domingo, 28 de junho de 2015

Atualidades - Coletânea de textos 2015-19

Caras e caros,

Boa noite a todos. Espero que estejam todos bem. Eis as indicações de hoje, espero que seja útil para vocês e que gostem das experiências abaixo.








Indicação 01
Nota: documentário "Blues, a musical journey", episódio 1, "De regresso para casa" ("Feel Like Going Home"). "O documentário 'Feel Like Going Home' é uma homenagem ao chamado Delta Blues, música específica da região do delta do famoso Rio Mississipi. O músico Corey Harris viaja não apenas pela região, como também vai até o oeste da África explorando as raízes do Blues. O filme celebra apresentações pioneiras e originais, com performances de Otha Turner, Willie King, Taj Mahal e raríssimas cenas de arquivo de Son House, Muddy Waters e John Lee Hooker. ". Um dos documentários mais viscerais que já vi na vida, para aqueles que querem entender melhor a origem mais profunda da música popular norte-americana que seria mais tarde a espinha dorsal e a alma de ritmos como o Jazz, o Rock e o Soul. Imperdível.

Indicação 02.
Nota: a foto acima é de uma das personalidades mais controversas do século XX, pois, num mesmo tempo, foi inspirador e divinizado pelo Rastafarismo, religião pacifista surgida na Jamaica; e foi um imperador despótico e sanguinário da faminta e pobre Etiópia. Eis Ras ("príncipe") Tafari Makonnen, também chamado Hailé Selassié I ("poder da Santíssima Trindade" em amárico, língua etíope), Rei dos Reis e Leão Conquistador das Tribos de Judá.
Para saber mais: http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/haile-selassie-divindade-acaso-506934.shtml

Indicação 03.
Nota: em tempos de tanta incompreensão, um documentário interessante e minimamente isento a respeito do Islamismo. 

Grande abraço a todos,

Professor Estéfani Martins