domingo, 17 de janeiro de 2016

Atualidades - Lista de sugestões de leitura e indicações 2016-1

Caras e caros,

Boa noite. Espero que todos tenham tido um final de ano memorável e estejam prontos para um ano de sucessos e experiências extraordinárias. A partir desta semana, começo efetivamente o ano de 2016 no Opera10. Como já é tradicional, serão postadas toda segunda daqui em diante - com raríssimas semanas nas quais, por motivos diversos, haverá mudanças nas publicações - duas propostas de redação e uma coletânea como esta com sugestões de leitura variadas. 
Aproveito para escrever para vocês sobre o quanto fiquei ao longo do ano de 2015 muito surpreendido com o alcance do Opera10 já que ele passou a ser uma ferramenta relevante para muitos estudantes do Brasil inteiro e para muitos professores que têm me enviado "e-mails" com solicitações e agradecimentos. Fico muito honrado com o fato de produzir conteúdo relevante para tantas pessoas muito além dos meus próprios alunos que foram o motivo primeiro do surgimento do Opera10. Foram bem mais de 1 milhão de visitas no ano passado sem qualquer estratégia que não a de produzir e publicar o melhor que eu posso fazer e isso me deixa muito feliz.
Em função dessas e de outras questões, durante este ano, o Opera10 passará por mudanças motivadas por algumas situações, a saber: muitas pessoas acessam este "site" por meio de celulares, o que precisa ser melhorado quanto à forma de navegação e à interface; muitos professores têm usado o Opera10 como ferramenta pedagógica, o que muito me orgulha, e, em função disso, haverá mudanças no "site" para melhor atendê-los; a ferramenta de buscas nativa do Blogger é muito deficitária, o que precisa de alguma forma ser melhorado; a integração com redes sociais ainda é precária e isso será aprimorado; etc.
Além disso, começarei no ano de 2016 outro projeto ligado à Literatura que envolverá "podcast", redes sociais, seminários e "site" dedicados a essa arte que gosto tanto e tenho pouca oportunidade de falar disso nas aulas. Essa iniciativa já tem nome, chama-se Verso da Prosa e será dedicada primeiramente à análise dos livros do vestibular da UFU e entre outros profissionais muito respeitados, já gravaram programas comigo e com o radialista Leobaldo Prado, também idealizador do projeto, os professores Luciene Teixeira, Cirlei Garcia e Bruno Curcino. Além deles, outros professores de Literatura serão envolvidos e seus nomes divulgados em breve. Já gravamos três programas, o primeiro será disponibilizado em várias plataformas de "download" e "streaming" depois do Carnaval.
Enfim, projeto um ano muito produtivo e espero poder fazer um Opera10 melhor neste ano que se inicia. 

Saudações a todas (os),

Estéfani Martins

Coletânea

Na primeira coletânea do ano de 2016, como tradicionalmente, estou mais preocupado em propor um olhar mais distanciado e crítico do ano de 2015 que, sem dúvida, fornecerá temas para os concursos deste ano. Nas próximas, tratarei mais da semana anterior do que do passado mais distante. Espero que aproveitem a leitura.








Indicação 01.

Indicação 02.