segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Redação - Proposta 2015-54 - reforma política

Leia atentamente os textos abaixo.

Texto 01.

Texto 02.

Texto 03.
“O que é Reforma Política?
Muito se tem falado sobre a necessidade de uma reforma política no Brasil. O tema é assunto recorrente entre especialistas e pessoas que discutem política. Com as manifestações de junho de 2013 o assunto ainda ganhou um maior destaque após o discurso da presidenta Dilma Roussef. Nas rádios, canais de TV, sites e redes sociais o tema foi propagado e bastante discutido. Mas afinal, em que consiste uma reforma política?
A reforma política pode ser entendida como um conjunto de propostas para uma reorganização do sistema político brasileiro que não foram modificados na Assembleia Nacional Constituinte (1987/1988). Foi no final da década de 1990 que o debate sobre a reforma política tomou a forma como o que vem sendo discutindo hoje, se configurando em torno de alguns pontos: a reorganização ampla das regras do sistema político e da forma de financiamento de campanha, a criação de novas instituições capazes de aumentar a participação e os diferentes padrões de interação entre instituições representativas e participativas.
Mas até hoje não existe um consenso entre os especialistas sobre quais são as reformas necessárias para o sistema político brasileiro.  Atualmente, estes são os principais tópicos de discussão sobre a reforma política no Brasil:

- Financiamento público de campanhas;
- Lista fechada;
- Cláusula de barreira;
- Proposta de um Sistema Nacional de Participação.”

Situação 2015-54A - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Reforma política no Brasil contemporâneo”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Situação 2015-54B - Dissertação (Uniube, USP, Unesp, etc.)
Faça uma dissertação a respeito das seguintes perguntas:

Reforma política para quê? Para quem? Por quê?

Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.