domingo, 2 de agosto de 2015

Atualidades - Coletânea de textos e indicações 2015-20

Caras e caros,

Boa noite. Espero que todos tenham tido as merecidas férias e que estejam descansados para os meses finais de preparação para o Enem. Com esta e as duas próximas publicações, começa a série de propostas de redação e temas que entendemos ser os mais prováveis de serem abordados na prova do Enem, em especial na de redação. Serão 24 temas postados em dois momentos em cada uma das semanas dos meses de agosto e setembro. Serão três temas por semana, dois postados no início da semana e um no final dela. 
Além disso, gostaria de indicar a todos vocês uma leitura atenta de ao menos uma retrospectiva do ano de 2014 para que se preparem para o Enem 2015. Sugiro imediatamente abaixo duas excelentes fontes.







Indicação 01.
1-
1
Nota: "Esse é um daguerreótipo (processo fotográfico feito sem uma imagem negativa) de Edgar Allen Poe, criado por W.S. Hartshorn, em 1848. Mas porque há um texto nele que diz “Copyright 1904. CT Talman”?
Poe morreu em 7 de outubro de 1849, e a foto foi publicada pela primeira vez em 1880. Então quem foi CT Talman? A internet nos dá muito pouca informação sobre este fotógrafo cuja única pretensão de imortalidade parece ser a de nos fornecer este registro histórico de valor inestimável: uma imagem do gigante literário Edgar Allan Poe.
Uma pesquisa breve mostra que esta é na verdade de 1848. É evidente que a fotografia foi tirada 55 anos antes da data de 1904 inscrita sobre ela por CT Talman. A foto foi feita, ao que tudo indica, por W.S. Hartshorn, em Providence, Rhode Island (EUA), em 9 novembro de 1848, para então ser refotografada (ou descaradamente copiada) por CT Talman em 1904." (Fonte: http://hypescience.com/15-fotografias-historicas-artificialmente-coloridas/)

Indicação 02.

Nota: documentário seminal do mestre Eduardo Coutinho sobre a religiosidade, as histórias, as sabedorias e as culturas do vasto, plural e paradoxal desse país chamado Brasil.