domingo, 13 de maio de 2018

Atualidades 2018-10 - Temas, leituras e indicações - Propostas 2018N19 ("bullying") e 2018N20 (drogas)



Caras e caros,

Bom dia. Eis a coletânea desta semana, repleta de textos, temas e indicações com o intuito de sempre que é expandir o repertório cultural de vocês e ajudar na construção dos textos da semana. Além disso, hoje, dia da Abolição da Escravatura e dia das Mães, fundem-se duas datas muito importantes. 
A primeira serve como dia de reflexão, porque penso que há pouco o que comemorar, sobre as marcas profundas da escravidão neste que foi o último país da América a se livrar dessa barbárie que é escravizar o outro e ainda insiste em relativizá-la, romantizá-la e escondê-la, já que formas de trabalho análogas à escravidão ainda existem no Brasil. Enfim, ainda há muito a se fazer quando se constata a desigualdade profunda não apenas econômica como também na forma como muitos Meios de Comunicação de Massa e muitas escolas tratam perifericamente esse debate expandido sobre as culturas afro-brasileiras e indígenas, por isso pode-se dizer que pouco contribuem para a "descolonização do pensamento", como diria o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, e para o processo que um dia poderá fazer do Brasil um país expressivamente menos desigual.


A celebração do Dia das Mães alude via de regra àquelas que são fundamentais para qualquer sociedade pela primazia de gerar a vida, mas também pela pluralidade das suas competências que garantiram ao longo da História não apenas o alimento dos filhos, o amor incondicional, o perdão libertador, etc., entre outros clichês históricos que traduzem verdades sobre as mulheres, mas que escondem outras qualidades e possibilidades que a mulher, a mãe, a profissional, a intelectual, a esportista, a professora, a policial..... também oferecem a sociedade para muito além da tarefa imprescindível e fundamental de criar filhos sozinha ou com companheiro(a). Enfim, para as mães que seguem o Opera10 e para as mães de todos os meus alunos e dos visitantes deste site, meu mais sincero respeito e consideração e meu desejo que todos tenham um dia de alegria e celebração próximo daqueles que ama e admira, sobretudo, de suas mães. Para aqueles que não terão esse privilégio de confraternizar com suas mães em função da distância ou de já as ter perdido, meu abraço fraterno.

Aproveito também para informá-los sobre um projeto de que participo da criação e da organização e é um coletivo de professores, inspirado em iniciativas como Café filosófico e Pint of Science, que decidiram reunir-se para trocar ideias, aprender uns com os outros, dividir o que sabemos, etc., sem as barreiras impostas pelas disciplinas, pelos vestibulares e pela formalidade institucional. Enfim, debateremos mensalmente um tema pertinente e atual da forma mais radicalmente interdisciplinar possível de modo a confrontar, complementar e vislumbrar os limites de nossos conhecimentos com a participação do público interessado. O projeto chama-se Dialógico Debates Interdisciplinares. 
O primeiro tema que discutiremos refere-se aos desdobramentos na ciência, nas mídias, na forma de pensar e pesquisar, etc., que os eventos e acontecimentos da década de 1960, sobretudo do ano de 1968, suscitaram no mundo e no Brasil. Nesse debate, discutiremos sobre como essa década mudou sobretudo o pensamento científico produzido a partir de então. Nosso encontro será no dia 26 de maio de 2018, a partir das 14:30, no Bar Alfaiataria, a quem dedico meus agradecimentos pelo apoio de sempre a projetos como o Clube do Livro do Verso da Prosa e, agora, o Dialógico. Estão todos convidados para esse encontro e a entrada é franca. Neste primeiro debate interdisciplinar, serão debatedores os professores Daniel "Japa" Hiraici, Fernando Borella e Guto Rodrigues, o jornalista e locutor Leobaldo Prado e eu, Estéfani Martins, serei o mediador.


Sobre o Pint of Science, lembro que ele acontece em nossa cidade nesta semana de segunda a quarta conforme imagem abaixo na Cachaçaria Água Doce e no Bar Alfaiataria.

Resultado de imagem para pint of science uberlândia

Atualidades e efemérides

Texto 2018-147
Sobre o Dia das Mães, sobre simbolismos e sobre apropriação

Texto 2018-148 e 149
Reflexões relevantes sobre o Brasil, o racismo e a escravidão

Para ter acesso à íntegra desta publicação, clique no "link" abaixo à esquerda.

Temas da semana

Tema 2018N19 - "Bullying", "Cyberbullying", escola, preconceito.
Tema 2018N20 - Drogas, crime, escapismo, legalização, malefícios.
Nota: Para bem além das polêmicas e reflexões suscitadas pela música "This is America" e o clipe homônimo de Childish Gambino, as inúmeras referências no clipe e na música são um profusão de convites a reflexão sobre temas muito caros aos EUA e a praticamente todo mundo. Algumas referências: Blues, escravidão, The Boondocks, Tio Ruckus, Tio Remus, Tio Tom, "A Cabana do Pai Tomás", exército confederado, Guerra Civil, vaudeville, Jim Crow, Blackface, gwara gwara, fim das escolas segregadas, Ruby Bridges, Hazel Massery, Richard Pryor, Soul, Massacre de Charleston, Stephon Clark, a batalha de Los Angeles de 1992, suicídio, violência policial, escapismo, suicídio, Michael Jackson, Corra!, etc.
Nota 2: Rincon Sapiência, dia 12 de maio, lançou um clipe que dialoga com o de Childish Gambino: "Crime bárbaro"



Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=vau8mq3KcRw&pbjreload=10

Texto 2018-161