domingo, 24 de janeiro de 2016

Redação - Proposta 2016-4 - mudanças climáticas

Leia atentamente os textos abaixo.

Texto 01.
“Quando falamos em mudança climática e em aquecimento global, estamos nos referindo ao incremento, além do nível normal, da capacidade da atmosfera em reter calor. Isso vem acontecendo devido a um progressivo aumento na concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera nos últimos 150 anos. Tal aumento tem sido provocado pelas atividades do homem que produzem emissões excessivas de poluentes para a atmosfera. Esse aumento no efeito estufa poderá ter consequências sérias para a vida na Terra no futuro próximo, como veremos adiante.
Entre os gases do efeito estufa que estão aumentando de concentração, o dióxido de carbono (CO2), o metano e o óxido nitroso são os mais importantes. Devido à quantidade com que é emitido, o CO2 é o gás que tem maior contribuição para o aquecimento global. Em 2004, o CO2 representou 77% das emissões antropogênicas globais de gases de efeito estufa. (1) O tempo de permanência deste gás na atmosfera é, no mínimo, de cem anos. Isto significa que as emissões de hoje têm efeitos de longa duração, podendo resultar em impactos no regime climático ao longo de vários séculos.
A quantidade de metano emitida para a atmosfera é bem menor, mas seu “poder estufa” (potencial de aquecimento) é vinte vezes superior ao do CO2. No caso do óxido nitroso e dos clorofluorcarbonos, suas concentrações na atmosfera são ainda menores. No entanto, o “poder estufa” desses gases é 310 e até 7.100 vezes maior do que aquele do CO2, respectivamente. Como visto acima, todos os gases de efeito estufa são importantes no processo de aquecimento da terra, mas nesta cartilha a ênfase será dada ao CO2, por ser este o gás emitido em maior quantidade para a atmosfera.”

Texto 02.
“WWF E O CLIMA
O objetivo do WWF-Brasil é promover uma economia de baixo carbono de forma inclusiva e equitativa até 2050, que garanta a segurança climática e a qualidade de vida da população brasileira. Entre as nossas ações:
o   Defendemos um novo acordo internacional sobre o clima, que seja justo e eficiente;
o   Promovemos a eficiência energética e energias renováveis alternativas (eólica, solar e biomassa);
o   Contribuímos para a redução das emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento;
o   Promovemos soluções de baixo carbono para diferentes segmentos da economia, principalmente àqueles mais carbono intensivos;
o   Desenvolvemos estratégias de adaptação e mitigação às alterações climáticas com enfoque nas populações e ecossistemas mais vulneráveis.”

Texto 03.

Texto 04.

Texto 5.

Situação 2016-4A - Dissertação (USP, Unesp, Uniube, etc.)
Faça uma dissertação sobre as implicações das mudanças climáticas para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.

Situação 2016-4B – Outros gêneros textuais - Manifesto (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um manifesto com o propósito de mobilizar pessoas e instituições a defender de forma contundente e firme medidas para combater as severas mudanças climáticas projetadas por grande parte da comunidade científica ainda para este século.

Instruções gerais:
1. Se for o caso do gênero textual em questão, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: José ou Josefa. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.
6. Quanto ao número mínimo e máximo de linhas e de acordo com o vestibular pretendido, informe qual o vestibular que você irá prestar para que possamos adequar a correção às exigências do concurso escolhido.

Situação 2016-4C - Carta argumentativa (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para o secretário geral da ONU a fim de convencê-lo a posicionar-se de forma mais contundente e ativa contra os fatores antrópicos responsáveis pelo agravamento das mudanças climáticas no século XXI.

Situação 2016-4D – Artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva um artigo de opinião sobre os interesses envolvidos no debate sobre a intensidade da interferência humana nas mudanças climáticas severas percebidas em praticamente todo o globo.

Situação 2016-4E – Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um editorial sobre a importância do Brasil como símbolo de uma mudança de atitude global em relação a mudanças climáticas e gestão sustentável de recursos naturais.

Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.