domingo, 5 de abril de 2015

Redação - Proposta 2015-17 - reforma política

Leia atentamente os textos abaixo.

Texto 01.

Texto 02.

Texto 03.
“O que é Reforma Política?
Muito se tem falado sobre a necessidade de uma reforma política no Brasil. O tema é assunto recorrente entre especialistas e pessoas que discutem política. Com as manifestações de junho de 2013 o assunto ainda ganhou um maior destaque após o discurso da presidenta Dilma Roussef. Nas rádios, canais de TV, sites e redes sociais o tema foi propagado e bastante discutido. Mas afinal, em que consiste uma reforma política?

A reforma política pode ser entendida como um conjunto de propostas para uma reorganização do sistema político brasileiro que não foram modificados na Assembleia Nacional Constituinte (1987/1988). Foi no final da década de 1990 que o debate sobre a reforma política tomou a forma como o que vem sendo discutindo hoje, se configurando em torno de alguns pontos: a reorganização ampla das regras do sistema político e da forma de financiamento de campanha, a criação de novas instituições capazes de aumentar a participação e os diferentes padrões de interação entre instituições representativas  e participativas.

Mas até hoje não existe um consenso entre os especialistas sobre quais são as reformas necessárias para o sistema político brasileiro.  Atualmente, estes são os principais tópicos de discussão sobre a reforma política no Brasil:

- Financiamento público de campanhas;
- Lista fechada;
- Cláusula de barreira;
- Proposta de um Sistema Nacional de Participação”


Situação 2015-17A - Dissertação (Enem)
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Como melhorar a qualidade do trabalho, das ideias e dos efeitos da política no Brasil?”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Instruções Enem:
1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
3. A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.
4. A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.
5. A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.
6. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Situação 2015-17B - Dissertação (USP, Unesp, etc.)
Faça uma dissertação a respeito das seguintes perguntas:

Reforma política para quê? Para quem? Por quê?

Instruções:
1. Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da norma padrão da língua portuguesa.
2. A redação deverá ter entre 25 e 30 linhas.
3. Dê um título a sua redação.

Situação 2015-17C – Outros gêneros textuais - relato (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um relato futurista sobre como será a questão da violência praticada por jovens no Brasil depois de 50 anos de vigor da lei que pode ser aprovada que determina a redução da maioridade penal.

Instruções UFU:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura: JOSÉ OU JOSEFA. Em hipótese alguma escreva seu nome, pseudônimo, apelido, etc. na folha de prova.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.
7. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.

Situação 2015-17D - Carta argumentativa (Uniube, UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Escreva uma carta argumentativa para um parlamentar a sua escolha a fim de cobrar dele coerência e uma postura em defesa de uma reforma política profunda e abrangente.

Situação 2015-17E – Artigo de opinião (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Redija um artigo de opinião em que você se posicione a respeito da reforma política. Para você, quais pontos são fundamentais em uma reforma política no Brasil.

Situação 2015-17F – Editorial (UFU, Unicamp, UEL, etc.)
Faça um editorial a respeito dos efeitos da reforma política nas próximas eleições municipais.

Instruções:
1. Após a escolha de uma das situações, assinale sua opção no alto da folha de resposta e, ao redigir seu texto, obedeça às normas do gênero selecionado.
2. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar.
3. Se a estrutura do gênero selecionado exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura faça estritamente o que estiver informado na prova ou no caderno do candidato, no caso desta proposta passe um traço (Uniube) ou deixe sem assinatura.
4. Utilize trechos dos textos motivadores (da situação que você selecionou) e parafraseie-os.
5. Não copie trechos dos textos motivadores, ao fazer sua redação.
6. ATENÇÃO: se você não seguir as instruções da orientação geral e as relativas ao tema que escolheu, sua redação será penalizada.
7. Mínimo de 25 e máximo de 30 linhas.

Instruções Uniube:
1. No lugar da assinatura, coloque um traço.