domingo, 9 de abril de 2017

Redação - Proposta 2017V19 - qualidade profissional (UFU, Enem e demais vestibulares.)

Leia com atenção os textos abaixo:

Texto 01.
“No Brasil, quase 6 em cada 10 estudantes universitários abandonam o curso antes do período. Dentre os motivos, estão a falta de condições de se bancar e o pouco conhecimento prévio sobre a carreira. Foi tentando estabelecer as conexões entre a falta de tempo para dedicação à escolha profissional e os altos níveis de evasão acadêmica, que Luana de Paula, coordenadora da área de negócios na Cia. de Talentos, conversou com o público na Feira GE.
Se você digitar hoje no Google a palavra Enem vai encontrar cerca de 33 milhões de pesquisas sobre o assunto. Já o termo “orientação profissional” aparece pelo menos 15 vezes menos. “São, em média, 700 horas dedicadas aos estudos para o Enem contra 20h dedicadas aos estudos sobre escolha profissional. E isso nos leva a questionar: como está sendo feita essa escolha? Como os jovens estão se preparando para isso? ”, questiona-se.
Segundo Luana, hoje são mais de 31 mil cursos catalogados no MEC, e muitas profissões que sequer eram imaginadas há 10 anos atrás fazem parte do cotidiano das empresas. Se no passado as escolhas se resumiam às carreiras de engenheiro, advogado ou médico, hoje já existem ao menos 2500 profissões catalogadas, que incluem gestores de resíduos e de comunicação, por exemplo. “Em muito em breve teremos banqueiros especializados apenas em moedas digitais, como os BitCoins. As profissões novas não param de surgir”, explica.
Além do surgimento de novas carreiras, o mercado profissional também tem se modificado nos últimos anos. “Muitos cargos hoje não exigem o contato presencial com o funcionário, que resolve tudo por Skype e pelas nuvens de conteúdo. O cara de terno e gravata que virava a noite no escritório, por exemplo, foi substituído pelo profissional empreendedor que aparece por aí de jeans e camiseta como o Mark Zuckeberg, ícone da nova geração”.”

Texto 02.

Texto 03.

Texto 04.

Situação 2017V19-A - Dissertação (USP, UFU, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma dissertação a respeito da pergunta abaixo:

Quais serão as mais importantes competências dos profissionais mais hábeis, produtivos e socialmente importantes das próximas décadas?

Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.

Situação 2017V19-B – Outros gêneros textuais – Anúncio de emprego (Unicamp, UEL, etc.)
Escreva um anúncio em que uma empresa fictícia ou não, por meio de um texto, informe sobre o tipo de profissional que ela espera contratar imediatamente, mas com vistas a atender demandas de um mundo em constante mutação e com cada vez mais novos desafios.

Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido, informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.

Situação 2017V19-C - Carta argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para o setor de recursos humanos de uma empresa de sua preferência em que você candidate-se e mostre-se capaz de ocupar um importante cargo nessa instituição.

Situação 2017V19-D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Redija um artigo de opinião sobre a falta de profissionais qualificados no mercado brasileiro e sobre as consequências dessa carência.

Situação 2017V19-E – Relato (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Redija um relato em que um aposentado narre um período de sua vida profissional em que ele mostre quais eram as qualidades mais importantes de  um profissional em alguma década do século XX.

Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

Situação 2017V19-F - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “falta de profissionais qualificados no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.