sábado, 7 de maio de 2016

Atualidades - Lista de sugestões de leitura e indicações 2016-16

Caras e caros,

Boa noite. Mais dois temas para esta semana como motivação para nossos debates e para a produção de textos. O tema comum a ambos é a liberdade. 
Nas indicações, dois discos históricos e surpreendentes que escolhi em função do grande número de alunos interessados em música que tem me solicitado indicações. Espero que gostem.
Sobre os "podcasts", comecei há algumas semanas a indicá-los por serem uma forma prática e vasta de se informar enquanto se está na academia, dirigindo, correndo, etc. Ainda sobre a "podosfera", muitos têm me perguntado sobre o Verso da Prosa. Voltamos a gravar, em breve publicaremos os primeiros programas sobre a História do Samba e sobre os livros da Fuvest, vamos inclusive começar as gravações por "O cortiço" de Aluísio de Azevedo ainda no mês de maio.
Sobre as indicações de livros, estou trabalhando nisso, em breve aparecem no Opera10. Sobre as de filmes, além daqueles que indico nas listas semanais, segue o link para a lista que preparei sobre livros que penso serem interessantes para quem for prestar o Enem 2016.







Indicação 01.
Nota: um dos discos mais relevantes e surpreendentes da música brasileira e dos mais buscados por colecionadores do mundo inteiro.

Indicação 02.
Nota: "podcast" muito interessante sobre literatura e, especialmente, sobre literatura criada na contemporaneidade por novos autores. Você também pode ouvir "podcasts" por meio de aplicativos chamados agregadores que podem ser instalados em celulares. Alguns exemplos, aqui.

Indicação 03.
Nota: um dos discos mais memoráveis do Jazz, uma introdução deliciosa, acessível e inspirada ao mundo do Jazz. Além disso, se não o disco mais vendido, seguramente um dos mais vendidos da história do Jazz.

Abraços,

Professor Estéfani Martins