segunda-feira, 13 de julho de 2015

Trabalho de recuperação - terceiro ano 2015

Trabalho de recuperação
Terceiro ano 2015

Instruções gerais:
- para os alunos de terceiro ano das cidades de Uberlândia, este trabalho deve ser entregue na primeira aula da segunda semana de aula. O objetivo é que vocês possam aproveitar os plantões da semana entre os dias 27 e 31 de julho para resolver suas eventuais dúvidas. Os alunos de Uberaba devem entregá-lo na aula do dia 14 de agosto, para que possam ir ao plantão do dia 7 de agosto.
- as introduções, argumentos e conclusões neste trabalho devem ser reescritos a fim de resolver não só os erros estruturais associados à falta de posicionamento, de tese, de soluções, ou qualquer outro tipo de equívoco associado às competências C2, C3 e C5, como também os erros relacionados às competências C1 e C3.
- na capa de trabalho deve conter nome completo, turma e data de entrega.
- nada precisa ser copiado para fazer os exercícios, você precisa apenas indicar o código de cada exercício antes de começar a fazê-lo. Exemplo:

Introdução 1.1
Texto feito por você como resposta ao pedido no enunciado da questão.

- além dos exercícios, há seis redações postadas em sequência logo depois desta postagem. Todas devem ser entregues manuscritas na folha de redação do colégio. As questões sobre introdução, argumentação e conclusão devem ser entregues em folhas de caderno ou pautadas. Todo o trabalho deve ser entregue escrito à caneta azul.
- qualquer forma de cópia ou paráfrase nas redações anulará o trabalho integralmente.
- para os alunos que não ficaram com notas abaixo da média, apenas será obrigatória a entrega de três das seis redações, também no primeiro dia de aula de redação da segunda semana letiva do segundo semestre de 2015.

Exercícios

1. Exercício sobre introdução

Instruções:
- reescreva as introduções de forma a corrigir todos os problemas que você julgar pertinentes. Lembro que o foco principal desta atividade é escrevê-las novamente de forma a tornar a tese evidente e defensável em um hipotético desenvolvimento.

Introdução 1.1
“Nas últimas décadas, o poder paralelo tornou-se, para muitos especialistas em segurança pública, um problema sério de cidades como o Rio de Janeiro em função dos prejuízos para a vida cotidiana nas comunidades controladas por organizações criminosas como as milícias.”

Introdução 1.2
“Para muitos, o poder paralelo instalou-se nas periferias de muitas cidades brasileiras em função do desinteresse do Estado de garantir a essas comunidades acesso à educação, à segurança pública, à saúde de qualidade.”

Introdução 1.3
“A arte é um importante fator de intervenção social e de desenvolvimento humano, pois ela permite aos artistas e ao público de suas obras a reflexão sobre diversos temas que não só podem alterar a percepção das pessoas sobre uma variada gama de assuntos como podem ajudar a mudar para melhor a vida desses indivíduos.”

Introdução 1.4
“É histórica a escassez crônica de comida em várias regiões do planeta, em especial a que tem valor nutricional e é saudável.”

Introdução 5
“Muito se discute acerca do limite entre o público e o privado- sobretudo após as revoluções que alteraram o curso da historia mundial, como a Revolução Francesa e a Terceira Revolução industrial.”

Introdução 1.6
“Desde os tempos da antiguidade clássica, a prática de esportes valoriza o bem estar social. Nesse espectro, perante o fenômeno da globalização, o tétrade: vaidade, esporte, alimentação e saúde simbologia, de modo multidisciplinar, o escopo da sociedade moderna.”

Introdução 1.7
“Com o surgimento e evolução da tecnologia, o ser humano tornou-se, de certa forma, dependente da energia elétrica. Ela está presente na rotina de grande parte das pessoas e engloba desde itens supérfluos, como acendedores automáticos de fogões, até produtos sofisticados e de grande importância, como computadores.”

Introdução 1.8
“Desde a fundação, grande parte dos países, inclusive o Brasil, não possui igualdade de gênero. Diante disso, tem se discutido, em muitos setores da sociedade, a importância de homens e mulheres possuírem os mesmos direitos tanto na vida pessoal quanto na profissional.”

Introdução 1.9
“O escritor Aldous Huxley defende a ideia de que a instabilidade na vida é superior à felicidade. Contudo, por mais que, certamente, o sofrimento seja o melhor sentimento para se aprender, é o prazer pela realização que vivifica alguém.”

Introdução 1.10
“Há 20 ou 30 anos, pessoas obesas eram minoria no Brasil, principalmente entre jovens e crianças. Porém, no decorrer desse tempo essa situação mudou, e hoje o número de pessoas com excesso de gordura corporal é bastante alto.”

2. Exercício sobre argumentação

Instruções:
- reescreva os parágrafos de desenvolvimento de forma a corrigir todos os problemas que você julgar pertinentes. Lembro apenas que o foco principal desta atividade é escrevê-los novamente de forma a transformá-los em argumentos coerentes e viáveis dentro do contexto de uma prova como a do Enem.

Desenvolvimento 2.1
“O poder paralelo pode ser bem exemplificado com o caso da Iakuza, nascida no Japão, no século XVII, num tempo de prosperidade urbana, são famosos por sua honra e códigos de conduta e se dedicam a exploração do jogo, drogas, prostituição, pornografia, etc.”

Desenvolvimento 2.2
“Como mecanismo de intervenção social, a arte é muito bem vista por todos, pois permite, segundo muitos filósofos, que as pessoas que tenham contato com ela tornem-se melhores como seres humanos e como artistas.”

Desenvolvimento 2.3
“Nesse sentido, Adoção, no Direito Civil, é o ato jurídico no qual um indivíduo é permanentemente assumido como filho por uma pessoa ou por um casal que não são os pais biológicos do adotado. Quando isto acontece, as responsabilidades e os direitos destes em relação ao adotado são transferidos integral ou parcialmente para os adotantes.”

Desenvolvimento 2.4
“O dinheiro público é uma riqueza gerada pela população, que, no Brasil, é usado de forma muito questionável, pois, como muitos jornais afirmam, há desvios e crimes quando se analisa a aplicação dele.”

Desenvolvimento 2.5
“Uma das formas de ser ter uma nação mais igualitária é por meio da educação infantil. Ou seja, pais e professores devem mostrar às crianças que, independente do sexo, as pessoas podem desenvolver as mesmas funções na sociedade. Isso é ilustrado a essas por intermédio de profissões que, antes, eram desempenhadas somente por homens, por exemplo, a de taxista, e hoje os são por mulheres também.”

Desenvolvimento 2.6
“A participação da juventude na construção de uma sociedade mais justa pode ser percebida nas mais variadas épocas do país, como na Abolição da Escravatura, nos protestos antiditatoriais e contra a corrupção. Essas manifestações sempre visam um Estado mais igualitário, onde prevalece a isonomia e a justiça.”

Desenvolvimento 2.7
“A contratação de um funcionário não é realizada somente perante um bom currículo é preciso ter também “boa aparência”; segundo os preceitos da sociedade contemporânea. Pessoas obesas ou magras demais têm grande dificuldade de se empregar ou, quando são empregadas ocupam posições de pouca exposição. É preciso observar a capacidade e a competência de cada indivíduo independente da aparência física.”

Desenvolvimento 2.8
“O sociólogo Sergio Buarque de Holanda, explica que o ‘’jeitinho brasileiro’’ esta encrustado também nos dirigentes do país, que enriquecem de forma ilegal enquanto a população fica cada vez mais carente dos recursos públicos básicos. A cordialidade e o carisma, analisados pelo sociólogo, são apontados como razões para o nível extremo de corrupção dos governantes. Esses, que aproveitam da fragilidade e falta de informação dos cidadãos menos favorecidos, que ficarão a mercê de suas ações, os seduzem com recursos que deveriam ser diretos do brasileiro.”

Desenvolvimento 2.9
“A participação da juventude na construção de uma sociedade mais justa pode ser percebida nas mais variadas épocas do país, como na Abolição da Escravatura, nos protestos antiditatoriais e contra a corrupção. Essas manifestações sempre visam um Estado mais igualitário, onde prevalece a isonomia e a justiça.”

Desenvolvimento 2.10
“A forma mais atual do jovem se envolver com a política é o voto. Essa escolha pode mudar totalmente a maneira com que o país irá ser gerido, por isso deve ser feita de forma consciente e crítica. Além disso, existem outras formas de participação da juventude no meio político, seja a discussão e ensino de seus ideais, seja nos protestos, os quais garantem que o apelo dessa faixa etária seja ouvido pelos administradores do país.”

3. Exercício sobre conclusão

Instruções:
- reescreva as conclusões abaixo de forma a corrigir todos os problemas que você julgar pertinentes. Lembro que o foco principal desta atividade é escrevê-las novamente de forma a transformá-las em conclusões com duas propostas de intervenção aplicáveis, coerentes e viáveis dentro do contexto de uma prova como a do Enem.

Conclusão 3.1
“Portanto, o congestionamento que acontece principalmente nas grandes cidades, esta longe de deixar de ser um problema. Nós, como cidadãos, que temos por obrigação achar a solução, solução esta, que poderia por outra opção de locomoção, por exemplo, a bicicleta que ajudaria o meio ambiente e ainda tornaria as pessoas mais saudáveis.”

Conclusão 3.2
“Torna-se claro, portanto, que para diminuir a taxa de homicídio é necessária a manutenção da lei atual. Além disso, é preciso haver fiscalização mais rígidas nas fronteiras com o Brasil, e que as armas não registradas encontradas pela polícia sejam retiradas de circulação. É importante também, aumentar o policiamento nas cidades brasileiras, e acabar com a impunidade dos criminosos, assim a população não verá necessidade de proteger a si mesmo, tendo um estado que garanta seu bem estar.  Só assim, os brasileiros poderão sair de casa sem a preocupação de colocar em risco a própria vida.”

Conclusão 3.3
“O Brasil é um país emergente que ainda tem muito o que conquistar. A principal atitude que deve ser adotada para aumentar a qualidade de vida de seus cidadãos e melhorar seu desempenho econômico nas relações comerciais no mercado mundial é elevar seus investimentos na educação e conscientizar sua população sobre a importância dessa.”

Conclusão 3.4
“Portanto, o Governo e as pessoas brasileiras devem-se atentar a esse movimento imigratório e entender suas causas e origens. Dessa forma, os governantes podem crias leis que ajudem os imigrantes a terem, no Brasil, uma qualidade de vida melhor que seus países atualmente os oferecem. Além disso, é importante que os cidadãos brasileiros conscientizem-se acerca desse processo, de forma a se respeitar os estrangeiros e evitar ações xenofóbicas contra eles.”

Conclusão 3.5
“Portanto, os riscos inerentes à utilização da energia nuclear são maiores que as vantagens. Além disso, há outras opções mais viáveis, o que faz com que a energia nuclear não seja uma necessidade. Assim, o mais adequado para a manutenção da disponibilidade elétrica é que energia a nuclear seja substituída por eletricidade gerada por meio de fontes alternativas.”

Conclusão 3.6
Dessa forma, é importante promover a igualdade de gênero desde a infância até a vida profissional do indivíduo. Logo, isso poderá diminuir as diferenças entre homens e mulheres no Brasil e em outras sociedades.

Conclusão 3.7
“Portanto, apesar de mudanças no estilo de vida terem induzido ao aumento do número de obesos, tornando alta a quantidade de pessoas com peso acima do ideal, essa situação precisa ser revertida, devido às consequências que ela pode gerar. Para isso, é necessário que haja conscientização da população, de maneira que gere mudança de hábitos alimentares, assim como a realização de exercícios físicos com frequência e regularidade.”

Conclusão 3.8
“Dessa forma, os jovens são construtores de uma nação assim como os membros do Governo. Para tanto, aqueles fazem o máximo para disseminar seus ideais e terem seus anseios atendidos. Quase sempre com objetivos associados a ideias de inclusão e de igualdade, eles mantêm o seu foco na defesa de adequadas políticas públicas, ou seja, na busca de real equidade de direitos e deveres para todos.”

Conclusão 3.9
“Portanto, apesar de mudanças no estilo de vida terem induzido ao aumento do número de obesos, tornando alta a quantidade de pessoas com peso acima do ideal, essa situação precisa ser revertida, devido às conseqüências que ela pode gerar. Para isso, é necessário que haja conscientização da população, de maneira que gere mudança de hábitos alimentares, assim como a realização de exercícios físicos com freqüência e regularidade.”

Conclusão 3.10

“Com intuito de melhor preservar a privacidade, não só em âmbito virtual, é preciso que haja uma revisão das leis que controlam o uso das informações pessoais dos indivíduos, mesmo que por eles fornecida, pelas empresas. É possível também implementar instancias locais, em cada país, para resolver questões com usuários de redes sociais, caso seus dados sejam expostos. Além disso, os contratos de serviço para a adesão das mesmas devem estar em destaque e serem claros, medidas estabelecidas para a manutenção da vida privada.”