domingo, 17 de setembro de 2017

Redação - série de temas subjetivos - 2017SE2 - a importância do amor em tempos de cólera

Texto 01.
"O amor é o sacramento da vida. Faz nascer virtude onde virtude não havia. Purifica as pessoas de todas as vis contaminações deste mundo. É o fogo que purifica o ouro. É a primavera que, em algum solo hibernal, faz a inocência florescer como uma rosa." (Oscar Wilde, 1854-1900, escritor e dramaturgo irlandês, na peça teatral “A Duquesa de Pádua” de 1883.)

Para ter acesso à íntegra dessa publicação, clique no "link" abaixo à esquerda.

Texto 02.
"No desenvolvimento da humanidade como um todo, do mesmo modo que nos indivíduos, só o amor atua como fator civilizador, no sentido de ocasionar a mudança do egoísmo para o altruísmo." (Sigmund Freud, 1856-1939, médico neurologista e psicanalista austríaco.)

Texto 03.
"O amor não consiste em olhar um para o outro, mas sim em olhar juntos para a mesma direção." (Antoine de Saint-Exupéry, 1900-1944, escritor, ilustrador e piloto francês.)

Texto 04.
Todo Amor é compaixão, paixão com: colocar-se no lugar do outro, esquecendo-se da própria individualidade. (Arthur Schopenhauer, 1788-1860, filósofo alemão.)

Texto 05.
"Só amando aprendemos a amar." (Jean Iris Murdoch,1919-1999, filósofa e escritora irlandesa.)

Texto 06.
O ódio não é real, é a ausência do amor. (Raul Seixas, 1945-1989, cantor e compositor brasileiro.)

Situação 2017SF2 - Dissertação (USP, Unesp, etc.)
Cantado, versado e cultuado desde tempos imemoriais, o amor é dos mais reverenciados sentimentos, o que não quer dizer que ele tenha alcançado a plena compreensão da maioria a respeito da grandeza dos benefícios do amor para o próximo, para quem ama, para quem amado e para a sociedade. Diante disso, responda com uma dissertação a pergunta abaixo inspirada no título do romance de Gabriel Garcia Marquez sobre o amor possível entre Florentino Ariza e Fermina Daza, o qual foi inspirado numa história real:

Qual a importância para o desenvolvimento civilizado e democrático da sociedade do amor em tempos de cólera?

Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.