domingo, 21 de maio de 2017

Redação - UFU - Todas as informações oficiais sobre o vestibular UFU 2017

Redação UFU
Professor Estéfani Martins

EDITAL UFU/PROGRAD/DIRPS Nº 07/2017
PROCESSO SELETIVO 2017-2
(Apenas os tópicos relativos à redação)

5.1 As provas do Processo Seletivo 2017-2 serão aplicadas:
b)  nos dias 03 de junho de 2017 (Primeira Fase + Redação, disciplina referente à Segunda Fase) e 04 de junho de 2017 (Segunda Fase)

6. DAS PROVAS MULTIDISCIPLINARES DA PRIMEIRA FASE
6.1.  Na  Primeira  Fase,  a  prova  será  formulada  com  7  (sete)  questões  objetivas  por disciplina, valendo 1 (um) ponto cada questão, totalizando 77 (setenta e sete) pontos.
6.2.  A  prova  será  realizada  em  um  único  dia  e  terá  duração  máxima  de  5h30m  para preenchimento  da  Folha  de  Respostas,  com  os  conteúdos  de  Biologia,  Física, Geografia, Língua Portuguesa, Literatura, Sociologia, Filosofia, História, Língua Estrangeira  (Espanhol  ou  Inglês),  Matemática  e  Química.  Inclui-se, no  tempo supracitado, a resolução da prova de Redação, disciplina referente à Segunda Fase, porém realizada no primeiro dia de provas (ver item 7).

7. DAS PROVAS ESPECÍFICAS DA SEGUNDA FASE
7.1.  Conforme a Tabela 1, as provas:
a) serão específicas para cada grupo de cursos;
b) abordarão os conteúdos das disciplinas específicas; 
c) terão como disciplinas obrigatórias: Redação (que será aplicada junto às provas de Primeira Fase), Língua Portuguesa e Língua Estrangeira.
7.2.  As provas serão formuladas com quatro Questões Discursivas por disciplina, valendo 20 (vinte) pontos cada questão, e uma Redação em Língua Portuguesa, valendo 20 (vinte) pontos. A prova de Redação será realizada no primeiro dia de aplicação juntamente com as provas da Primeira Fase. 
7.3.  Na Prova de Redação serão apresentadas duas situações que apresentarão propostas para a produção de texto. O candidato deverá optar por uma delas. A Folha de Redação terá 19 (dezenove) cm na horizontal e 20,4 (vinte, vírgula quatro) cm na vertical, com 34 (trinta e quatro) linhas espaçadas de 0,6 (zero, vírgula seis) cm.
7.3.1.  O candidato deverá utilizar o espaço apropriado, na Folha de Redação, para a escrita da redação definitiva. Se desejar, poderá fazer rascunho no caderno de questões.

7.3.2.  O candidato não deverá realizar nenhuma marcação na Folha de Redação nos espaços reservados à UFU.
7.3.3.  O candidato automaticamente receberá nota zero nos seguintes casos:
a) fuga ao tema;
b) não atendimento ao gênero ou tipo de texto solicitado;
c) texto sob a forma de diálogos, versos ou outra que não a indicada;
d) texto em branco ou com menos de 12 (doze) linhas;
e) constatação  de  assinaturas,  recados,  nomes  ou  quaisquer  sinais  que possam identificá-lo.
7.3.4.  Será eliminado  o  candidato  que  obtiver  nota  zero  na  prova  de  Redação, conforme disposto na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002.
7.10. Correção das provas. Serão corrigidas apenas as provas discursivas e prova de Redação dos candidatos classificados para a Segunda Fase (subitem 6.9), observado o seguinte:
a) as provas de Redação e as questões discursivas serão corrigidas por duplas de corretores e de modo individual;
b) ao atribuir nota a uma questão discursiva ou à Redação, um corretor da dupla não terá conhecimento da nota atribuída pelo outro  corretor e a nota atribuída ao candidato na questão discursiva ou Redação será a média aritmética das notas atribuídas pelos dois corretores;
c) casos de discrepâncias, diferença de notas maior que 20% (vinte por cento) do valor total da questão ou redação, serão objeto de nova correção e a nota final atribuída ao candidato na questão discursiva  ou  Redação  será  a  nota  da  nova correção;
d) a Redação a que for atribuída nota zero por um ou pelos dois corretores será objeto de nova correção e a nota final atribuída ao candidato será a nota da nova correção.

8.11. Divulgar-se-ão os resultados da seguinte forma:
a)  as cópias digitalizadas das Folhas de Respostas das questões discursivas e da Redação e as notas obtidas por todos os candidatos na Segunda Fase estarão disponibilizadas no endereço eletrônico www.ingresso.ufu.br, sem necessidade de solicitação prévia, no dia 11 de julho de 2017, após as 17h;
b)  a relação definitiva dos candidatos aprovados no Processo Seletivo 2017-2 será divulgada no dia 20 de julho de 2017, após as 14h, nos murais da Diretoria de Processos Seletivos, no Campus Santa Mônica, bloco 1A, sala 111, e no endereço eletrônico www.ingresso.ufu.br.


Clique abaixo para ter acesso à publicação completa.

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A PROVA DE REDAÇÃO VESTIBULAR – 2017/2 (Orientações copiadas para o Manual do Candidato posteriormente)

Considerando  que  a  redação  da  UFU  há  muito  propõe  a  escrita  de  diferentes gêneros,  haverá  a  continuidade  dessa  orientação,  uma  vez  que  o  ensino  de  Língua Portuguesa tem como objetivo ampliar as possibilidades do uso da linguagem. Por esse motivo, as escolas devem trabalhar com a leitura e a produção de gêneros que circulem na comunidade discursiva, preparando, assim, o aluno para atuar efetivamente na realidade em que vive. Os PCN e os PCNEM – Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e Médio –, respectivamente, partem da proposta de que um trabalho pedagógico dessa ordem explicita as vantagens de a escola incorporar, em sua prática, os gêneros que circulam socialmente. O Vestibular da UFU 2017 prevê a proposta de escrita dos gêneros, a saber: texto de opinião, carta argumentativa e relato.
Como forma de se aproximar mais da proposta de redação do ENEM, na prova de redação do Vestibular da UFU haverá, em 2017, a inserção de uma proposta de escrita do texto dissertativo-argumentativo. Para os professores, em sala de aula, não será uma mudança, uma vez que já têm trabalhado esse tipo de texto para o ENEM. A base do texto dissertativo-argumentativo é a defesa de um raciocínio dentro de um determinado contexto, situação ou realidade. Sendo assim, o aluno deve ter informações e argumentos que o ajudem a organizar justificativas para suas ideias. Por isso, é essencial que o estudante esteja sempre atualizado, leia jornais e revistas, e acompanhe o que está acontecendo de mais relevante no Brasil e no mundo. Dessa forma, o Vestibular 2017 também prevê a proposta de escrita de um texto dissertativo-argumentativo.
Assim, para a prova de redação do Vestibular da UFU 2017, serão disponibilizadas duas situações, podendo ser propostas, por exemplo:
1.  Situação A- escrita do gênero Relato
2.  Situação B- escrita do gênero Texto de opinião
Ou
1.  Situação A- escrita de um texto dissertativo-argumentativo 
2.  Situação B- escrita do gênero Carta argumentativa, e assim por diante.
•  O candidato deverá optar por uma das situações.
Observação: o candidato deverá escrever, no mínimo, 25 e, no máximo 34 linhas

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A banca examinadora do vestibular da UFU-2017/2 analisará o texto do candidato sob duas perspectivas:
1. PERSPECTIVA MACROESTRUTURAL 
1.1.  APRESENTAÇÃO  DO  TEXTO:  o  candidato  deverá  escrever  seu  texto  com paragrafação,  margens,  caligrafia  legível,  sem  rasuras  (não  se  pode  usar  corretivo).
Quando errar, o candidato deverá riscar a palavra ou o trecho e depois reescrevê-la(lo) corretamente etc.
1.2. ATENDIMENTO AO TIPO TEXTUAL OU AO GÊNERO DISCURSIVO SOLICITADO: o candidato  deverá  elaborar  o  texto  seguindo  os  parâmetros  do  tipo  dissertativo-argumentativo ou do(s) gênero(s) solicitado(s). Solicita-se que, para a prova de redação da  UFU,  o  texto  de  opinião  e  a  carta  argumentativa  sejam  elaborados  na  primeira pessoa do singular, uma vez que se espera um texto com marcas pessoais e, portanto, com indícios claros de subjetividade, e, ainda, com a assinatura sugerida (fictícia) na proposta. Para desenvolver o relato, um texto narrativo, o candidato deve se lembrar de alguns elementos importantes, tais como: personagens, local, tempo (intervalo no qual ocorreram os fatos), enredo (fatos a serem narrados), entre outros.  Já o texto dissertativo-argumentativo deve ser escrito na 3ª pessoa, sem assinatura. 
1.3.  ATENDIMENTO  À  PROPOSTA:  O  candidato  deverá  demonstrar  a  habilidade  de compreender a proposta de redação e ser capaz de ler e de relacionar adequadamente o(s)  texto(s)  motivador(es)    que  a  integram.  Nesse  quesito,  serão  analisadas  a abordagem,  a  efetiva progressão  de desenvolvimento  do tema  e a  capacidade de  o candidato resolver questões, criticar e de argumentar, se for o caso. 
1.4. COESÃO: O candidato deverá escrever seu texto atentando-se para a coesão, que é a responsável pelos sentidos encontrados na superfície do texto. A relação semântica (relações de sentido entre as palavras) entre os elementos do discurso é feita por meio do uso adequado de conectivos, que servirão para encadear de maneira lógica as ideias do texto. Os conectivos são importantes para encadear argumentos de maneira lógica e, quando bem empregados, contribuem para a coesão global do texto.

2. PERSPECTIVA MICROESTRUTURAL: 
2.1. MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA
(Nesse quesito, a avaliação será feita por linha escrita), quanto aos seguintes aspectos:
·        Grafia/Acentuação
·        Pontuação 
·        Uso dos pronomes
·        Concordância (Verbal-Nominal)
·        Regência (Verbal-Nominal)
·        Propriedade vocabular - O vocabulário utilizado pelo candidato deve ser simples e  eficaz.  Isso  não  significa  um  léxico  pobre  e  limitado,  tampouco  o  uso  de palavras difíceis, eruditas. Por isso, é aconselhável que o candidato evite as gírias, os vocábulos polissêmicos, a banalização dos estrangeirismos e dos neologismos, bem como o uso indiscriminado dos regionalismos e dos arcaísmos. 

Prof. Dennys Garcia Xavier
Diretor – Diretoria de Processos Seletivos (DIRPS-UFU)

Compilação:
Professora Luciene Teixeira