domingo, 27 de agosto de 2017

Redação - 20temasparaoEnem2017 - Proposta 2017E11 - liberdade de expressão (Enem, Vunesp, Unicamp, Fuvest, Uniube e demais vestibulares.)

Leia atentamente os textos abaixo.

Texto 01.
Artigo 19
Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

Texto 02.
“É verdade que nas democracias o povo parece fazer o que quer; mas a liberdade política não consiste nisso. Num Estado, isto é, numa sociedade em que há leis, a liberdade não pode consistir senão em poder fazer o que se deve querer e em não ser constrangido a fazer o que não se deve desejar. Deve-se ter sempre em mente o que é independência e o que é liberdade. A liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem; se um cidadão pudesse fazer tudo o que elas proíbem, não teria mais liberdade, porque os outros também teriam tal poder.”
Fonte: MONTESQUIEU, Charles. “Do espírito das leis”. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p.155-156

Para ter acesso à íntegra dessa publicação, clique no "link" abaixo à esquerda.


Texto 03.
"A religião, uma forma de insensatez medieval, torna-se uma ameaça real às nossas liberdades quando combinada com armamentos modernos. Este totalitarismo religioso causou uma mutação letal no coração do Islã, e vemos as consequências trágicas disso hoje, em Paris. Estou do lado do Charlie Hebdo, como todos devemos ficar, para defender a arte da sátira, que sempre foi uma força pela liberdade e contra a tirania, a desonestidade e a estupidez. ‘Respeito pela religião’ é uma forma de dizer ‘medo da religião’. Mas as religiões, como todas as outras ideias, são passíveis de crítica, de sátira e, sim, do nosso destemido desrespeito." (Salman Rushdie)

Texto 04.
liberdade
(liberty), s.f.

Uma das propriedades mais preciosas da imaginação.
Fonte: Ambrose Bierce, “Dicionário do diabo”.

Texto 05.
"A igualdade só poderá ser soberana nivelando as liberdades, desiguais por natureza." (Charles Maurras, 1868-1952, jornalista e poeta francês.)

Texto 06.
Liberdade deve ter limites, ser controlada feito pipa de menino, que, de olho no céu, a desvia das linhas afiadas. (Waldomiro de Deus, pintor baiano)

Situação 2017E11-A - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma dissertação sobre se há razão ou mesmo meios para se justificar razoavelmente o cerceamento da liberdade expressão de alguém ou de um grupo.

Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.

Situação 2017E11-B – Outros gêneros textuais - Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva um editorial acerca da opinião de um jornal de grande circulação a respeito do conceito de liberdade expressão no contexto do jornalismo.

Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido, informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.

Situação 2017E11-F - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “o direito à liberdade de expressão, uma condição para a democracia”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.

6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.