domingo, 7 de maio de 2017

Redação - Proposta 2017V25 - transgênicos (UFU, Enem e demais vestibulares.)

Leia atentamente os textos abaixo.

Texto 01.
“Um organismo geneticamente modificado foi submetido a técnicas laboratoriais que, de alguma forma, modificaram seu genoma, enquanto que um organismo transgênico foi submetido a técnica específica de inserção de um trecho de DNA de outra espécie. Assim, o transgênico é um tipo de OGM, mas nem todo OGM é um transgênico. Devido a relação existente entre esses termos, frequentemente, eles são utilizados de forma equivocada como sinônimos.
A sigla OGM é muito utilizada, mas hoje vem sendo simplificada para GM, ou seja, geneticamente modificado. Outro termo muito utilizado é PGM que significa planta geneticamente modificada.”

Texto 02.
“A área cultivada com soja, milho e algodão transgênicos deverá aumentar 3,9 por cento em 2014/15 ante a temporada anterior, para 42,2 milhões de hectares, com ganhos de produtividade atraindo agricultores para o uso da biotecnologia, apontou a consultoria Céleres em sua primeira estimativa para o ciclo.
Se compiladas as três culturas, a taxa de adoção da tecnologia transgênica atinge 89,2 por cento, à medida que agricultores buscam produtos resistentes a insetos e tolerante a herbicidas, disse a Céleres.
A consultoria citou ganhos do lado operacional, "na medida em que se avança com novas tecnologias, reduzindo aplicações de defensivos agrícolas e facilitando o manejo".
Sementes transgênicas de soja deverão cobrir uma área de 29,1 milhões de hectares em 2014/15, o aumento de 6,1 por cento ante o ciclo anterior --93,2 por cento da área plantada no Brasil terá o produto geneticamente alterado.”

Texto 03.
Benefícios
• Saúde: podem ser produzidos alimentos com melhores características nutricionais do que as das espécies naturais.
• Economia: são conseguidas variedades de cultivos mais resistentes às adversidades (pragas, seca, geadas, etc.), garantindo a produção.
• Conservação: ao obter cultivos mais resistentes, são reduzidas as intervenções na terra, evitando seu desgaste e o uso de agrotóxicos.
• Preservação: por meio destas modificações genéticas, pode-se estender a vida útil do alimento.

Riscos
• Saúde: os produtos podem produzir alergias em pessoas suscetíveis e resistência aos antibióticos usados pelos seres humanos.
• Economia: do ponto de vista comercial, estes produtos são os preferidos pelos agricultores, gerando uma dependência das empresas multinacionais que os comercializam.
• Conservação: causam contaminação genética irreversível. O aparecimento de organismos com maiores aptidões provoca o risco de extinção nas variedades endêmicas ou silvestres.
• Culturais: as técnicas agrícolas milenares que conviviam de forma equilibrada com o meio ambiente são alteradas.”

Texto 04.

Texto 05.

Situação 2017V25-A - Dissertação (USP, UFU, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma dissertação sobre o que representa a seguinte imagem:


Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.

Situação 2017V25-B – Outros gêneros textuais – manifesto (Unicamp, UEL, etc.)
Faça um manifesto em defesa ou com críticas ao plantio em larga escala de transgênicos no Brasil.

Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido, informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.

Situação 2017V25-C - Carta argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa sobre a relação entre transgênicos e a necessidade de alimentar todas as pessoas da Terra de forma digna a ser enviada para o secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Situação 2017V25-D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva um artigo de opinião sobre a necessidade ou não de informar a presença de transgênicos em alimentos industrializados no Brasil.

Situação 2017V25-E – Relato (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva um relato sobre como os transgênicos serão vistos daqui a 50 anos pela opinião pública a partir do ponto de vista de uma pessoa de mais de 65 anos em 2066, ou seja, alguém que em 2017 tenha entre 15 e 20 anos aproximadamente.

Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

Situação 2017V25-F - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “práticas e tecnologias de produção de alimentos e o desafio de alimentar dignamente a humanidade inteira”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.

6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.