domingo, 7 de agosto de 2016

Redação - Proposta 2016E-17 (4 de 20) - lixo - resíduos

Proposta de redação

Leia atentamente os textos abaixo.

Texto 01.
“Uma ilha paradisíaca coberta de lixo. Foi esta a visão que a família Schurmann, famosa por realizar jornadas de veleiro ao redor do mundo, teve ao chegar nesta semana à Micronésia, no oceano Pacífico. 
Naturais de Santa Catarina, e há mais de 30 anos no mar, os Schurmann estão fazendo neste momento uma viagem rumo à China. Ao passar pelo arquipélago da Micronésia, a família aportou na ilha deserta de West Fayu e teve um choque: boa parte da areia branca do local estava coberta por garrafas de plástico e outros detritos. 
"Chegamos aqui em uma das ilhas Carolinas [que fazem parte da Micronésia e onde está localizada West Fayu] e não tem ninguém. É um local totalmente isolado do mundo. Mas ficamos surpresos: muito plástico", lamenta, no vídeo acima, Vilfredo Schurmann, um dos líderes da expedição, com o mar azul-turquesa às suas costas.
Para a família, trata-se de lixo jogado no oceano em outros locais do planeta e que foi transportado pelas águas marinhas até West Fayu. "As pessoas não imaginam ou têm consciência de que um lixo jogado no mar pode viajar milhares e milhares de milhas, colocando em risco a vida marinha e poluindo um local lindo como este", escreveram os Schurmann em sua página no Facebook. "Ficamos tão incomodados que recolhemos todas as garrafas plásticas e levamos ao veleiro Kat para compactar e guardar até chegarmos a um porto com local adequado para reciclagem". 
Segundo Vilfredo, o lixo será levado até a ilha de Guam, também no oceano Pacífico, para ser reciclado.
As jornadas dos Schurmann buscam chegar a alguns dos cantos mais remotos da Terra e algumas delas recriam aventuras enfrentadas por navegadores do passado, como a circum-navegação do globo realizada pelo português Fernão de Magalhães no século 16.”

Texto 02.

Texto 03.
Que Lei é essa
Sancionada pelo presidente Lula no final de 2010, a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos institui uma série de medidas para garantir o tratamento ambientalmente correto do lixo em todo o Brasil. Impõe ao poder público, por exemplo, a substituição dos lixões por aterros sanitários, locais preparados para evitar a contaminação do solo e dos lençóis freáticos.
Quais produtos estão incluídos
Vale para agrotóxicos e seus resíduos e embalagens; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas; eletroeletrônicos e componentes; e todas as embalagens plásticas, metálicas ou de vidro.

Texto 04.

Situação 2016E-17A – dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “os desafios da gestão do lixo e dos resíduos nas grandes cidades brasileiras”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Situação 2016E-17B – dissertação (Fuvest, Vunesp, Uniube, etc.)
Redija uma dissertação argumentativa sobre a afirmação abaixo:

Diminuir drasticamente a produção de lixo e de resíduos não é uma prejudicial para o desenvolvimento econômico. A questão é cultural e de mentalidade, não de economia.

Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.

Situação 2016E-17C – Outros gêneros textuais – carta pessoal (Unicamp, UEL, etc.)
Com base nas informações dos textos acima, redija uma carta a um amigo na qual você o convença a efetivar medidas ambientalmente responsáveis na própria residência.

Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura um nome fictício e comum. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.

5. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas, de acordo com o vestibular pretendido, informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.