segunda-feira, 18 de abril de 2016

Redação - Proposta 2016-25 - Brasil, potência olímpica

Leia atentamente os textos abaixo.

Texto 01.

Texto 02.

Texto 03.
“Nos Jogos Olímpicos de Londres, o Brasil liderou pela primeira vez o quadro geral de medalhas. Durou apenas uma hora, no terceiro dia de competição, graças ao ouro de Sarah Menezes e ao bronze de Felipe Kitadai, ambos no judô. Mas os dias passaram, e o Brasil voltou a seu lugar cativo, no meio da tabela. Terminou em 22o lugar, com 17 medalhas – atrás de países menores e mais pobres, como o Cazaquistão, e apenas uma posição melhor que nos Jogos de Pequim, em 2008. O resultado é decepcionante para um país que aumentou seu investimento nos atletas em 528% e se prepara para sediar a próxima Olimpíada, no Rio de Janeiro. “Precisamos e podemos melhorar muito”, afirmou o ministro do Esporte, Aldo Rebello. Ele prometeu um novo plano para fazer do Brasil uma das dez maiores potências do esporte, em 2016. “Queremos elevar o número de medalhas”, disse a presidente, Dilma Rousseff.”

Texto 04.
A geopolítica das medalhas (Foto: reprodução)

Situação 2016-25A - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma dissertação sobre as seguintes indagações:

Brasil, potência olímpica? Quando? Como? Por quê?

Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.

Situação 2016-25B – Outros gêneros textuais - anúncio (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva um anúncio em formato de texto em que você defenda ou questione a ambição governamental de se tornar uma potência olímpica. Assine o anúncio como uma instituição que emprestaria coerência para a posição que você defendeu no texto a ser publicado de forma patrocinada em um veículo de comunicação impresso.

Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido, informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.

Situação 2016-25C - Carta argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa ao Ministro dos Esportes a fim de posicionar-se sobre o projeto de tornar o Brasil uma potência olímpica.

Situação 2016-25D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um artigo de opinião sobre a razoabilidade a respeito da ambição governamental brasileira de que o país torne-se uma potência olímpica.

Situação 2016-25E – Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um editorial sobre as chances de o Brasil estar entre os 10 primeiros países no quadro de medalhas no fim da Olimpíada do Rio em 2016.

Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

Situação 2016-25F - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “os entraves para que o Brasil torne-se uma potência olímpica”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.

6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.