento
para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo.
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1.Desenvolve tangencialmente o tema e/ou
apresenta embrionariamente o tipo de texto dissertativo-argumentativo; ou
desenvolve tangencialmente o tema e domina razoavelmente ou bem o tipo de
texto dissertativo-argumentativo; ou desenvolve razoavelmente o tema e
apresenta embrionária ou precariamente o tipo de texto
dissertativo-argumentativo.
2.Desenvolve razoavelmente o tema, a partir de considerações
próximas do senso comum, paráfrases dos textos-estímulo, e domina precária ou
razoavelmente o tipo de texto dissertativo-argumentativo.
3.Desenvolve razoavelmente o tema, com indícios
de autoria, ainda que apresente argumentos previsíveis, e domina
razoavelmente ou bem o tipo de texto dissertativo-argumentativo.
4.Desenvolve bem o tema, a partir de um repertório
cultural produtivo e de considerações que fogem ao senso comum, e domina bem
o tipo de texto dissertativo-argumentativo.
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III
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Selecionar,
relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos
em defesa de um ponto de vista.
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1.Apresenta informações, fatos
e opiniões precariamente relacionadas ao tema.
2.Apresenta informações, fatos
e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, mas com pouca articulação
e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na
proposta de redação.
3.Seleciona informações fatos,
opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, organizando-os e
relacionando-os de forma pouco consistente em defesa do ponto de vista
destacado em seu projeto de texto.
4.Seleciona, organiza e
relaciona, de forma consistente informações, fatos, opiniões e argumentos
pertinentes ao tema proposto em defesa do ponto de vista destacado em seu
projeto de texto.
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IV
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Demonstrar
conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da
argumentação.
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1.Não articula as partes do
texto.
2.Articula precariamente as
partes do texto, devido a problemas frequentes na utilização dos recursos
coesivos.
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V
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Elaborar
proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos
direitos humanos.
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1.Elabora proposta tangencial ao tema
em questão (respeitando os direitos humanos).
2.Elabora proposta relacionada
ao tema em questão, mas não articulada com a discussão desenvolvida em seu
texto, ou apenas subentendida no desenvolvimento do texto(respeitando dos
direitos humanos).
3.Elabora proposta relacionada
ao tema em questão, mas pouco articulada à discussão desenvolvida em seu
texto (respeitando os direitos humanos).
4.Elabora proposta relacionada
ao tema em questão e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto (
respeitando os direitos humanos).
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