domingo, 19 de fevereiro de 2017

Redação - Proposta 2017V10 - humanização das cidades (UFU, Enem e demais vestibulares.)

Leia atentamente os textos abaixo.

Texto 01.
“Há uma grande interrogação sobre o futuro das cidades. O processo de urbanização crescente, desordenado e defeituoso ao atendimento direto à população, principalmente em áreas mais carentes de equipamentos públicos, deixa muitas dúvidas sobre como o poder público, através de políticas publicas, aproximará os cidadãos ao direito à cidade.
Por isso, a tarefa de encontrar soluções mediatas e imediatas para o mal-estar urbano não deve estar localizada apenas nas mãos de planejadores e do estado, mas sim corrigido com a participação e fiscalização de amplos setores e sujeitos envolvidos no processo de construção social do espaço urbano. Dessa forma, reunir amplos e complexos setores da sociedade com interesses opostos exigirá esgrimar com interesses gerais e particulares, assanhando os múltiplos aspectos das relações sociais entre as duas principais classes, trabalhadores e burgueses, e outros setores sociais emanados por conflitos de interesses particulares.
Está em voga, atualmente, debater, discursar e apresentar como título de teses e seminários a palavra sustentabilidade. É um atrativo, uma fórmula para a cura dos males sociais, econômico e ambiental através de um pretenso consenso social, ou nos dias atuais, idealizar um novo “contrato social” com base no interesse comum. Razão pela qual, defende-se o meio ambiente, afastando a política, instável na sua essência, da malha decisória do planejamento do espaço urbano, encobrindo de forma indisfarçável o conflito social.
A sustentabilidade social e ambiental está travada em uma concepção mais geral de organização de sociedade, sem sustentação, o que nos leva a crer que a industrialização, promovida pelo sistema capitalista, não teve como desiderato preocupar-se com ordenamentos igualitário, territorialmente e economicamente, de todos nas cidades. Incluídos e excluídos permanecem divididos economicamente e socialmente. A palavra sustentável, dessa forma, pode não estar acima de “modelos” totalizantes que determinam a face do sistema político e social.”

Texto 02.
“O historiador da arquitetura Iain Borden disse que o surgimento da arquitetura hostil tem suas raízes no design urbano e na gestão do espaço público dos anos 1990. Esse aparecimento, afirmou ele, ‘sugere que somos cidadãos da república apenas na medida em que estamos trabalhando ou consumindo mercadorias diretamente’.
‘Por isso é aceitável, por exemplo, ficar sentado, desde que você esteja num café ou num lugar previamente determinado onde podem acontecer certas atividades tranquilas, mas não ações como realizar performances musicais, protestar ou andar de skate. É o que alguns chamam de ‘shoppinização’ do espaço público: tudo fica parecendo um shopping’.”

Texto 03.

Texto 04.

Texto 04.
Resultado de imagem para transito charge

Situação 2017V10-A - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma dissertação argumentativa em que se estabeleçam relações entre os seguintes conceitos: humanização das cidades, arquitetura hostil, consumo e exclusão social.

Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.

Situação 2017V10-B – Outros gêneros textuais – relato (Unicamp, UEL, etc.)
Faça um relato sobre uma situação vivida em que você tenha reconhecido um processo ou um evento de humanização ou de desumanização da cidade.

Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido, informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.

Situação 2017V10-C - Carta argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para um prefeito de uma cidade a sua escolha em que você sugira medidas para humanizar o espaço urbano em questão.

Situação 2017V10-D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Redija um artigo de opinião sobre as consequências em longo prazo da desumanização em curso – segundo muitos especialistas – das grandes cidades brasileiras.

Situação 2017V10-E – Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um editorial sobre o futuro - no século XXII - das maiores cidades brasileiras.

Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

Situação 2017V10-F - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “humanização das cidades: desafio de todos os brasileiros”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.