sábado, 17 de março de 2018

Redação - Tema 2018N09 - Futuro da televisão (UFU, Uniube, Enem, Fuvest, Vunesp, Unicamp e demais vestibulares.)


Tema de redação 2018N09

Texto 01.
"A televisão é o tapete mágico de Aladim, em que você viaja sem sair do lugar. Tem função deturpadora, e não orientadora ou elevadora. Mas para os velhos surdos, meio cegos e jumentos como eu, aos 83 anos, é a vida." (Luis da Câmara Cascudo, 1898-1986, folclorista e historiador potiguar.)

Texto 02.
“A televisão é muito mais do que um aglomerado de produtos descartáveis destinados ao entretenimento da massa. No Brasil, ela consiste num sistema complexo que fornece o código pelo qual os brasileiros se reconhecem brasileiros.” (Eugênio Bucci)

Texto 03.
“A televisão matou a janela.” (Nelson Rodrigues)

Texto 04.
“Os programas sensacionalistas do rádio e os programas policiais de final da tarde em televisão saciam curiosidades perversas e até mórbidas tirando sua matéria-prima do drama de cidadãos humildes que aparecem nas delegacias como suspeitos de pequenos crimes. Ali, são entrevistados por intimidação. As câmeras invadem barracos e cortiços, e gravam sem pedir licença a estupefação de famílias de baixíssima renda que não sabem direito o que se passa: um parente é suspeito de estupro, ou o vizinho acaba de ser preso por tráfico, ou o primo morreu no massacre de fim de semana no bar da esquina. A polícia chega atirando; a mídia chega filmando.”. (Eugênio Bucci)

Texto 05.
“Reserve o ano de 2030 e prepare-se para tirar sua antena do telhado. É que Reed Hastings, CEO do Netflix, afirma que as transmissões de televisão serão encerradas daqui a 16 anos. A fala do executivo foi feita durante um evento realizado na Cidade do México. “É parecido com o que houve com o cavalo: ele foi bom até a chegada dos carros”, explicou Hastings, segundo informa o portal The Hollywood Reporter.
O responsável por gerir um dos maiores serviços de streaming do mundo acredita que os consumidores têm adotado formas cada vez mais alternativas de se consumir conteúdo televisivo. Exemplo disso é o fato de que o Netflix abocanha mais de um terço de todo o tráfego de internet nos EUA durante períodos de pico – nenhum outro serviço registra dados assim.”

Texto 06.
“A necessidade de reduzir custos, aliada à maior oferta de serviços de streaming, como a Netflix, tem levado muita gente a questionar se ainda vale a pena manter a TV paga. Reflexo disso é que os números do setor seguem em declínio. De janeiro de 2016 a janeiro de 2017, o serviço registrou retração de 1,9%. Em números, a queda foi de 364.400 assinantes. Só em janeiro deste ano, 105 000 clientes abandonaram o serviço, segundo os dados mais atualizados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Segundo especialistas, os combos ainda são um fator relevante para que as pessoas continuem assinando. Mas, com a concorrência se acirrando dia após dia, a tendência é que, aos poucos, as operadoras passem a oferecer produtos menos engessados. Para Rodrigo Arnaut, vice-diretor de TV por assinatura e novas mídias da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), associação de São Paulo que estuda esse mercado, as pessoas “estão mais exigentes e querem conteúdo de qualidade com bom preço”. Não sem razão, há cada vez mais gente trocando os pacotes completos por um plano avulso de internet mais um serviço de streaming.”

Proposta de redação 2018N09-A - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma dissertação sobre o futuro da televisão aberta em tempos de serviços de “streaming” como o Netflix e Amazon Prime e mesmo de massificação do Youtube.

Instruções para a dissertação:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.

Para ter acesso ao restante das propostas, clique no "link" abaixo à esquerda.


Proposta de redação 2018N09-B – Outros gêneros textuais – anúncio (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva um anúncio a ser veiculado em revistas de grande circulação em que se defenda pontos positivos de se ver televisão aberta. O anúncio deve ser assinado como se encomendado por uma das televisões abertas do Brasil.

Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
5. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e outras especificidades, informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.

Proposta de redação 2018N09-C - Carta argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para uma das redes de televisão aberta do Brasil com sugestões para melhorar ou mesmo para que haja menor perda de audiência em canais televisivos.

Proposta de redação 2018N09-D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um artigo de opinião sobre as razões do declínio da importância cultural e da audiência dos canais de televisão aberta no Brasil.

Proposta de redação 2018N09-E – Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um editorial sobre como seria um país como o Brasil sem televisões abertas ou com audiências ínfimas perto das alcançadas no final do século XX.

Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

Proposta de redação 2018N09-F - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “ampliação do acesso à informação diversificada, multifacetada e abrangente na sociedade brasileira do século XXI”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.