segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Clubes de leitura, afins e afinidades, por Estéfani Martins



Caras e caros,

Boa noite. Hoje, durante a manhã, surgiram em duas das cinco salas em que dei aula contextos que suscitaram discussões sobre clubes do livro ou de leitura em função de duas experiências nas quais estou envolvido e que, duas alunas, sugeriram que eu as dividisse periodicamente com todos, porque acharam interessantes.
A primeira delas é o clube de leitura de livros, filmes e discos que eu e dois grandes amigos, também professores (Guto Rodrigues e Guilherme Fonseca), criamos para manter o debate e as razões para nos falarmos de forma mais periódica e organizada, a fim de que continuássemos a partilhar o que estudamos ao longo da vida. Enfim, uma oportuniade de estreitar os laços fortes que temos por meio dos nossos mais elevados e afins interesses: arte, ciência, conhecimento, debate, etc.
Enfim, criamos uma espécie de clube em que mensalmente nos reunimos por vídeo conferência, porque cada um mora em uma cidade diferente, para discutirmos o livro, os três filmes e os três discos selecionados para o mês. E é justamente isso que as duas alunas sugeriram que eu divulgasse por aqui. Eis a lista de agosto:

Para ter acesso à íntegra dessa publicação, clique no "link" abaixo à esquerda.

Livro
"Stoner", John Willians. Editora Rádio Londres.

Filme
1. "Nebraska",2013 , Alexander Payne.
2. "The Entire History of You" - Temporada 1, ep. 3.; direção: Brian Welsh; roteiro: Jesse Armstrong.
3. "Be Right Back"; Temporada 2, ep. 1.; direção: Owen Harris; roteiro: Charlie Brooke.

Discos
"Transa", 1972, Caetano Veloso.
"Mingus Moves", 1973, Charles Mingus.
"Eletric mud", 1968, Muddy Waters.

Outra iniciativa associada à leitura que gerou pedidos de esclarecimento hoje foi o Clube do Livro Verso da Prosa que iremos lançar no Elicer em setembro de 2017 quando também gravaremos um programa sobre a Clarice Lispector durante o evento (darei mais informações no futuro). O Clube Verso da Prosa será um evento mensal, sempre às segundas, em um bar da cidade, quando debateremos com aproxiamadamente 40 pessoas o livro do mês. Teremos nossa primeira reunião no início de novembro, provavelmente no dia 6. O primeiro livro do clube será "Fahrenheit 451" de Ray Bradbury, publicado em 1953.
Caso tenham alguma dúvida ou sugestão, deixem comentários.
Abaixo deixo referências que podem ajudar vocês a compreender as muitas possibilidades que um clube do livro oferece, tais como: ter um espaço de troca de ideias e referências, fazer amizades com pessoas com interesses afins, ouvir opiniões divergentes (muito saudável nos tempo atuais), ler livros que você não leria se não tivesse o apoio e o encorajamento de outras pessoas, etc.

http://m.folha.uol.com.br/ilustrissima/2017/08/1908987-clubes-de-leitura-atraem-cada-vez-mais-os-que-querem-manter-o-habito-de-ler.shtml?mobile

http://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,clube-do-livro-se-moderniza-e-volta-a-fazer-sucesso,10000060430

https://papodehomem.com.br/como-entrar-clube-livro-leitura-participar/


Abraços bibliófilos,

Professor Estéfani Martins