domingo, 11 de março de 2018

Redação - Tema 2018N07 - Limites para a arte (UFU, Uniube, Enem, Fuvest, Vunesp, Unicamp e demais vestibulares.)




Resultado de imagem para creative commons
O trabalho Opera10 de Estéfani Martins está licenciado com uma Licença 
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual CC BY-NC-SA.
Baseado no trabalho disponível em www.opera10.com.br e em outras referências.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.opera10.com.br.


Tema de redação 2018N07

Texto 01.
“A beleza perece na vida, porém na Arte é imortal.” (Leonardo Da Vinci)

Texto 02.
“A fantasia, isolada da razão, só produz monstros impossíveis. Unida a ela, ao contrário, é a mãe da Arte e fonte de seus desejos.” (Francisco de Goya)

Texto 03.
Resultado de imagem para merda do artista
Manzoni, Piero (1933-1963) artista italiano (Arte Conceitual) - 1961 – “Merda do Artista”.

Texto 04.
“Se eu pinto meu cachorro exatamente como é, naturalmente terei dois cachorros, mas não uma obra de arte.” (Johann Wolfgang Von Goethe)

Texto 05.
Resultado de imagem para a fonte  duchamp
Duchamp, Marcel (1887-1968) pintor, escultor e poeta franco-norte-americano (Dadaísmo, ready made) - 1917 - ready made – “A fonte”.

Texto 06.
“Só a arte permite a realização de tudo o que na realidade a vida recusa ao homem.” (Johann Wolfgang Von Goethe)

Texto 07.
“É possível dizer (...) que arte são certas manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é admirativo, isto é: nossa cultura possui uma noção que denomina solidamente algumas de suas atividades e as privilegia. Portanto, podemos ficar tranquilos: se não conseguimos saber o que é arte, pelo menos sabemos quais coisas correspondem a essa ideia e como devemos nos comportar diante delas.” (Jorge Coli)

Texto 08.
“A arte é um exercício contínuo de transgressão, principalmente a partir das vanguardas do começo do século 20. Isso dá a ela uma importância social muito grande porque, ao transgredir, ela aponta para novos caminhos e para soluções que ainda não tínhamos imaginado para problemas que muitas vezes sequer conhecíamos.” (Solange Farkas)

Proposta de redação 2018N07-A - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma dissertação acerca de sua concordância, discordância ou mesmo suas ponderações sobre a frase abaixo atribuída ao pintor cubista George Braque:

“Enquanto a ciência tranquiliza, a Arte perturba.”

Instruções para a dissertação:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.

Para ter acesso ao restante das propostas, clique no "link" abaixo à esquerda.


Proposta de redação 2018N07-B – Outros gêneros textuais – Manifesto (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva um manifesto a ser assinado por uma instituição que você julgar coerente com uma posição defendida nesse texto a respeito do fato de ser necessário impor limites à arte ou da necessidade de se garantir a liberdade artística.

Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
5. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e outras especificidades, informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.

Proposta de redação 2018N07-C - Carta argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para um artista que julgar pertinente a fim de comentar a polêmica sobre a liberdade artística no Brasil. É importante que ao menos uma obra do referido artista seja comentada na carta.

Proposta de redação 2018N07-D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um artigo de opinião em que se analisem as causas que explicam as polêmicas e as reações contrárias ocorridas no Brasil a exposições artísticas no ano de 2017 como a “Queer museu” ou a "performances" como “La bête” do coreógrafo Wagner Schwartz.

Proposta de redação 2018N07-E – Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um editorial sobre o porquê de a arte periodicamente causar espanto ou repulsa em parte significativa da sociedade como ocorreu em 2017.

Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

Proposta de redação 2018N07-F - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “como garantir a liberdade artística e o respeito aos direitos humanos?”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.