domingo, 10 de setembro de 2017

Redação - 20temasparaoEnem2017 - Proposta 2017E8 - beleza (Enem, Vunesp, Unicamp, Fuvest, Uniube e demais vestibulares.)

Leia com atenção os textos abaixo.

Texto 01.
“Se a vida é realmente um concurso de beleza, como afirmou o estilista Thierry Mugler, nos resta esperar ter nascido numa época em que as normas de beleza correspondam às nossas características naturais.” (Lars Svendsen em "Moda: uma filosofia")

Texto 02.
“Em todos os períodos, e claro, há vários tipos de semblantes, mas somente um será escolhido pelo gosto de certo período como sua imagem ideal de felicidade e beleza, enquanto todos os demais fazem o possível para copiá-lo; com a ajuda da moda e de costureiros, até os feios conseguem se aproximar do ideal. Mas há alguns rostos que nunca o conseguem, rostos nascidos para uma estranha distinção própria, expressando resolutamente o ideal de beleza esplêndido e banido de um período anterior.” (Robert Musil)

Para ter acesso à íntegra dessa publicação, clique no "link" abaixo à esquerda.

Texto 03.
"É inútil fazer a nossa beleza. Ela é uma descoberta do nosso próximo. Aqui está, por exemplo, uma flor. Não fez nada para que eu a achasse bela. Fui eu que senti a combinação do seu silêncio com o esmaecimento de seu vermelho. Fui eu que descobri elegância na inclinação do seu caule para a direita.” (Antônio Maria, 1921-1964, cronista e compositor pernambucano.)

Texto 04.
"A beleza é um bem frágil." (Ovídio, 43 a.C.-17, poeta romano.)

Texto 05.
"A verdadeira beleza é interior, e é somente essa que torna as pessoas radiosas. A cirurgia plástica deve limitar-se a tornar normal aquilo que não é." (Ivo Pitanguy, 1926-2016, professor, escritor e cirurgião plástico brasileiro. Membro da Academia Brasileira de Letras)

Texto 06.
"Ainda não vi ninguém que ame a virtude tanto quanto ama a beleza do corpo."  (Confúcio, 551 a.C.-479 a.C., filósofo chinês)

Texto 07.
“Dizes que a beleza não é nada? Imagina um hipopótamo com alma de anjo... Sim, ele poderá convencer os outros de sua angelitude - mas que trabalheira!” (Mário Quintana, 1906-1994, poeta gaúcho)

Situação 2017E8-A - Dissertação (USP, UFU, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma dissertação sobre a relevância, a importância e o valor da beleza nas relações afetivas.

Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.

Situação 2017E8-B – Outros gêneros textuais – carta (Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta a ser enviada à empresa que é motivo do anúncio abaixo em que você comunique a sua posição a respeito das ideias veiculadas nos anúncios abaixo:
  

Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido, informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.

Situação 2017E8-F - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “caminhos para combater a ditadura da beleza no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.

6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.