quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Códigos e linguagens - Lista de Exercícios - Competência Enem - 19-10

Questões Códigos e Linguagens - Enem
Por Professor Estéfani Martins

1 – Opera10
Leia atentamente o texto abaixo sobre as vanguardas europeias ou estéticas e marque a alternativa correta a respeito delas:

“Entende-se, com esse termo – vanguarda – um movimento que investe um interesse ideológico na arte, preparando e anunciando deliberadamente uma subversão radical da cultura e dos costumes sociais, negando em bloco todo o passado o substituindo a pesquisa metódica por uma ousada experimentação estilística e técnica.” (Giulio Carlo Argan, 1909-1992, político, historiador e crítico de arte italiano. Autor de “Arte moderna”)

a)    É evidente a relação do texto acima com a primeira de todas as vanguardas: o Impressionismo. Isso se justifica em função do rompimento absoluto com o mimetismo que esse movimento estético impôs na arte do século XIX.
b)    Dentre as vanguardas, a que mais se dedicou segundo muitos historiadores da arte a romper com o passado foi o dadaísmo, em função de investir no absurdo, no lúdico, no ilógico como forma de contestar a produção artística anterior.
c)    Entre as vanguardas, as cores sombrias e fortes do Expressionismo são um exemplo do interesse pela ruptura com a arte acadêmica do século XIX, embora os temas fossem escapistas, leves e alegres.
d)    O Fauvismo foi uma das vanguardas com a linguagem mais agressiva em relação ao feito nos séculos anteriores, pois tinha como temas invariavelmente a morte, a guerra e o horror provocado pela desigualdade social cada vez mais evidente nas grandes cidades europeias.
e)    O Cubismo foi um movimento ligado substancialmente à arquitetura e à escultura que rompeu com os modelos estéticos anteriores em função do seu apelo geométrico na representação dos temas das esculturas, ainda que isso fizesse que com que a obra se tornasse hermética e inacessível para pessoas que não tivessem sólida formação artística.

Para ter acesso à lista completa, clique no link abaixo à esquerda.


2 – Opera10
Leia com atenção o trecho abaixo e marque a alternativa correta sobre a semana de Arte Moderna de 1922:

“Inserida nas festividades em comemoração do centenário da independência do Brasil, em 1922, a Semana de Arte Moderna apresenta-se como a primeira manifestação coletiva pública na história cultural brasileira a favor de um espírito novo e moderno em oposição à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no país desde o século XIX. Entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, realiza-se no Theatro Municipal de São Paulo um festival com uma exposição com cerca de 100 obras e três sessões lítero-musicais noturnas.”

a)    Sobre a história Semana de 1922, é possível afirmar que ela foi um imenso sucesso em função da expressiva quantidade de visitantes e das influências quase imediatas na arte brasileira da década de 1920. Além disso, foi amplamente noticiada e elogiada nos jornais da época.
b)    A Semana de 1922 foi um evento absolutamente custeado pelos próprios artistas, pois, em função das propostas radicais e revolucionárias da maioria dos artistas envolvidos, as elites conservadoras paulistanas não tiveram interesse em patrociná-la.
c)    A presença do consagrado romancista Graça Aranha na Semana foi crucial para legitimá-la, pois ele era aclamado como artista e como intelectual por grande parte das classes dominantes da época.
d)    Um estopim para a Semana de 1922 foi a recepção positiva da exposição de quadros da pintora Anita Malfatti em 1917 no Brasil que, inclusive, recebeu criticas extremamente positivas de articulistas de jornais como Monteiro Lobato.
e)    A influência do Futurismo francês era evidente na concepção da Semana de 1922 em função da proposta de ruptura com o passadismo e com a arte acadêmica que norteavam o movimento futurista, o qual foi ao longo da primeira metade do século XX a principal influencia estética da maioria dos modernistas brasileiros.

3 – Opera10
As características forçosamente gerais do que só mais tarde e de forma pejorativa veio a ser chamado de Barroco, pelos artistas e teóricos do Neoclássico, são o gosto pelo incomum, pelo extravagante e pelo bizarro; a tendência ao naturalismo; o intenso apelo emocional das obras; a tendência à assimetria das concepções artísticas; o ideário católico, mais do que cristão; o uso expressivo, maniqueísta e, muitas vezes, irreal da técnica renascentista do claro-escuro; as formas retorcidas e agonizantes; a clareza relativa das obras; e o anseio pela restauração de um equilíbrio perdido. Para aquém da beleza do fazer artístico, sempre há um contexto político que, de alguma forma, move movimentos estéticos, dentre os movimentos sociais ou históricos abaixo, quais tem uma estreita ligação com o Barroco:

a)    Cisma do Oriente e fim da Idade Média.
b)    Cisma do Oriente e Reforma Protestante.
c)    Reforma Protestante e fim da Idade Média.
d)    Reforma Protestante e Contrarreforma.
e)    Contrarreforma e Iluminismo.

4 – Opera10
Na Enciclopédia Itaú Cultural, o início da definição de Barroco inicia-se pela seguinte explicação: “O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX. Como estilo, constitui um amálgama de diversas tendências barrocas, tanto portuguesas quanto francesas, italianas e espanholas. Tal mistura é acentuada nas oficinas laicas, multiplicadas no decorrer do século, em que mestres portugueses se unem aos filhos de europeus nascidos no Brasil e seus descendentes caboclos e mulatos para realizar algumas das mais belas obras do barroco brasileiro. Pode-se dizer que o amálgama de elementos populares e eruditos produzido nas confrarias artesanais” são bem definidos em qual das imagens abaixo:

a)   Resultado de imagem para caravaggio

b)   Resultado de imagem para bernini

c)   Resultado de imagem para fragonard balanço

d)   Resultado de imagem para leiteira vermeer

e)   Resultado de imagem para mestre ataíde teto

5 – Opera10
Obras, como a abaixo, estão normalmente associadas à qual expressão artística atual:

Resultado de imagem para anjo caído basquiat
Basquiat, Jean-Michel (1960-1988) pintor norte-americano (Neo-Expressionismo) - Anjo caído.

a)    Dadaísmo.
b)    Pichação.
c)    Grafite
d)    Arte digital.
e)    Arte pop.

6 – Opera10
Em linhas gerais, na música chamada genericamente de Caipira, Moda de Viola, de Raiz, Sertaneja, etc., há predomínio de letras extensas de aspecto narrativo com predomínio de temas associados à vida simples do homem do campo, à natureza, à anedota, ao amor singelo e inocente, às imagens bucólicas e à religiosidade católica.
Normalmente, cantada em dupla em que um dos integrantes faz às vezes de primeira voz - porque mais aguda (tenor) e potente para alcançar falsetes e notas muito altas - que sola em momentos mais dramáticos da música e o outro faz uma segunda voz que serve de acompanhamento e a base para os floreios do outro integrante do duo e é baseada em instrumentos de cordas, em especial, na viola de 10 cordas brasileira que é a fusão de influências europeias (alaúde) e brasileiras (viola de cocho).
A partir dessa definição e sobre os eventos sociais, culturais ou econômicos que impuseram mudanças na música caipira ao longo das décadas de 1940 e 1950, marque a alternativa correta:

a)    O rápido processo de ruralização do Brasil em função do grande potencial agropecuário brasileiro associado à Revolução Verde.
b)    A urbanização estimulada pela intensificação da industrialização do Brasil, pelo êxodo rural, pela mecanização do campo, etc.
c)    A volta dos combatentes brasileiros da Segunda Grande Guerra e a influência do Rock que chega com intensidade às rádios brasileiras do final da década de 1950..
d)    A influência das referências culturais norte-americanas no contexto da política da Boa Vizinhança da Guerra Fria que modificaram a música caipira no sentido de uma produção mais pop e americanizada.
e)    O interesse de Meios de Comunicação de Massa como a televisão de tornar a música caipira um produto cultural com o qual se pudesse ganhar em função da grande popularidade desse ritmo musical ao longo da primeira metade do século XX.

7 - Opera10

“Segundo o Dicionário Cravo Albin: ‘O movimento ressaltou, em sua estética, os contrastes da cultura brasileira, trabalhando com as dicotomias arcaico/moderno, nacional/estrangeiro e cultura de elite/cultura de massas. Absorveu vários gêneros musicais, como samba, bolero, frevo, música de vanguarda e o pop-rock nacional e internacional, e incorporou a utilização da guitarra elétrica. Estabeleceu uma interlocução com a poesia concreta paulista, tendo recebido apoio crítico de expoentes dela como Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari. O histórico desse movimento remonta a discussões estéticas mantidas entre Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Torquato Neto, Rogério Duarte e o empresário Guilherme Araújo, em que eram colocadas em pauta questões como a necessidade de universalização da música brasileira em um contexto marcado hegemonicamente pela preocupação nacionalista de rechaçar a influência estrangeira.’”

Sobre o Tropicalismo, marque a alternativa correta.

a)    foi um movimento muito criticado por setores mais conservadores pelo seu viés libertário e provocador e também por setores associados à esquerda pela sua defesa da guitarra elétrica e de influências do movimento hippie e da psicodelia.
b)    foi um movimento artístico exclusivamente formado por referências estéticas brasileiras.
c)    foi um movimento associada ao universo estético da Jovem Guarda com a qual compartilhou no final da década de 1960 de sucesso de semelhante intensidade.
d)    foi um movimento muito purista ao reverenciar o samba, mas não a Bossa Nova, por haver um entendimento entre teóricos tropicalista de que este se tratava de um movimento que desvirtuava o Samba em função da influência jazzística evidente dos músicos bossanovistas.
e)    foi um movimento puramente estético sem qualquer pretensão política de qualquer ordem, era inclusive, por seus críticos, comparado à Jovem Guarda pela alienação que provocava em seus ouvintes.

8 – Opera10
No Brasil, o teatro surgiu no século XVI com o objetivo de auxiliar na propagação da fé católica. O padre José de Anchieta (1533-1597) foi um dos primeiros autores teatrais brasileiros em virtude dos autos (composição teatral) que escreveu a fim de catequizar os índios. O “Auto de São Lourenço”, escrito em tupi-guarani, português e espanhol, foi um marco da incipiente produção teatral brasileira, embora seja essencialmente uma forma teatral portuguesa utilitarista por seu objetivo catequético e orientada por interesses portugueses.
Depois de um grande hiato, quando no Brasil o teatro passa a ter uma produção contínua?

a)    No fim do século XVII, com a influência da arte barroca e as encenações de autos e tragédias grandiosas que já rivalizavam com as encenadas em grandes centros europeus.
b)    No século XVIII, a instalação de mais instituições jesuíticas no Brasil permitiu o desenvolvimento de um teatro de costumes tipicamente humorístico.
c)    No fim do século XVIII, sob influência do Iluminismo e do Neoclassicismo, já se encenava no Brasil grandes tragédias gregas ao gosto dos europeus que em cada vez maior número chegavam ao Brasil.
d)    Ao longo do século XIX, em função de eventos como a chegada da Corte Portuguesa no Brasil, nesse século construiu-se lentamente em território brasileiro uma produção teatral centrada nas comédias de costumes com progressiva influência do Romantismo.
e)    Apenas no século XX, com o advento da Semana de Arte Moderna de 1922, que tornou popular o teatro com temas mais populares e de fácil entendimento para o público.

9 – Opera10
A dança primitiva ou pré-histórica desenvolveu-se, a princípio, muito provavelmente associada às práticas mágicas do homem. Com o desenvolvimento das grandes civilizações, o rito religioso começa a se distanciar lentamente da dança que, de forma incipiente, passa a ser praticada por fruição, por motivos estéticos ou mesmo por razões atléticas. Em função disso, pode-se afirmar que a dança na Pré-História como manifestação artística tinha principalmente uma função:

a)    utilitarista.
b)    estética.
c)    atlética.
d)    formalista.
e)    realista

10 – Opera10

Marque entre as alternativas abaixo a que corresponde à tipologia textual predominante no texto abaixo:

“Somos assim: sonhamos o voo mas tememos a altura . Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio. Porque é só no vazio que o voo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isso o que tememos: o não ter certezas. Por isso trocamos o voo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde onde as certezas moram. É um engano pensar que os homens seriam livres se pudessem, que eles não são livres porque um estranho os engaiolou, que eles voariam se as portas estivessem abertas… A verdade é oposto. Não há carcereiros. Os homens preferem as gaiolas aos voos. São eles mesmos que constroem as gaiolas em que se aprisionam…” (Fiódor Dostoiévski, “Os irmãos Karamazov”)

a)    Tipologia argumentativa.
b)    Tipologia expositiva.
c)    Tipologia descritiva.
d)    Tipologia narrativa.
e)    Tipologia injuntiva.

11 – Opera10

Leia atentamente o texto híbrido abaixo e marque uma das alternativas abaixo que informa a qual gênero textual ele pertence:

Imagem relacionada
Fonte: gusmorais.com

a)    Injunção.
b)    Tira.
c)    Charge.
d)    Quadrinho (HQ).
e)    “Storyboard”.

12 – Opera10

O poema abaixo está centrado em uma figura de linguagem entre as listadas abaixo, marque a alternativa correta.

Relógio

O mais feroz dos animais domésticos
é o relógio de parede:
conheço um que já devorou
três gerações da minha família. (Mário Quintana)

a)    Prosopopeia.
b)    Perífrase.
c)    Catacrese.
d)    Sinestesia.
e)    Anadiplose.

13 – Opera10

“Episódio IV
UMA NOVA ESPERANÇA

É um período de guerra civil. Partindo de uma base secreta, naves rebeldes atacam e conquistam sua primeira vitória contra o perverso Império Galáctico.

Durante a batalha, espiões rebeldes conseguem roubar os planos secretos da arma decisiva do Império, a ESTRELA DA MORTE, uma estação espacial blindada com poder suficiente para destruir um planeta inteiro.

Perseguida pelos sinistros agentes do Império, a princesa Leia, apressa-se em voltar para casa a bordo de sua nave estelar, protegendo os planos roubados que podem salvar seu povo e restaurar a liberdade na galáxia....”

Fonte: texto introdutório do episódio IV da saga “Star Wars”.

Sobre a palavra destacada, a fim de tornar a expressão como um todo mais precisa, qual é a alteração mais correta e apropriada dentre as abaixo:

a)    Perseguida pelos sinistros agentes do Império, a princesa Leia, apressa-se em voltar para casa a bordo de sua nave estelar, a fim de proteger os planos roubados que podem salvar seu povo e restaurar a liberdade na galáxia....
b)    Perseguida pelos sinistros agentes do Império, a princesa Leia, apressa-se em voltar para casa a bordo de sua nave estelar, já que protege os planos roubados que podem salvar seu povo e restaurar a liberdade na galáxia....
c)    Perseguida pelos sinistros agentes do Império, a princesa Leia, apressa-se em voltar para casa a bordo de sua nave estelar, porque protegia os planos roubados que podem salvar seu povo e restaurar a liberdade na galáxia....
d)    Perseguida pelos sinistros agentes do Império, a princesa Leia, apressa-se em voltar para casa a bordo de sua nave estelar, embora protegesse os planos roubados que podem salvar seu povo e restaurar a liberdade na galáxia....
e)    Perseguida pelos sinistros agentes do Império, a princesa Leia, apressa-se em voltar para casa a bordo de sua nave estelar, portanto protege os planos roubados que podem salvar seu povo e restaurar a liberdade na galáxia...

14 – Opera10

Sobre a teoria da intertextualidade, qual a relação intertextual entre as os quadros da tira abaixo:

Resultado de imagem para duke só sei que nada sei charge

a)    Paráfrase.
b)    Epígrafe.
c)    Citação.
d)    Bricolagem.
e)    Paródia.

15 – Opera10

Qual a função da linguagem predominante nas ilustrações abaixo de Carol Rossetti presentes no livro “Mulheres, retratos de respeito, amor-próprio, direitos e dignidade”.

Resultado de imagem para carol rossettiResultado de imagem para carol rossetti bia

a)    Função emotiva.
b)    Função referencial.
c)    Função fática.
d)    Função poética.
e)    Função conativa.

16 – Opera10

Leia o trecho de poema abaixo e marque a alternativa correta sobre a palavra que poderia definir o mote para a construção desse texto.

“Não digam que fui rebotalho,
que vivi à margem da vida.
Digam que eu procurava trabalho,
mas fui sempre preterida.
Digam ao povo brasileiro
que meu sonho era ser escritora,
mas eu não tinha dinheiro
para pagar uma editora.” (Carolina Maria de Jesus, em "Quarto de despejo", 1960.)

a)    Renúncia.
b)    Acusação.
c)    Desabafo.
d)    Retificação.
e)    Aviltamento.

17 – Opera10

Resultado de imagem para o boticário chapeuzinho vermelho

Resultado de imagem para o boticário chapeuzinho vermelho
No anúncio abaixo, há evidentes intertextos na construção dele, marque a alternativa que melhor contempla os processos de construção textual empregados nele.

a)    Paráfrase e epigrafe.
b)    Bricolagem e crossover.
c)    Paródia e alusão.
d)    Alusão e paráfrase.
e)    Bricolagem e paráfrase.

18 - Opera10

A internet, especialmente por causa dos jovens, tem sido um ambiente em que uma nova variante da língua cotidianamente é desenvolvida, quando abreviações como vc, tb, fds, aki, e abs, que substituem você, também, fim de semana, aqui e abraço, respectivamente, têm sido comumente usadas.
Sobre esse fenômeno marque a alternativa correta.

a)    Essa forma de escrever em “chats”, comunicadores instantâneos e “e-mails” põe em risco a integridade do idioma e o empobrece. Portanto, no futuro, é certo afirmar que as formas de expressão escrita em Língua Portuguesa serão limitadas a palavras em que as vogais serão em menor número do que nas de hoje.
b)    Essa forma de comunicação escrita ambiciona simular o contexto de enunciação de um diálogo em forma gráfica, ou seja, a velocidade das respostas, o dinamismo, a troca de turnos ágil, etc. Portanto, não oferece riscos para o idioma, porque apenas contribui com uma nova variante para a Língua Portuguesa.
c)    É uma forma de gerenciar afetividade por meio da língua na sua versão escrita.
d)    É uma forma de se comunicar inferior à norma padrão, tal como variantes linguísticas como a gíria, oriundas da norma popular.
e)    Em função desse fenômeno linguístico e do massivo acesso de brasileiros à internet, é correto afirmar que essa forma de escrever influenciará rapidamente a norma padrão ditada pelas gramáticas.

19 – Opera10

Leia atentamente o trecho abaixo.

"Em apresentações de utopias, a moda em geral está ausente. Já podemos ver isso na 'Utopia’ de Thomas More, em que todos usam o mesmo tipo de roupas funcionais que não foram tingidas e não mudaram de forma por séculos. More frisa também que todas as roupas são usadas até que se estraguem. Regimes totalitários também tenderam a levar todos os cidadãos do país a usar uniformes. O 'terno Mao' é um exemplo típico. Borus Goys descreve a moda como antiutópica e antiautoritária porque sua constante mudança solapa a possibilidade da existência de verdades universais que seriam capazes de determinar o futuro." (Lars Svendsen em "Moda: uma filosofia")

Marque a alternativa correta acerca dos recursos retóricos (argumentativos) empregados pelo autor do trecho acima.

a)    O autor do trecho utiliza-se argumentos de autoridade com o intuito de contrapor-se à afirmação colocada no início do texto.
b)    O autor do parágrafo combina recursos retóricos diversos a fim de confirmar a tese comunicada no fim do parágrafo.
c)    O autor do trecho utiliza-se de recursos retóricos hiperbólicos para comprovar seu ponto de vista.
d)    O autor do texto combina diversos recursos retóricos dentre eles destacam-se a analogia, a intertextualidade e a interdisciplinaridade.
e)    O autor do texto argumenta de maneira fundamentalista em defesa de um ponto de vista com o objetivo de desqualificar quaisquer ideias divergentes.

20 – Opera10

Na propaganda abaixo, há uma crítica:

Resultado de imagem para cerveja rio carioca glúteos

a)    ao fato de mulheres preocuparem-se excessivamente com o peso e a aparência.
b)    ao fato de no Brasil as pessoas avaliarem umas as outras por meio de atributos físicos em detrimento de qualidade culturais e emocionais.
c)    à maioria dos anúncios de cerveja que usam as imagens de mulheres de forma desrespeitosa e coisificada como aponta a peça publicitária acima.
d)    à cidade do Rio de Janeiro pela extrema valorização que se dá para o corpo em função das muitas praias na zona urbana carioca.
e)    às outras cervejarias que fogem ao padrão comum da cerveja no Brasil, mas insistem em propagandas machistas e misóginas.

Para mais listas de exercícios e para ter acesso a teorias a respeito de cada um dos tópicos explorados nas questões acima, visite www.opera10.com.br.