domingo, 4 de março de 2018

Redação - Tema 2018N06 - Comida para todos (UFU, Uniube, Enem, Fuvest, Vunesp, Unicamp e demais vestibulares.)




Resultado de imagem para creative commons
O trabalho Opera10 de Estéfani Martins está licenciado com uma Licença 
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual CC BY-NC-SA.
Baseado no trabalho disponível em www.opera10.com.br e em outras referências.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em www.opera10.com.br.


Tema de redação 2018N06

Texto 01.
“Você sabia que o desperdício de alimentos atinge um terço de toda comida produzida no mundo? Pois é, a produção em excesso e o transporte são fatores significativos para esse problema. Mas além disso, há desperdício de alimentos na cozinha da nossa casa. Vamos dar uma olhada mais profunda nessa questão.
De acordo com a FAO (agência das Nações Unidas preocupada em erradicar a fome), 54% do desperdício de alimentos no mundo ocorre na fase inicial da produção, que são a manipulação pós-colheita e a armazenagem. Os outros 46% do desperdício, de acordo com a mesma fonte, ocorrem nas etapas de processamento, distribuição e consumo.
Quando lembramos que todos os dias 870 milhões de pessoas passam fome, esses dados sobre desperdício se tornam aterrorizantes.”

Texto 02.
“A quantidade do desperdício de alimento seria suficiente para alimentar, com folga, todas as pessoas que estão em situação de insegurança alimentar.
Ainda é capaz de gerar impactos econômicos, sociais e ambientais, causando até US$940 bilhões em perdas econômicas por ano e agravando a insegurança alimentar.
O custo agregado vai muito além do monetário.  Os alimentos desperdiçados consomem um quarto da água utilizada pela agricultura, demanda uma área do tamanho da China e acarreta 8% das emissões globais de gases de efeito estufa – GEE.
Conforme os dados, se os alimentos desperdiçados fossem um país, seria o 3º maior emissor de gases de efeito estufa do planeta, ficando atrás da China e dos Estados Unidos.”

Texto 03.

Proposta de redação 2018N06-A - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma dissertação sobre o porquê de não haver uma mobilização internacional com o intuito de minimizar radicalmente o desperdício de comida e ao mesmo tempo permitir que a fome na atualidade seja um problema social praticamente extinto na sua forma conjuntural.

Instruções para a dissertação:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.

Para ter acesso ao restante das propostas, clique no "link" abaixo à esquerda.

Proposta de redação 2018N06-B – Outros gêneros textuais - Notícia (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça uma notícia a partir dos dados do infográfico no texto 03.

Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
5. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e outras especificidades, informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.

Proposta de redação 2018N06-C - Carta argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para uma empresa que você entende como desinteressada ou mesmo insensível ao desperdício de comida que ela provoca com o intuito de defender o motivo pelo qual essa instituição deve mudar suas práticas.

Proposta de redação 2018N06-D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um artigo de opinião sobre quais as formas mais comuns de desperdício de comida no Brasil.

Proposta de redação 2018N06-E – Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um editorial acerca da seguinte pergunta:

Comida para todos. É possível?

Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

Proposta de redação 2018N06-F - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “alimento para todos no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.