quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Redação - Tema de redação 2018Nov02 - futuro


Tema 2018Nov02

Leia atentamente os textos abaixo.

Texto 01.
“Não adianta prever males futuros. Batatas apodrecem.” (Millôr Fernandes, escritor brasileiro)

Texto 02.
“O que me impressiona, à vista de um macaco, não é que ele tenha sido nosso passado: é este pressentimento de que ele venha a ser nosso futuro.” (Mário Quintana, 1906-1994, poeta gaúcho)

Texto 03.
“Futuro - esse período de tempo no qual os nossos negócios prosperam, os nossos amigos são verdadeiros e a nossa felicidade está garantida.” (Ambrose Bierce, jornalista norte-americano)

Texto 04.
"Nosso futuro é como o dos passageiros em um barquinho de passeio navegando tranquilamente sobre as cataratas do Niagara, sem saber que os motores em breve sofrerão pane.” (James Lovelock, cientista britânico)

Texto 05.
"Nossa época é a primeira a prestar tanta atenção no futuro - o que é irônico, considerando que podemos não ter futuro nenhum." (Arthur C. Clarke, 1917-2008, escritor britânico.)

Texto 06.
“Não quero futuro nenhum, quero ter um presente. Isso, sim, me parece mais valioso. Um futuro só se tem quando não se tem presente nenhum, e, quando se tem um presente, aí a gente se esquece até de pensar no futuro.” (Robert Walser, “Os irmãos Tanner”)

Proposta 2018Nov02-A - Dissertação (USP, Unesp, etc.)
O futuro aparentemente sempre foi uma obsessão da humanidade, tanto que incontáveis grandes nomes da produção intelectual das mais diversas regiões e eras dedicaram-se a prevê-lo, antevê-lo, comentá-lo, etc. Entretanto, ao longo do século XX, a maioria das considerações sobre o porvir foi ficando cada vez mais pessimista, amarga e desesperançada. Em função dessas considerações, faça uma dissertação argumentativa em que você discuta como ocorreu o que pode ser definido metaforicamente como o fim do futuro.

Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.