domingo, 19 de fevereiro de 2017

Redação - Proposta 2017V9 - economia colaborativa (UFU, Enem e demais vestibulares.)

Leia atentamente os textos abaixo.

Texto 01.
Resultado de imagem para economia colaborativa

Texto 02.
“A economia colaborativa é um modelo econômico baseado no intercâmbio e na oferta de bens e serviços mediante o uso de plataformas digitais. Se inspira nas utopias de compartilhamento e em valores não mercantis, como a ajuda mútua ou a convivialidade, e também no espírito de gratuidade, mito fundador da Internet. Sua ideia principal é “o que é meu é seu”, ou seja, compartilhar em vez de possuir. O conceito básico é a troca. Se trata de conectar, pela via digital, aqueles que buscam “algo” com as pessoas que oferecem esse algo. Entre as mais conhecidas empresas que exercitam essa prática estão Netflix, Uber, Airbnb, Blabacar, etc.”

Texto 03.
“Para economizar, os paulistanos já transformaram o aplicativo Uber Pool, que permite que varias pessoas usem simultaneamente o mesmo carro, em um grande sucesso. Lançado no mês passado em São Paulo, o Pool, que deve chegar ao Rio em breve, é mais um serviço da chamada economia colaborativa, que ganha adeptos aceleradamente no país.
Segundo especialistas, a economia colaborativa é uma das principais tendência de consumo deste século. E o Brasil já é o líder entre os mercados latino-americanos em iniciativas de serviços compartilhados, segundo um relatório da IE Business School, feito em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).”

Texto 04.

Texto 05.

Situação 2017V9-A - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma dissertação argumentativa sobre as possibilidades que, em sua opinião, ainda não foram exploradas de economia colaborativa.

Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.

Situação 2017V9-B – Outros gêneros textuais – anúncio (Unicamp, UnB, UEL, etc.)
Faça um anúncio para um dos serviços citados no texto 05 a fim de aumentar o número de pessoas interessadas nesse tipo de economia colaborativa. O anúncio será publicado em uma revista de grande vendagem no Brasil.

Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido, informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.

Situação 2017V9-C - Carta argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para o presidente de uma associação ou um sindicato de taxistas com propostas para aumentar a competitividade de táxis em relação a serviços de economia colaborativa como o Uber.

Situação 2017V9-D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Redija um artigo de opinião a respeito dos principais entraves para um crescimento ainda maior da economia colaborativa no Brasil.

Situação 2017V9-E – Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um editorial sobre o impacto da economia colaborativa nas atividades econômicas normalmente vistas como tradicionais.

Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

Situação 2017V9-F - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “medidas para favorecer o desenvolvimento da economia colaborativa no Brasil”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.